8 de abril de 2013

Secretaria de Saúde alerta para o controle da pressão arterial em Santa Inês

Um dos grandes desafios da esmagadora maioria dos município brasileiros, sem dúvida, está ligado diretamente a área da Saúde. Em Santa Inês, no estado do Maranhão, não é diferente. 

Em 7 de abril de 1948, por causa da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas no mundo todo, além de alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial,  a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Dia Mundial da Saúde.

Para lembrar a data, a Prefeitura de Santa Inês, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação na Praça da Matriz nesta segunda-feira (8), mobilizando dezenas de profissionais de várias especialidades da área da Saúde.

De acordo com Sônia Lypp, coordenadora do Centro de Saúde Djalma Marques, a ação é de grande importância para o município, pois presta serviços de extrema necessidade e urgência para a comunidade, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de preservativos, aplicação de flúor e vacinas contra o tétano e febre amarela.

Sônia Lypp disse que a aproximação dos serviços com a comunidade torna mais acessível e cômodo para as pessoas que não dispõe de tempo para realizá-los, além de contribuir na prevenção dessas doenças.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que mais de uma em cada três pessoas tem pressão alta. Em 2008, 40% dos adultos no mundo com 25 anos ou mais sofriam de hipertensão. No mesmo ano, 17,3 milhões de pessoas morreram apenas em razão de doenças cardiovasculares.

Segundo Sônia Lypp, muitas doenças estão diretamente relacionadas à alteração da pressão arterial, por isso a necessidade de se realizar o exame de forma rápida e prática, pois quanto mais rápido for o diagnostico, melhor as condições de tratamento.

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês

Um comentário:

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.