PUBLICAÇÕES RECENTES

Fim de semana terá espetáculos e oficinas de teatro em Santa Inês

30 de abril de 2013

Cena da peça “A Carroça na Estrada”, 
do grupo Xama Teatro (Foto/Divulgação)
A VIII Semana de Teatro no Maranhão encerra a edição de 2013, neste fim de semana, no interior do estado. Promovida pelo Governo do Maranhão e realizada por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), via Teatro Arthur Azevedo, chega ao fim no sábado (4) e domingo (5), com apresentações de espetáculos e oficinas nas cidades de Santa Inês, Buriticupu e Axixá.

“Com a presença das caravanas nas cidades do interior do estado, a Semana de Teatro cumpre um de seus principais objetivos que é dar oportunidade às comunidades de assistir espetáculos de teatro gratuitos, incentivando o processo de formação de plateia e de levar cursos e oficinas aos grupos, arte-educadores, atores, diretores e alunos de teatro, num processo de troca de conhecimento e experiência na arte de representar”, ressaltou Josué da Luz, da coordenação da Semana de Teatro.

A programação deste fim de semana terá a participação dos grupos de teatros Cia Primeiro Ato S.A, Xama Teatro e Laborarte. A realização do evento tem apoio das prefeituras locais e as apresentações acontecerão em espaços disponibilizados pelos municípios. 

No sábado (4) e domingo (5) a programação de espetáculos e oficinas de teatro será realizada nas cidades de Buriticupu, Axixá e Santa Inês. A comunidade de Buriticupu terá como atração o espetáculo “Contos Tradicionais Brasileiros”, que será apresentado pelo elenco da Companhia Primeiro Ato S.A. Na cidade de Axixá, o grupo Xama Teatro apresentará “A Carroça na Estrada”; e em Santa Inês, o grupo Laboratrte leva ao público “A Peleja de Casemiro em Lendas Emaranhadas”.
Espetáculo “A Peleja de Casemiro em Lendas
Maranhenses”, do Laborarte (Foto/Divulgação)
Antes, o evento foi realizado em São Luís, no período de 8 a 14, e também nos municípios de Axixá, Cantanhede, Arari, Buriticupu e Santa Inês nos dias 27 e 28 de abril e 4 e 5 de maio, em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo e do Artista Circense (27 de março). A programação contou com apresentação de espetáculos de palco e de Rua, cursos e oficinas, exposição e palestra, com participação de convidados maranhenses e de outros estados.

SINOPSES

Contos Tradicionais Brasileiros ou Estórias dos Tempos da Janambura” - Apresenta dois cavaleiros andantes que se encontram e passam a narrar encenando estórias adquiridas ao longo de suas trajetórias. Convém ressaltar que um dos cavaleiros obtém em seu bojo estórias a partir de estudos enquanto o outro se apropria de conhecimentos ancestrais, embora os dois contadores, preservem a ludicidade como fio condutor, indispensável no desenvolvimento da trama.

O texto de Câmara Cascudo conta com apresentação dos atores Daniel Almeida e Domingos Tourinho que também assim a direção do espetáculo que tem duração de 50 minutos.

A Cia Primeiro Ato S.A. realiza também na cidade de Buriticupu a oficina Contadores de histórias para professores.

A Carroça na Estrada” - É o espetáculo que o grupo Xama Teatro leva para a cidade de Axixá. A história se passa com quatro personagens, que nela se inserem por motivos diferentes: Pedoca (Pedro), Toinha (Antônia), Joaninha (Joana) e Cecé (Marsalina). Os personagens hão de descobrir que a carroça nunca foi puxada por um burro, mas por um boi. E que suas vidas não se cruzaram à toa, já que todos nasceram em dia santo no mês de junho, completando um ciclo de festas. Descobrirão que a família que Cecé procura, assim como o abrigo de Joaninha, e o amor para Toinha, estão e são acarroça. É deles e a eles pertencem. Entendem que precisam levar essa mensagem de pertencimento para outras pessoas e partem para a sétima jornada/cidade, agora transformados e amadurecidos.

O espetáculo de teatro de Rua conta no elenco com Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo, Cris Campos e Lauande Aires que também assina a autoria do texto com duração de 50 minutos.

Os atores do Xama Teatro realizam para em Axixá a oficina Ator como Sujeito Narrador.

A Peleja de Casemiro em Lendas Emaranhadas” - Espetáculo de teatro de bonecos será apresentado na cidade de Santa Inês, pelo grupo Laborarte, conta a trama que ocorre durante os quatrocentos anos da cidade de São Luís, onde, supostamente nessa data, as lendas e encantarias da ilha do Maranhão estão mais suscetíveis a desencantarem e aparecerem. Nessa data, Casemiro Coco está completando aniversário de namoro com sua amada Madá, porém esta é sequestrada pelo coronel Zé Bigode no intuito de desposá-la a força. Para evitar que Casemiro Coco salve Madá antes de seu casamento, Zé Bigode conversa com seu compadre Lulu Boca Quente para enviar as lendas maranhenses para impedir Casemiro de resgatar sua amada. Nesse clima de peleja e regada a muita música Casemiro Coco enfrentará as lendas maranhenses da Manguda, Ana Jansen e serpente de são Luís para livrar sua namorada das garras do malvado Zé Bigode.

O espetáculo criado e dirigido por Luana Reis Brito tem duração de 55 minutos.

