28 de janeiro de 2014

Notas Rápidas... 28/01/2014





Campanha
Um dos cabeças da campanha "Universidade Sim, Presídio Não!", que busca impedir a construção de uma nova unidade prisional em Santa Inês e, ao mesmo tempo, reivindica a construção de universidades no município, o vereador Dr. Tomaz, divulgou mensagem no Facebook nesta terça-feira (28) sobre o movimento. Segundo o vereador, apartir desta quarta-feira (29), os pontos de coleta de assinaturas do abaixo-assinado serão divulgados.

"A partir de amanhã estarão disponíveis vários pontos para coleta do Abaixo assinado da Campanha " Universidade Sim , Presídio Não ", contra a construção de um presidio em Santa Inês . Participe. E compartilhe!!" - Vereador Dr. Tomaz


Local definido
E falando em presídio, fontes afirmam que o terreno oferecido pela prefeitura de Santa Inês ao Governo do Estado está localizado cerca de 5km depois do povoado Poção da Jussara, na zona rural de Santa Inês. A obra será iniciada imediatamente. Mas, antes, a Câmara de Vereadores precisa aprovar a doação da área. Até agora, não foi divulgada data para sessão extraordinária.

Por aceitar a construção do presídio em Santa Inês, o município deve ser beneficiado com outras obras ligadas à Educação e à Saúde. Esse foi o compromisso firmado entre a prefeitura e o Estado. Talvez por causa dessa contrapartida, o prefeito Ribamar Alves decidiu aceitar a chegada do novo presídio e, ainda assim, levou a obra para distante de grandes áreas urbanas.

Enquete
O Notas do Daniel Aguiar quer saber a sua opinião sobre o assunto. Você é contra ou a favor da construção do novo presídio em Santa Inês? Participe da enquete na lateral do blog e vote quantas vezes quiser.

Desabafo

"Bom dia, queria dar uma sugestão de matéria. Sobre uma critica a administração da cidade em relação a faculdades e universidades em Santa Inês, tantas promessas e nada. vejo que é um sonho mais difícil a cada dia para os jovens da cidade onde procuram outros municípios e estado para tentar se qualificar, a administração não ver que perde muito co isso. tanto na educação quanto turismo e economia. com todo respeito as escolas que nesta cidade se encontram os jovens não querem só cursos de qualificação profissional, querem ensino superior e de qualidade, onde não precisem deixar sua terra. 

Santa Inês a principal cidade do vale do Pindaré deveria ser sinônimo de crescimento em relação a educação e outras áreas, mas o que vemos em crescimento é casas de shows, bares, então não se pode reclamar do índice de violência na cidade .ora pois como vai dar a oportunidade ao jovem de escolher o caminho certo se não á opção de escolha.
Desabafo de um santanesiense"


Repórter Brasil - Lista Suja do Trabalho Escravo no Maranhão

Nesta terça-feira (28), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e o Maranhão continua sendo destaque negativo. Segundo o último levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Maranhão tem 33 nomes no cadastro nacional de empregadores flagrados utilizando mão de obra escrava, a chamada “lista suja”, o que coloca o estado na 5ª posição no ranking nacional. No comparativo com o ano passado, houve um aumento de 10% na lista maranhense.

