12 de fevereiro de 2015

Santa Inês - Operação Lei Seca estende ações educativas ao interior do estado



O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) inicia, nesta quinta-feira (12), as ações educativas de trânsito no interior do estado direcionadas ao carnaval. A campanha educativa para o carnaval nas cidades do interior do estado ocorrerá durante 10 dias, com blitzen educativas e fiscalização da Lei Seca.

O trabalho contará com duas equipes do Detran-MA formadas por 10 educadores de trânsito, cinco policiais militares da Companhia de Policiamento Rodoviário Independente Individual (CPRVind), policiais militares dos municípios visitados, servidores dos Departamentos Municipais de Trânsito e Ciretrans.

A primeira equipe visitará os municípios de Itapecuru-Mirim, Santa Inês, Bacabal e Pinheiro. A segunda irá para Timon, Caxias, Coroatá, Presidente Dutra, Barra do Corda, Grajaú e Imperatriz. Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Edílson Cardoso, essas cidades foram escolhidas devido ao grande número de visitantes no carnaval.

“São cidades com grande concentração de foliões. Nosso objetivo é redobrar a atenção nessas ações preventivas para que o número de acidentes seja o menor possível”, ressaltou Edilson Cardoso.

Em São Luís, 40 colaboradores do Detran-MA participarão das ações planejadas pelo órgão para conscientizar o folião neste carnaval. Durante os quatro dias de folia, a equipe de educação para o trânsito fará distribuição de material educativo aos foliões no Corredor da Folia, circuito carnavalesco montado entre as Praças Deodoro e João Lisboa, indo até a Madre Deus.

A campanha compreende, também, a realização de blitzen educativa, na sexta-feira (13) e no sábado (14), na BR-135, no posto da Polícia Rodoviária Federal e no Terminal da Ponta da Espera. A ação contará com a distribuição de panfletos sobre a prevenção de acidentes durante o deslocamento dos foliões para as cidades do interior do estado.

O diretor Geral do Detran-MA, Antônio Nunes, alerta os foliões sobre a importância da prevenção durante o carnaval, período marcado pelo aumento no número de acidentes nas estradas brasileiras. “O condutor precisa se conscientizar da sua responsabilidade no trânsito, respeitando as leis e dirigindo com prudência. Bebida alcoólica e direção é uma mistura perigosa, e na maioria das vezes fatal”, observou.

De acordo com o Detran, em caso de ingestão de bebida alcoólica o condutor deverá optar por um táxi ou solicitar a um motorista que não tenha bebido a condução do veículo. Em casos de viagem, além da restrição do consumo de álcool, também é fundamental a revisão do veículo e atenção redobrada na estrada. “Cada um de nós é responsável pela própria vida e a das outras pessoas em volta”, afirmou Antônio Nunes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.