(Secma)

Deputados e vereadores buscam fortalecimento do Legislativo maranhense

A Assembleia Legislativa do Maranhão iniciará mais um Encontro Regional da Jornada de Integração Legislativa, nesta sexta-feira (3) e sábado (4), nos municípios de Zé Doca e Santa Inês. O presidente Arnaldo Melo (PMDB) fará a abertura de ambos eventos, que acontecerão a partir das 8h30, no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) das duas cidades.


A Jornada de Integração, segundo o diretor Institucional da Assembleia Legislativa, Ivan Sarney, tem como objetivo unificar trabalhos entre representantes de Câmaras Municipais e do Parlamento Estadual, além de integrar e fortalecer o Poder Legislativo, reunindo, ao mesmo tempo, prefeitos, vereadores e ex-prefeitos dos municípios do Maranhão.

Ivan Sarney acrescentou que a Assembleia Legislativa do Maranhão instituiu esse projeto também com o objetivo de dirimir as dúvidas dos presidentes de Câmaras Municipais e de prefeitos por meio destes Encontros Regionais, onde são discutidas questões técnicas relacionadas à Constituição do Estado, Processos Legislativos, Lei de Orgânica dos Municípios, Regimento Interno de Câmaras Legislativas.

“Nestes Encontros Regionais, esses assuntos estão sendo tratados por consultores legislativos da Assembleia. Dessa maneira, estamos contribuindo para um Legislativo mais forte. A Assembleia disponibilizou um Núcleo de Assistência aos Legisladores dos Municípios do Maranhão, que está ligado à Diretoria Institucional da Assembleia Legislativa, que vai dar consultoria e dirimir dúvidas e sugerir procedimentos tanto para os prefeitos quanto para os presidentes de Câmaras Legislativas”, explicou Ivan Sarney.

Cidades-Pólo

O diretor Institucional informou que a Jornada de Integração Legislativa prosseguirá com o formato de Encontros Regionais, que serão instalados em cidades-polo previamente estabelecidas. Segundo ele, são estes os municípios que integram o Polo de Zé Doca: Amarante do Maranhão, Araguanã, Boa Vista do Gurupi, Cândido Mendes, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Godofredo Viana, Governador Nunes freire, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maracaçumé, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici e Santa Luzia do Paruá.

Integram o Polo de Santa Inês os municípios de Alto Alegre do Pindaré, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Governador Newton Belo, Igarapé do Meio, Monção, Pindaré Mirim, Pio XII, São João do Carú, Satubinha e Tufilândia.

(Agência Assembleia)



Cai o primeiro secretário do governo Ribamar Alves, em Santa Inês

O prefeito de Santa Inês alertou: se não render, vai para a rua. Todo o secretariado da nova gestão foi avisado. Acontece que, para muitos dos novos secretários, o alerta entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Foram reuniões e mais reuniões internas - ainda nos primeiros dias de mandato do atual gestor- para que isso ficasse bem claro. Resultado: cai o primeiro secretário municipal do governo Ribamar Alves. Trata-se do secretário de Administração, Magno Luis Mendes da Silva.

A versão oficial do governo é de que Magno Luis entrou em acordo com o Município e deixou a prefeitura para cuidar de assuntos pessoais. Mas, pelo que o blog apurou, o primeiro servidor do alto escalão a ser exonerado deixou muito a desejar. Fontes ligadas ao governo afirmam que Magno era um secretário ausente. Pilhas e mais pilhas de papéis acumulavam-se na mesa dele à espera de despacho, mas o secretário não podia resolver porque estava viajando. Só para se ter uma ideia, Magno nunca apresentou os resultados do recadastramento dos servidores realizado no início deste ano.

Não rendeu, rua. Este parece ser um dos lemas da nova gestão. Mesmo porque, a incompetência de um pode comprometer o desempenho do todo e, naturalmente, sobrará para o povo. 

Pelo que se sabe, mais dois secretários vão dançar nos próximos dias. Aos viajantes e descompromissados, é bom colocar a barbinha de molho. O jacaré está rondando, faminto, pelos corredores da prefeitura.

Professores grevistas buscam apoio de vereadores em Santa Inês

29 de abril de 2013

Na última sexta-feira (26), dezenas de professores das redes municipal e estadual foram à Câmara de Vereadores de Santa Inês solicitar apoio do legislativo municipal às reivindicações da categoria. Na última semana, nos dias 23, 24 e 25, educadores paralisaram as atividades reivindicando a aprovação do Estatuto do Educador, a correção do piso salarial, a efetivação de progressões, promoções e titulações, nomeação de excedentes e realização de concurso público. Esta é a puta estadual.

Professores da rede municipal de ensino de Santa Inês aderiram ao movimento e também cruzaram os braços. A prefeitura decidiu dar ponto facultativo aos professores nos três dias de manifestação.

"O descaso relacionado à Educação é muito grande hoje, em todo o país, no estado e no município de Santa Inês. Temos precarização do ensino público, da nossa profissão e das nossas escolas", disse a professora e presidente do SINPROESEMMA/Santa Inês Maria Zuíla Silva.

O professor Hélio Guedelha foi além e disse que "ser professor hoje é motivo de gozação". Guedelha lamentou, durante discurso no plenário da câmara, o fato de que "muitos colegas que foram às ruas conosco em outros momentos de luta foram cooptados pelo governo municipal e agora estão em algum gabinete tratando de outros interesses, se não o de reprimir o nosso movimento."

