30 de abril de 2013

Fim de semana terá espetáculos e oficinas de teatro em Santa Inês

Cena da peça “A Carroça na Estrada”, 
do grupo Xama Teatro (Foto/Divulgação)
A VIII Semana de Teatro no Maranhão encerra a edição de 2013, neste fim de semana, no interior do estado. Promovida pelo Governo do Maranhão e realizada por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), via Teatro Arthur Azevedo, chega ao fim no sábado (4) e domingo (5), com apresentações de espetáculos e oficinas nas cidades de Santa Inês, Buriticupu e Axixá.

“Com a presença das caravanas nas cidades do interior do estado, a Semana de Teatro cumpre um de seus principais objetivos que é dar oportunidade às comunidades de assistir espetáculos de teatro gratuitos, incentivando o processo de formação de plateia e de levar cursos e oficinas aos grupos, arte-educadores, atores, diretores e alunos de teatro, num processo de troca de conhecimento e experiência na arte de representar”, ressaltou Josué da Luz, da coordenação da Semana de Teatro.

A programação deste fim de semana terá a participação dos grupos de teatros Cia Primeiro Ato S.A, Xama Teatro e Laborarte. A realização do evento tem apoio das prefeituras locais e as apresentações acontecerão em espaços disponibilizados pelos municípios. 

No sábado (4) e domingo (5) a programação de espetáculos e oficinas de teatro será realizada nas cidades de Buriticupu, Axixá e Santa Inês. A comunidade de Buriticupu terá como atração o espetáculo “Contos Tradicionais Brasileiros”, que será apresentado pelo elenco da Companhia Primeiro Ato S.A. Na cidade de Axixá, o grupo Xama Teatro apresentará “A Carroça na Estrada”; e em Santa Inês, o grupo Laboratrte leva ao público “A Peleja de Casemiro em Lendas Emaranhadas”.
Espetáculo “A Peleja de Casemiro em Lendas
Maranhenses”, do Laborarte (Foto/Divulgação)
Antes, o evento foi realizado em São Luís, no período de 8 a 14, e também nos municípios de Axixá, Cantanhede, Arari, Buriticupu e Santa Inês nos dias 27 e 28 de abril e 4 e 5 de maio, em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo e do Artista Circense (27 de março). A programação contou com apresentação de espetáculos de palco e de Rua, cursos e oficinas, exposição e palestra, com participação de convidados maranhenses e de outros estados.

SINOPSES

Contos Tradicionais Brasileiros ou Estórias dos Tempos da Janambura” - Apresenta dois cavaleiros andantes que se encontram e passam a narrar encenando estórias adquiridas ao longo de suas trajetórias. Convém ressaltar que um dos cavaleiros obtém em seu bojo estórias a partir de estudos enquanto o outro se apropria de conhecimentos ancestrais, embora os dois contadores, preservem a ludicidade como fio condutor, indispensável no desenvolvimento da trama.

O texto de Câmara Cascudo conta com apresentação dos atores Daniel Almeida e Domingos Tourinho que também assim a direção do espetáculo que tem duração de 50 minutos.

A Cia Primeiro Ato S.A. realiza também na cidade de Buriticupu a oficina Contadores de histórias para professores.

A Carroça na Estrada” - É o espetáculo que o grupo Xama Teatro leva para a cidade de Axixá. A história se passa com quatro personagens, que nela se inserem por motivos diferentes: Pedoca (Pedro), Toinha (Antônia), Joaninha (Joana) e Cecé (Marsalina). Os personagens hão de descobrir que a carroça nunca foi puxada por um burro, mas por um boi. E que suas vidas não se cruzaram à toa, já que todos nasceram em dia santo no mês de junho, completando um ciclo de festas. Descobrirão que a família que Cecé procura, assim como o abrigo de Joaninha, e o amor para Toinha, estão e são acarroça. É deles e a eles pertencem. Entendem que precisam levar essa mensagem de pertencimento para outras pessoas e partem para a sétima jornada/cidade, agora transformados e amadurecidos.

O espetáculo de teatro de Rua conta no elenco com Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo, Cris Campos e Lauande Aires que também assina a autoria do texto com duração de 50 minutos.

Os atores do Xama Teatro realizam para em Axixá a oficina Ator como Sujeito Narrador.

A Peleja de Casemiro em Lendas Emaranhadas” - Espetáculo de teatro de bonecos será apresentado na cidade de Santa Inês, pelo grupo Laborarte, conta a trama que ocorre durante os quatrocentos anos da cidade de São Luís, onde, supostamente nessa data, as lendas e encantarias da ilha do Maranhão estão mais suscetíveis a desencantarem e aparecerem. Nessa data, Casemiro Coco está completando aniversário de namoro com sua amada Madá, porém esta é sequestrada pelo coronel Zé Bigode no intuito de desposá-la a força. Para evitar que Casemiro Coco salve Madá antes de seu casamento, Zé Bigode conversa com seu compadre Lulu Boca Quente para enviar as lendas maranhenses para impedir Casemiro de resgatar sua amada. Nesse clima de peleja e regada a muita música Casemiro Coco enfrentará as lendas maranhenses da Manguda, Ana Jansen e serpente de são Luís para livrar sua namorada das garras do malvado Zé Bigode.

O espetáculo criado e dirigido por Luana Reis Brito tem duração de 55 minutos.

(Secma)

7 comentários:

  1. Baseado no filme "ALI BABA E OS 40 LADRÕES" desde o dia 1 de janeiro de 2013 está sendo apresentado em Santa Inês a peça " RIBAMAR E OS (40), LADRÕES, a entrada é obrigatória a toda a população de Santa Inês.

    ResponderExcluir
  2. Se meu prefeito é ladrão, qual a profissão do cara q fechou os hospitais da cidade e alugou o dele p ele mesmo? Comprou as terras do interio, quase todas durante os 8 anos

    ResponderExcluir
  3. Quero saber se esses 15 traumatizados, nao sabem a importância da cultura?! Vai q vai Riba e Dafé!!!

    ResponderExcluir
  4. Hahahha adorei o comentario a cima.. povo despeitadissimo que nd agrada...se o Riba eh ladrao que nome damos ao prefeito antigo? Pq ladroagem teve foi durante 8 anos, ate quando com essa ridicularizao hein, 15???

    ResponderExcluir
  5. MÉDICO, COMPETENTE,REALÍSTA E HONESTO. SE ELE COMPROU TERRAS,FOI COM SEU SALÁRIO E DE VIANEY.SE ARRENDOU SEU HOSPITAL É PORQUE É O ÚNICO COM UCI.RIBAMAR É TÃO HONESTO PORQUE DEIXOU SEU HOSPITAL FECHAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO COM VC. ESSES BABÕES DO CARECUDO NÃO VER A PALHAÇADA Q ESSE CARECUDO ESTA FAZENDO. POR Q ESTÃO COM MEDO DE DESCER DO CARGO Q ESTA OCUPANDO KKKKKKK

      Excluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.