1. AB de Carvalho (Fazenda Nativa 3; Santa Luzia)
2. Adailto Dantas de Cerqueira (Fazenda São Jorge; Santa Luzia)
3. Adailto Dantas de Cerqueira (Fazenda Saramandaia; Santa Luzia)
4. Agenor Batista dos Santos (Fazenda União; Açailândia)
5. Alcides Reinaldo Gava (Fazendas Reunidas São Marcos e São Bento; Carutapera)
6. Alsis Ramos Sobrinho (Carvoaria do Alsis; Açailândia)
7. Antônio Aprígio da Rocha (Fazenda Barro Branco; Santa Luzia)
8. Antônio Barbosa Passos (Fazenda Reluz; Bom Jesus das Selvas)
9. Antônio das Graças Almeida Murta (Fazenda Lagoinha, na BR-222; Açailândia)
10. Antônio das Graças Almeida Murta (Fazenda Lagoinha, na Rua Rio Grande; Açailândia)
11. Antônio Erisvaldo Sousa Silva (Fazenda Pampulha; Açailândia)
12. Antônio Evaldo de Macedo (Fazenda Outeiro; São Mateus)
13. Antônio Fernandes Camilo Filho (Fazenda Lagoinha, na BR-222; Bom Jesus das Selvas)
14. Antonio Fernandes Camilo Filho (Fazenda Lagoinha, na Zona Rural; Bom Jesus das Selvas) 15. Antônio Gonçalves de Oliveira (Fazenda União; Carutapera)
16. Antônio Raimundo de Alencar (Fazenda do Antônio Emídio; Altamira)
17. Antônio Vieira Fortaleza (Fazenda Boa Esperança; Bom Jardim)
18. Clemilson de Lima Oliveira (Fazenda União, Carutapera)
19. Elizeu Sousa da Silva (Fazenda Santo Antonio; Açailândia)
20. Esperança Agropecuária e Indústria Ltda (Fazenda Entre Rios; Maracaçumé)
21. Francisco Gil Cruz Alencar (Fazenda Coronel Gil Alencar (Gilrassic Park); Santa Inês) 22. João Feitosa de Macedo (Fazenda J. Macedo; Bela Vista do Maranhão)
23. José Celso do Nascimento Oliveira (Fazenda Planalto 2; Santa Luzia)
24. José Edinaldo Costa (Fazenda Palmeiras; Santa Luzia)
25. José Egídio Quintal (Fazenda Redenção; Açailândia)
26. José Firmino da Costa Neto (Fazenda Santo Antônio; Santa Luzia)
27. Líder Agropecuária Ltda. (Fazenda Bonfim; Codó)
28. Max Neves Cangussu (Fazenda Cangussu; Bom Jardim)
29. Ramilton Luís Duarte Costa (Fazenda Terra Bela; Governador Edison Lobão)
30. Raphael Carlos Galletti (Fazenda Triângulo; Carutapera)
31. Roberto Barbosa de Souza (Fazenda Barbosa; Santa Luzia)
32. Rui Carlos Dias Alves da Silva (Fazendas Agranos/Sanganhá/Pajeú; Codó)
33. Vilson de Araújo Fontes (Fazenda Cabana da Serra; Santa Luzia)

Diretrizes Curriculares
Depois de participar do IV Seminário de Integração Estado e municípios, secretários municipais de Educação e gestores de escolas de todo o estado estarão incluídos, nesta quarta-feira (29), na capacitação para implantação das diretrizes curriculares nas 1.223 escolas da rede estadual de ensino. A ação é fruto do projeto de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Ministério da Educação (MEC).

A capacitação será realizada durante dois dias, no Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em São Luís, e é destinada a gestores e diretores de educação das 19 Unidades Regionais, coordenadores e supervisores regionais do Sistema de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Escolas (Siama), e gestores gerais das escolas estaduais.

A implantação das Diretrizes Curriculares deve nortear o trabalho pedagógico, estabelecendo padrões de aprendizagem e de ensino a serem alcançados por todas as escolas da Rede Estadual. Com a capacitação, todos os gestores estarão aptos a implantar essas diretrizes curriculares nas escolas onde atuam.

Bom Exemplo
Texto enviado pelo professor David Morais/UAB-Santa Inês

"Por volta das 15 h de hoje, recebi a minha carteira com todos os documentos , cartões bancários e uma pequena quantia em dinheiro. 

Estava pilotando a minha popular bis e não senti a carteira caindo do meu bolso. A mesma foi encontrada na Rua da Raposa nas proximidades da Secretaria de Educação pelo acadêmico de Filosofia da UEMA Paulo Henrique Lindoso Andrade - um exemplo de dignidade e de valores tão perdidos no nosso tempo.

Fui informado que o acadêmico Paulo havia encontrado a minha carteira através da amiga Francilda Venancio Do Nascimento que me informou através facebook , a qual sou muito grato pela informação. 

vale dizer que o Paulo Henrique está desempregado .É filho e reside em Pindaré-Mirim . Já foi professor contratado por lá, mas no momento está em busca de emprego. Essa situação mostra a tamanha dignidade desse rapaz . Além de ser um acadêmico participativo , posso dizer porque o vejo buscando sempre auxilio do tutor presencial de Filosofia aqui no Polo UAB de Santa Inês. Inclusive, mostrou-se preocupado com uma reunião que acontecerá esta semana aqui no Polo UAB para produação e ensaio de uma paródia que a sua turma apresentará de uma paródia musical sobre cidadania no III Encontro Estadual de Filosofia que acontecerá de 03 a 07 de fevereiro em São Luís-MA. Enfim, um jovem batalhador que está atrás de seus ideais e que certamente conseguirá com sua capacidade e com nossa ajuda no que for possível ! Digo mais : ainda vale a pena amar o ser humano.

Graças a Deus , já encontrei uma bolsa com todos os documentos e cartões de uma colega professora que mora nas proximidades do mercado do Bom Preço e a devolvi. Quem planta o bem, colhe o bem !! Paz e bem !
Cidadania e humanidade em primeiro lugar !
Agradeço de coração ao Paulo Henrique , a Francilda e a todos(as) amigos(as) que compartilharem minha mensagem e oraram por mim!" - David Morais, professor



2 comentários:

  1. Que coisa AB de Carvalho,tão granfinos e utilizam trabalho escravo em fazenda.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa feia AB Carvalho!!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.