Os discursos foram acalorados e os professores receberam apoio verbal dos vereadores presentes. Para a professora Zuíla, já seria uma grande ajuda se os próprios vereadores não pressionassem o prefeito para colocar parentes ou amigos despreparados no quadro da Educação, como pagamento de 'favores'.

De acordo com o Sindicato dos Professores da Rede Estadual de Ensino, a greve no Maranhão segue por tempo indeterminado.

Bom Jardim: juíza determina interdição de delegacia de polícia

26 de abril de 2013

Em decisão datada dessa quinta-feira (25), a juíza Denise Pedrosa Torres, titular da 2ª Vara da Comarca de Zé Doca e respondendo pela Comarca de Bom Jardim, determinou a interdição da Delegacia de Polícia do município (Bom Jardim) “até que seja realizada a reforma, reparo e ampliação necessários, ou mesmo até a construção de uma nova cadeia pública”. A decisão determina ainda a imediata transferência dos presos provisórios que se encontram na delegacia para a Central de Presos Provisórios de Santa Inês. A multa diária em caso de não cumprimento da decisão é de R$ 5 mil.

A decisão atende à Ação Civil Pública com pedido de Tutela Liminar interposta pelo Ministério Público contra o Estado do Maranhão em face das “condições precárias da delegacia”.

Na ação, o MP destaca a “falta de condições sanitárias adequadas, com graves comprometimentos estruturais e ausência de aeração, insolação e condicionamento adequado à existência humana” das seis celas destinadas a presos provisórios do sexo masculino.

As constantes tentativas de fuga; a estrutura deficitária do prédio construído com material de fácil destruição, “o que coloca em risco a vida e saúde dos presos” e a superlotação também são ressaltadas na Ação.

Letra morta - Em suas alegações, Denise Torres cita a Constituição de 1988, que “assegurou, em seu extenso rol de direitos e garantias tidos por fundamentais, o respeito à integridade física e moral dos presos”, e o Pacto de San José da Costa Rica, ratificado em 1992 pelo Brasil, que acrescentou a esse direito a garantia de que “ninguém será submetido a tratamento cruel, desumano ou degradante, devendo os presos condenados serem separados dos provisórios, salvo em casos excepcionais”.

E acrescenta: “De fato, a delegacia de polícia desta comarca abriga presos sujeitos às mais precárias condições, sujeitando-os à própria sorte e a todas as espécies de mazelas possíveis”.

Segundo a magistrada, a situação retratada na ação “demonstra o total desrespeito aos direitos assegurados aos presos, não só provisórios, mas também condenados. Isso porque nenhum deles é separado, além de viverem amontoados em pequenas celas sem o mínimo de ventilação/condicionamento térmico adequados a um ser humano”.

“Um ambiente sem luminosidade, água, aeração e higiene adequadas não pode ser considerado apto a custodiar pessoas se não atende a requisitos básicos estabelecidos pela Lei de Execuções Penais. Isso significa um verdadeiro tratamento desumano, negando de uma só vez o estabelecido por diversas leis e estatutos, além de fazer letra morta a Carta de 1988”, conclui a juíza.

(Assessoria de Comunicação da CGJ-MA)

Prefeito de Pindaré anula portaria que convocava aprovados em concurso de 2001

O prefeito de Pindaré-Mirim, Walber Furtado, anulou a portaria 139/2013 que convocava todos os candidatos aprovados e nomeados em concurso público realizado em 2001, à época sob a gestão do  então prefeito Manoel Filho. A Portaria havia sido publicada no Diário Oficial do Maranhão no dia 25 de março deste ano.

Até o momento da publicação desta reportagem, as razões que levaram à revogação não foram devidamente esclarecidas. De acordo com o novo documento, "a administração pode anular, seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá – lós por motivo de conveniência ou oportunidade.” De modo paralelo as considerações da prefeitura, inúmeras especulações estão sendo lançadas e espalhadas pelo município desde a divulgação da notícia da revogação. A maioria de cunho político partidário. 

Ao que tudo indica, os excedentes do último concurso (realizado em 2011), desta vez, serão empossados. Pelo menos é o que acreditam muitos dos que aguardam a posse.

ato01
Ato011

Chuvas causam prejuízos a moradores de Igarapé do Meio

Moradores da cidade de Igarapé do Meio, distante cerca de 230 km de São Luis, sofrem com alagamentos. As fortes chuvas ocorridas nos últimos dias já davam sinais de que o nível dos igarapés que cercam o município subiria e a água atingiria casas. Na madrugada desta sexta-feira (25), moradores da Vila São Marcos acordaram com a a água já dentro de casa.



Assustados com o volume de água que invadia os imóveis, dezenas de moradores apressaram-se em tentar salvar móveis e eletrodomésticos. 

Os prejuízos causados pelas chuvas na Vila São Marcos não foram calculados. Os moradores esperam, com expectativa, por ajuda da prefeitura de Igarapé do Meio. 

Até o momento da publicação desta reportagem, o prefeito Raimundinho não havia se manifestado sobre o assunto.

Por Notas do Daniel Aguiar
Fotos/Reprodução de vídeo do Jornal 'A Corda'

Câmara de Santa Inês repudia PEC 37

Durante a sessão desta sexta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Santa Inês, todos os parlamentares presentes manifestaram-se contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Nº 37/2011 que pretende retirar do Ministério Publico o poder de investigação. 

