30 de outubro de 2013

Sobre o reajuste na Contribuição de Iluminação Pública de Santa Inês (CIP)



OpiniãoA escuridão é generalizada em inúmeros trechos de ruas e avenidas de Santa Inês, principalmente na periferia da cidade. Os bandidos aproveitam a falta de iluminação e atacam cidadãos que voltam da escola ou do trabalho. Partindo dessa realidade, os prejudicados têm razão em não aceitar reajuste na Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Tem gente pagando CIP sem ter uma lâmpada acessa em postes das proximidades de suas residências. Esse é um problema que precisa ser resolvido logo.


Mas, o outro lado da moeda é tão reluzente quanto o primeiro. O último reajuste foi feito há 7 anos e, de lá pra cá, a cidade cresceu e a demanda pelo serviço de iluminação também.
O serviço está precário e o senhor Arikerne José Lima, diretor do Departamento de Iluminação Pública de Santa Inês reconheceu isso em entrevista concedida à TV Mirante e exibida no JMTV Primeira Edição desta quarta-feira, 30. O diretor também afirmou que há necessidade urgente de novos investimentos para que o problema das ruas escuras seja solucionado. Não há sequer equívoco nas declarações. Pelo contrário, são palavras sensatas. É preciso investir mais.

Ainda segundo Arikerne Lima, toda a estrutura de iluminação pública de Santa Inês será trocada e a cidade será a primeira do Maranhão a contar com Lâmpadas LED nas principais ruas e avenidas.
Lâmpada LED para iluminação pública (Imagem/Ilustração:Internet)
Sobre o Projeto de Lei
Um Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal pretende reajustar o "imposto". O assunto é polêmico, considerando as duas vertentes citadas anteriormente. Todavia, essa polêmica pode ser saudável e beneficiar todas as partes envolvidas. Para isso é essencial que não seja atarrachada ao campo político-partidário. Seria mesquinho e injusto com a camada mais pobre do município de Santa Inês que, a todo momento, é "estuprada" pelos ouvidos com inverdades sobre o assunto.

O Projeto de Lei ainda não foi lido no Plenário da Câmara e, segundo o presidente da casa, vereador Franklin Seba, não há data prevista para entrar na pauta de votação. Na verdade, ele foi devolvido ao executivo para que este faça mudanças no texto principal. No mais, tudo é apenas falsa informação.

Mais sobre o assunto

O artigo 30 da Constituição Federal de 1988 transfere aos municípios a competência para “organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local”.

É responsabilidade da prefeitura, por exemplo, montar uma estrutura própria, com caminhão, escada, motorista, eletricista, telefonista etc. Não sai barato e o custo acaba saindo dos cofres públicos.

Atualmente, cerca de 70% dos municípios brasileiros já assumiram a manutenção da iluminação pública.


14 comentários:

  1. Lâmpada de led em uma cidade que não tem nem banco nas praças..kkkkkkkkkkkkkkkkkk Ribamar palhaço. kk
    A cada dia dia se enrola mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olå anonimo. Vc acredita que xingar prefeito A ou B ajuda o desenvolvimento da cidade?

      Excluir
    2. Vcs ja olharam como he que estar a praça da matriz, fui la ontem fiquei surpreendido,

      Excluir
  2. Eu só acho que as pessoas estão inventando boatos demais até no facebook para tentar enganar os leigos. Obrigado pelas informações e espero que o prefeito faça o que ele diz que vai fazer e não poucas coisas. #sóacho

    ResponderExcluir
  3. E lá ve mais promessas e promessas do Ribamala! Lampadas de led kkkkkkkkkkkkkkk Pega fgo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. A URGENCIA DESSE AUMENTO NA CIP É PARA QUE A PREFEITA LUANA POSSA PAGAR URGENTE PARCELAS PENDENTES DAS FRANQUIAS SUBWAY E HABIBE'S. MAIS É AUMENTAR E "NÓIS" ENTRAR NA JUSTIÇA CONTESTANDO.

    ResponderExcluir
  5. EU ACHO QUE ESSE AUMENTO NÃO É COISA DO RIBAMAR, POIS A PREFEITA UNGIDA POR LUANA É A SOLANGE. SÓ PODE SER COISA DESSA PERNAMBUCANA.

    ResponderExcluir
  6. MINISTÉRIO PUBLICO TEM QUE COBRAR ATUALIZAÇÃO DOS RECURSOS E VERBAS VINDAS NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO MUNICÍPIO, O POVO TEM QUE FICAR MESMO DE OLHO NESSA CÂMARA (CAMARADA) O ANO ACABOU E NÃO SE VIU NADA DE BENEFICIO PARA COMUNIDADE, AGORA QUEREM SUGAR DINHEIRO DA ILUMINAÇÃO PUBLICA, MINISTÉRIO PUBLICO NELES!!!

    ResponderExcluir
  7. Tomara que as lampadas sejam trocadas mesmo porque vai representar uma economia porque elas duram mais e iluminam melhor

    ResponderExcluir
  8. se tiver mesmo investimento na iluminação publica, o aumento é bem vindo. agora se for pra fazer como o ex-prefeito beringela, que usava a grana pra comprar fazendas e sucatear a saúde. ae não da né

    ResponderExcluir
  9. como tem viúvos da gestão anterior aqui nesse blog, até hoje choram a derrota, a vaquinha leiteira secou kkkkkkkk e choram , e choram , e choram!!! kkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Se são lâmpadas econômicas porque aumentar o valor a CIP?

    ResponderExcluir
  11. meu comentário nao foi divulgado por que? será que o dono desse blog não é o mesmo dono do jornal agora santa ines???

    ResponderExcluir
  12. esse blog só poe no ar os comentarios contra o prefeito ribamar. isso é que é imPARCIALIDADE. kkkkkkk

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.