Conhecida (entre os que reprovam) como PEC da Impunidade, a proposta pretende tirar o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. Segundo o promotor Marco Antonio Santos Amorim, da Comarca de Santa Inês, caso seja aprovada, a emenda praticamente inviabilizará investigações contra o crime organizado, por exemplo. O Plenário da Câmara Federal deve votar, em breve, o projeto. 


Além de representantes do Ministério Público e dos vereadores, participaram da sessão inspetores da Polícia Rodoviária Federal e membros do comando da Companhia de Polícia Militar de Santa Inês, além de representantes da comunidade civil.

"Que mal tem ao povo brasileiro que o Ministério Público investigue?" Quis saber o Promotor de Justiça Marco Antonio. "O povo brasileiro não quer a PEC 37. Isso está bem claro", finalizou.

Os vereadores que usaram a tribuna da câmara enfatizaram o repúdio à emenda. O presidente da casa, vereador Franklin Seba, foi taxativo: "Essa PEC é uma tentativa de golpe. Aprová-la seria um retrocesso".

Antonio Silva arrancou risos e aplausos da plateia em seu discurso. "Essa PEC deve ser chamada é de peste", sugeriu o vereador.

Marco Antonio complementou a fala do parlamentar afirmando que a proposta está sendo chamada, também, de *Curupira.

* Curupira é uma figura do folclore brasileiro. Ele é uma entidade das matas, um anão de cabelos compridos e vermelhos, cuja característica principal são os pés virados para trás. (Wikipédia)

"A PEC atrapalhará o nosso país. Como vamos ficar sem a atuação investigativa do Ministério Público?" Indagou o vereador Ademarzinho.

O projeto é de autoria do deputado federal Lourival Mendes (PTdoB/MA). A vereadora Otacília Rios, representante da sigla em Santa Inês, também falou sobre a PEC 37: "Apesar de filiada ao partido do Lourival Mendes, eu sou contra a PEC. A sociedade brasileira não pode aceitar isso"

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Francivaldo Frota Ferreira, foi um dos últimos a falar sobre o assunto. Para o inspetor a emenda não interessa ao povo brasileiro. Frota dirigiu palavra ao promotor Marco Antonio "Eu não sei a quem interessa a aprovação dessa PEC, caro promotor. Mas, sei a quem não interessa: ao povo brasileiro", finalizou.

O OUTRO LADO DA MOEDA

Vale ressaltar aqui que, no dia 12 de abril deste ano, o Notas do Daniel Aguiar publicou o 'Manifesto dos Delegados de Polícia da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês a favor da PEC da Legalidade'. De acordo com o manifesto,  "a PEC 37 reafirma o que a Constituição já hoje estabelece e propiciará uma maior rapidez em uma das funções mais importantes do Ministério Público: processar criminalmente o autor do crime."

Ainda de acordo com o manifesto, "embora o MP queira fazer acreditar que todos estão contra a PEC 37, a verdade é que Advocacia Geral da União (AGU), OAB (nacional e diversas seccionais), Defensorias públicas em vários estados, juristas importantes como Ives Gandra, Luís Flávio Gomes e muitos outros já se posicionaram contrários à investigação realizada pelo MP justamente por desequilibrar a balança em favor da acusação e por não haver qualquer LEI que a regulamente."

Clique aqui para ler a íntegra do Manifesto 
dos Delegados de Polícia da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês a favor da PEC da Legalidade.

A carta foi assinada pelos delegados abaixo relacionados:

Marconi Chaves Lima
Presidente Adepol

Márcio Dominici – Pindaré-Mirim-MA
Delegado de polícia e Vice presidente região leste

Estefânio Aragão
Delegado de Polícia – Santa Luizia-MA

Renato Fernandes
Delegado de polícia – Pio XII-MA

Marconi Matos
Delegado de Polícia – 2º Dp Santa Inês-MA

Carolina Dantas Batista
Delegada de Polícia – 1º DP Santa Inês-MA

Carlos Alessandro
Delegado de Polícia – Buriticupu-MA

Santa Inês: Nota de Utilidade Pública

A Prefeitura de Santa Inês convoca todas as pessoas que se inscreveram e foram contempladas no ano passado com unidades do Programa Minha Casa Minha Vida do conjunto residencial Sol Nascente, em Santa Inês para um recadastramento que terá início nesta terça-feira, 30 e vai até o dia 10 de maio.

O recadastramento é para que seja completada a documentação de cerca de 500 pessoas que foram sorteadas e não tiveram seus dossiês entregues pela administração passada à Caixa Econômica Federal (CEF).

De acordo com a Prefeitura de Santa Inês, entre os beneficiados e cadastro de reserva, cerca de duas mil pessoas foram sorteadas. Porém, não se sabe por qual motivo a administração municipal anterior não procedeu a entrega da documentação à CEF.

Consta na Caixa Econômica apenas 523 cadastros aprovados; outros 86 cadastros com pendência de documentação e 10 cadastros reprovados. Devido a esse problema e também à conclusão das obras, a administração atual não tem como fazer o sorteio das chaves para posterior distribuição das casas.

Entenda o caso

Em maio do ano passado, a então Administração Municipal realizou o primeiro sorteio, contemplando os mil candidatos às unidades do Minha Casa Minha Vida de Santa Inês, mais 300 pessoas para cadastro de reserva.

Na análise de documentação, várias pessoas tiveram seus cadastros reprovados e a Prefeitura decidiu realizar novo sorteio, o qual aconteceu no mês de dezembro, após o período eleitoral. Participaram do sorteio 767 pessoas, das quais 321 foram contempladas e o restante ficando no cadastro de reserva.

De acordo com o Gabinete da Prefeitura, a gestão atual está empenhada em regularizar a documentação dos contemplados e após esse recadastramento, as pessoas que estiverem com sua documentação correta terão seus dossiês encaminhados com urgência para a Caixa Econômica, que marcará uma data para sorteio das chaves (endereço) e entrega das unidades do Minha Casa Minha Vida de Santa Inês.

O recadastramento dos sorteados acontece a partir desta terça-feira, 30, e vai até o dia 10 de maio, a partir das 9 horas, no ginásio João Cambinha, no Parque da Raposa.

(Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês)

E os semáforos de Santa Inês voltam a funcionar


Finalmente, a Prefeitura de Santa Inês, por meio do seu atarefadíssimo Departamento de Trânsito, resolveu melhorar a trafegabilidade de veículos na cidade. Pelo menos parece que está tentando amenizar o caos que é o trânsito local. Desde a última semana, foi iniciado o trabalho de recuperação de toda a rede semafórica.

De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Antonio Caúla Barros Júnior, há meses os semáforos de Santa Inês não funcionavam e isso vinha prejudicando demais a fluidez do trânsito nas principais ruas da cidade.

Segundo Caúla, a empresa licitada está restabelecendo toda a rede semafórica do município, onde os semáforos da Rua do Comércio já estão em funcionamento, além de outros que também já foram consertados.

Segundo o representante da empresa responsável pelo serviço, estão sendo feitos os serviços de reparo e troca lâmpadas de LED. Ele disse que o trabalho só terminará quando toda a rede estiver funcionando perfeitamente. 


Por Notas do Daniel Aguiar
Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês

As respostas de ministros aos pedidos de Ribamar Alves

Como antecipado pelo blog nesta semana, o prefeito de Santa Inês Ribamar Alves (PSB) foi a Brasília em busca de recursos e parcerias junto ao governo federal para investir no município. O prefeito foi recebido em audiência pelos ministros de Minas e Energia, Edson Lobão, e do Turismo, Gastão Vieira.


Ribamar Alves disse que durante a visita ao ministro Edson Lobão, este se comprometeu em liberar o programa Reluz para o município de Santa Inês, o que possibilitará a troca de todo o sistema elétrico do município, implantando um sistema mais moderno e mais econômico, que trará mais segurança para a população, embeleza a cidade, além de gerar mais economia no consumo de energia elétrica.

O Ministro Edson Lobão também vai ajudar na liberação de recursos na área de infra-estrutura contribuindo para que o prefeito tenha condições de cumprir aquilo que foi prometido durante a campanha eleitoral.
No gabinete do Ministro do Turismo, Gastão Vieira, Ribamar Alves tratou sobre suas emendas individuais de 2012, quando ainda era deputado, no valor de R$ 13 milhões.

Os recursos serão direcionados à ampliação do Aeroporto Regional de Santa Inês, uma ação articulada pelo próprio ministro Maranhense.

A nova rodoviária, obras de infraestrutura em balneários e construção do parque ecológico na Vila Conceição também foram contempladas com estes recursos.

Agora é só cadastrar as emendas e elaborar os projetos para análise do ministério, garante o prefeito Ribamar Aves.

Por Notas do Daniel Aguiar
Com informações do Blog do Abimael Costa e Replay Produções de Vídeos

Assista abaixo ao vídeo da agência de notícias Replay Produções de Vídeos que trata sobre os temas em questão:



Fique por dentro do que fazem os vereadores de Santa Inês

25 de abril de 2013

Nesta sexta-feira (26) é dia de sessão na Câmara de Vereadores de Santa Inês. Relembre (ou saiba em primeira mão), abaixo, os três Projetos de Lei aprovados por unanimidade na sessão da última sexta, 19.


PROJETO DE LEI N° 006/2013, de 03 de Abril de 2013

• Dispões sobre a Ratificação do Protocolo de Intenções com a finalidade
de instituir o Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no
Maranhão-COMEFC, e dá outras providências.

O consórcio será lançado, oficialmente, na manhã desta sexta-feira (26), em São Luis. 23 municípios maranhenses cortados pela estrada de Ferro Carajás, decidiram unir forças e criar um consorcio para negociar em bloco com a Vale. Após muitas reclamações por parte dos prefeitos que vinham discordando do modo como estavam sendo tratados pela Vale nas negociações de repasse de recursos e compensações, parece que a criação do consorcio neste momento é uma mostra de que os 23 prefeitos acordaram para a realidade e resolveram enfrentar o problema, e buscar juntos uma solução para os muitos impasses.
 
PROJETO DE LEI N° 007/2013, de 11 de Abril de 2013

• Autoriza do Chefe do Poder Executivo a Firmar Convênio de Estágio
Curricular com a Universidade Estadual do Maranhão UEMA/polo
CESSIN, e dá outras providências.

Acredita-se que, na prática, os acadêmicos de enfermagem do CESSIN/UEMA não precisarão mais ter que estagiar em São Luis ou em Caxias. Vale ressaltar que o estágio no Tomaz Martins e no Menino Jesus não será remunerado (A menos que a UEMA resolva pagar os estagiários).

PROJETO DE LEI N° 004/2013, de 03 de Abril de 2013

• Dispõe sobre a Criação do serviço de Inspeção Municipal-SIM, em
Santa Inês, Estabelece Normas e Procedimentos de Inspeção Sanitária
em Estabelecimentos que Produzem Produtos de Origem Animal e dá
outras providências.

O serviço de inspeção está direcionado, basicamente, aos batedouros de gado, suínos, caprinos e aves do município de Santa Inês. Função da Vigilância Sanitária (Também!).

Santa Inês receberá três eventos de beach soccer

Foto: Paulo de Tarso Jr.
A cidade de Santa Inês receberá, no mês de maio, três grandes eventos de beach soccer. Na noite desta quinta-feira (25), a Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) realizou o lançamento oficial da Copa Santa Inês, do Campeonato Maranhense e do Desafio das Areias envolvendo as equipes do Sampaio Corrêa e do Vasco da Gama (RJ). A solenidade de lançamento ocorreu no Auditório da Prefeitura de Santa Inês.


De acordo com o presidente da FMBS, Eurico Pacífico, o objetivo da federação é fomentar o esporte no interior do Estado. Tanto que, houve um aumento significativo na quantidade de torneios realizados pela FMBS fora da capital.

“Queremos que o beach soccer seja um esporte verdadeiramente maranhense e não apenas de São Luís e de outras duas ou três cidades. O nosso objetivo é que a modalidade possa atingir a maior quantidade possível de municípios. Ficamos felizes pelo apoio da Prefeitura de Santa Inês, que está acreditando e incentivando o beach soccer”, declarou Pacífico.

A Copa Santa Inês de Beach Soccer será a primeira competição do mês de maio. A bola rola entre os dias 7 e 12. Após a realização deste torneio, a cidade do interior do Maranhão receberá, no dia 22 de maio, uma das cinco partidas do Desafio das Areias e, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, a cidade sedia, pela primeira vez, o Campeonato Maranhense de Beach Soccer.

Eventos em Santa Inês

Copa Santa Inês de Beach Soccer: de 7 a 12 de maio

Desafio das Areias (Sampaio-MA x Vasco-RJ): 22 de maio

Campeonato Maranhense de Beach Soccer: de 28 de maio a 1º de junho

Com informações do Imirante.com
Editado por Notas do Daniel Aguiar

Roberto Rocha tinha razão

24 de abril de 2013

Por Robert Lobato
O Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) declarou nessa terça-feira (23) situação de colapso financeiro-operacional das empresas que operam o sistema de transporte coletivo na capital.


Por mais chocante que possa parecer a constatação do SET, esse quadro de colapso já tinha sido anunciado pelo vice-prefeito de São Luis, Roberto Rocha (PSB), antes mesmo do início do governo Edivaldo Júnior (PTC).

Ainda durante a malfada transição de governo, no mês de novembro de 2012, Roberto Rocha – que era presidente da Comissão de Transição – concedeu uma entrevista ao jornalista Ronaldo Rocha, do jorna O Estado do Maranhão, onde disse o seguinte:

“Há necessidade de reajuste da tarifa. Essas empresas estão devendo ISS porque aquele acordo que foi feito na gestão anterior [Tadeu Palácio] é inconstitucional, não vale… Enquanto isso, a gente sabe, todos os custos fixos estão aumentando, como combustível, pneu, etc. Então não tem como cobrar transporte de qualidade desta forma”. E arrematou: “Se for lançar uma licitação com a tarifa de R$ 2,10 quem é que comparece? Qual empresa no Brasil terá interesse em concorrer no Maranhão com uma tarifa nesse valor? Nenhuma, nem as daqui“.

Qual foi o pecado de Roberto Rocha? Um apenas: o de ter tocado com o dedo na ferida nessa questão num momento em que a atual administração sequer havia começado. Na verdade a dois meses da posse de Edivaldinho.

A maioria dos novos prefeitos das capitais enfrentou esse problema logo no início da gestão, quando a população ainda estava na santa paz com eles. Em São Paulo, por exemplo, o prefeito Fernando Haddad (PT) teve que autorizar aumento das passagens praticamente pelos mesmos motivos que SET alega, e nem por isso o petista deixou de ter aprovação 31% dos paulistanos nos primeiros cem dias de governo, segundo pesquisa do Datafolha.

Criticado até pelos próprios auxiliares do prefeito Edivaldo Júnior (reveja) e mal compreendido por setores da imprensa, o fato é que Roberto Rocha apanhou mais do que mala velha pra tirar o mofo porque ousou alertar para uma complicação administrativa iminente, que agora o Sindicato de Empresas de Transporte traz à tona novamente.

Mostrando que Roberto Rocha tinha razão.

E agora, prefeito!?

Ribamar Alves vai a Brasilia em busca de recursos do PAC 2

Nesta quarta-feira (24) o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, viaja para para Brasília, onde se reúne com representantes do Ministério das Cidades. Na pauta da reunião, está o cadastramento de projetos para a realização de obras de saneamento básico, construção e recuperação de ruas das zonas urbana e rural, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) do Governo Federal.

Os projetos que serão cadastrados visam beneficiar todo o município de Santa Inês, com investimentos da ordem de 300 milhões de reais. 

Na terça-feira (23), Ribamar assinou convênio com a CEF para a construção de 2.500 casas em Santa Inês

Na última semana, o prefeito manteve reunião com diretores da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e tratou da redução no valor de impostos cobrados pela passagem da construção de linhas de transmissão de energia em Santa Inês em troca da geração de 600 empregos para a mão-de-obra local.

(Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês)

Vianey Bringel visita local onde será construído CETECMA em Santa Luzia

23 de abril de 2013


A deputada estadual Vianey Bringel (PMDB) visitou na tarde do dia 18, o local onde será construído uma nova unidade do CETECMA(Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão) no município de Santa Luzia. No local também funcionará a Universidade Virtual do MA. 


Acompanharam a deputada na visita, o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia José Costa, o secretário de Obras do município, Juscelino Júnior, o diretor do CETECMA de Santa Inês, Reginaldo Mathias e o deputado estadual André Fufuca.


Na ocasião foi detalhado como será iniciada a obra que precisa do serviço de terraplenagem no terreno, localizado no bairro Abdom Braide.

Para Vianey Bringel, a instalação de um centro educacional vai além de educar, criar dezenas de empregos para o cidadão luziense.

“A instalação do CETECMA é um investimento realizado em parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal. E a melhor maneira de gerar empregos é oferecendo oportunidade de qualificação. Abrindo novas perspectivas para os jovens desta região que colocará Santa Luzia no mundo tecnológico”, acrescentou Vianey Bringel.

(Da assessoria da deputada)

Prefeituras do Vale do Pindaré envolvidas com agiotagem

Do G1-MA
As investigações que apuram a morte do jornalista Décio Sá, executado a tiros há um ano, desmontaram um esquema milionário envolvendo uma quadrilha de agiotas e várias prefeituras maranhenses. De acordo com a Polícia e o Ministério Público, o bando montava empresas de fachada para vencer licitações direcionadas e utilizava ‘laranjas’, entre eles pessoas que já faleceram, como mostrou o JMTV 2ª Edição desta terça-feira (23).


As fraudes, segundo a polícia, envolveram 41 prefeituras municipais. Para financiar suas campanhas, os gestores contraíam empréstimos com a quadrilha, que pegava dinheiro público como pagamento. Pelo menos três prefeituras do Vale do Pindaré aparecem na lista das investigadas pela polícia: Pindaré-Mirim e Santa Luzia. Zé Doca, com 50 mil habitantes, localizada na região oeste do Estado e com carência graves em várias áreas também está na lista.

O próprio ex-prefeito de Zé Doca, Raimundo Nonato Sampaio – conhecido como Natim, admitiu que, em 2008, realizou um empréstimo com a quadrilha no valor de R$ 100 mil e que uma das empresas de Gláucio Alencar, apontado como um dos chefes da quadrilha, ganharia uma licitação para fornecer a merenda escolar à cidade.

Confira abaixo a lista completa dos municípios cujas prefeituras estão sendo investigadas por suspeita de envolvimento com agiotagem:



Gláucio Alencar e o pai dele, José de Alencar Miranda Carvalho estão presos desde o ano passado, acusados de serem os mandantes da morte do empresário Fábio Brasil, em Teresina, um ex-sócio do grupo, que deu um calote na quadrilha. Também são acusados do assassinato do jornalista Décio Sá, que apontou, em seu blog, indícios da participação do grupo no crime do Piauí.


Foi a partir desses assassinatos que a polícia descobriu o esquema de agiotagem. Segundo as investigações, o grupo agia sempre do mesmo jeito. Após pegarem empréstimos para as campanhas, os prefeitos facilitavam a licitação para empresas fantasmas dos agiotas, que eram contratadas para fazer serviços e fornecer produtos, como merenda escolar e até reformas de prédios públicos.

Prefeitura decreta ponto facultativo em Santa Inês terça (23), quarta (24) e quinta-feira, 25


Sensibilizada com a luta dos professores pela implantação do piso salarial nacional, a Prefeitura de Santa Inês decretou ponto facultativo nos dias 23, 24 e 25 deste mês.


A jornada de paralisações dos professores das redes públicas estadual e municipal de todo o país é para defender que os governos cumpram a lei que instituiu o piso salarial nacional para a categoria.

Para o prefeito Ribamar Alves, é importante a valorização dos educadores e por essa razão a Prefeitura de Santa Inês está ao lado dos professores nessa empreitada. “A briga por salários justos para todas as categorias é defendida pelo nosso governo, pois entendemos que todo profissional tem que ter seu trabalho valorizado”, disse o prefeito Ribamar Alves.

(Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês)

Vianey Bringel solicita benefícios para Santa Inês, Pindaré, Zé Doca e Arame

19 de abril de 2013

A deputada estadual Vianey Bringel (PMDB) segue com a série de apresentação de indicações e requerimentos à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Os pedidos encaminhados  ao Governo do Estado representam anseios da população de comunidades do interior do Maranhão que clama por benefícios nas mais diversas áreas.

Deputada Vianey Bringel discursa ao lado da governadora
do Maranhão Roseana Sarney durante inauguração em
Tufilândia, nesta semana (Foto: Daniel Aguiar)
Nesta semana, Vianey apresentou mais quatro indicações que beneficiarão diretamente moradores dos municípios de Santa Inês, Pindaré, Zé Doca e Arame. Em duas Indicações, a parlamentar solicita à governadora Roseana Sarney providências, em caráter de urgência, no sentido de autorizar a secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, o envio da Unidade Móvel-Carreta Viva Mulher para os municípios de Zé Doca e Santa Inês.

Segundo Vianey Bringel, as indicações têm como objetivo atender a população dos dois municípios, levando ações de acolhimento, formação, inclusão e defesa das mulheres, seguindo a metodologia de trabalho do programa “Viva Mulher”, operacionalizando ações de escuta especializada por equipe multidisciplinar; palestras socioeducativas sobre os direitos das mulheres, com ênfase no enfrentamento à violência contra as mulheres, com disseminação da Lei Maria da Penha; de inclusão econômica, social e política; de articulação; e sensibilização.

Nas outras indicações, a parlamentar solicita à governadora Roseana Sarney que o Secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Hildo Rocha, determine a pavimentação asfáltica de cinco quilômetros para a sede do município de Pindaré-Mirim e de Arame para facilitar o tráfego de motoristas e pedestres, proporcionando melhoria da qualidade de vida para os moradores de ambos municípios.

Santa Inês terá 16 postos para o dia 'D' de vacinação contra a gripe

Será realizado neste sábado (20) o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Santa Inês, de acordo com o secretario de Saúde, Thiago Lima Alves, a vacina estará disponível em 16 postos, numa grande mobilização que envolverá quase 200 profissionais da saúde e de apoio.

Todas as Unidades Básicas de Saúde do município e os centros de saúde Sabbak I e Djalma Marques estarão recebendo o público alvo da campanha, a partir das 8 horas da manhã,  Além desses postos, serão montadas tendas na Praça da Igreja Matriz e na Avenida Castelo Branco - Praça das Laranjeiras.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Gláucia Costa Oliveira, a vacinação contra a gripe neste dia ‘D’ da campanha acontecerá também nas escolas Inês Galvão, na Rua das Cajazeiras, Centro, e Teresinha Lopes, no bairro Santo Antônio.

A coordenadora de Imunização disse também que o Ministério da Saúde disponibilizou para Santa Inês 12.619 doses da vacina. Segundo Gláucia Oliveira, a procura pela vacina durante a semana foi dentro do esperado.

Ainda de acordo com a coordenadora de Imunização, estão sendo atendidas em média 110 pessoas por dia. Ela conclama a todas as pessoas aptas a tomar a vacina que procurem os postos, para evitar correria de última hora.

A Secretaria de Saúde de Santa Inês intensificou a divulgação desde o início da campanha e espera atingir o objetivo de alcançar o percentual de pessoas vacinadas até o meio da próxima semana. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início no último dia 15 e vai até o próximo dia 26.

Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês

A volta da Locomotiva do Vale

Uniforme oficial apresentado pelo Departamento de Esportes de Santa Inês
O Departamento Municipal de Esportes, Lazer e Juventude de Santa Inês realizará neste domingo, 21 (feriado de Tiradentes), a partir das 8h, no estádio Artema Santos (Binezão), uma “peneira” para selecionar jovens atletas nascidos entre os anos de 1995 e 1996, para integrar a base do time oficial do Santa Inês Esporte Clube.

De acordo com o técnico responsável pela seletiva, Raimundo Nonato Silva Soelho (Bodó), na triagem serão escolhidos em torno de 25 jovens.

Segundo ele, a meta do Departamento de Esportes é montar e preparar ao máximo o time sub-19, para que o mesmo possa competir em campeonatos de caráter regional, estadual, ou mesmo disputar a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontece anualmente no estado de São Paulo.

Inscrições para a Copa Municipal

Além da triagem que acontece neste domingo, o Departamento de Esportes informa que já estão abertas as inscrições para as equipes interessadas em disputar a 1ª Copa Municipal Mirim e Infantil de Futsal e Futebol de Campo.

As inscrições já podem ser realizadas no Departamento de Esportes, no prédio da Prefeitura, e são necessários os seguintes critérios: Ano base por categoria; mirim - nascidos entre 2000 e 2002, infantil - nascidos entre 1997 e 1999.

No ato da inscrição, o responsável pela equipe deverá apresentar documentos originais dos atletas, assim como apresentar assinatura dos pais ou responsáveis, autorizando a inscrição dos mesmos.

As inscrições vão até o dia 16 de maio e a previsão é que o primeiro jogo aconteça no dia 20. Para maiores informações os interessados devem se dirigir ao Departamento de Esportes que funciona no prédio da Prefeitura Municipal de Santa Inês. 

por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês
Editado por Notas do Daniel Aguiar

Suspeitos de assalto a posto de combustíveis de Bom Jardim são baleados em Santa Inês

Dois homens armados assaltaram um posto de combustíveis na cidade de Bom Jardim na tarde desta sexta-feira, 19. A dupla rendeu funcionários e clientes que estavam no estabelecimento no momento da ação. A quantia levada pelos assaltantes não foi divulgada. Na fuga houve troca de tiros com a polícia. Os suspeitos foram baleados. Um deles morreu na hora.

A ação durou cerca de 10 minutos. A dupla fugiu de moto pela BR-316 no sentido Bom Jardim-Santa Inês. Minutos depois do ação criminosa, a Polícia Militar de Bom Jardim foi acionada. Houve perseguição e uma barreira policial foi montada na rodovia federal.


Dois suspeitos foram surpreendidos no trecho da BR-316, já no município de Santa Inês, próximo à  entrada da estrada vicinal do Povoado Bambu, em Pindaré-Mirim.  Houve troca de tiros. Os dois suspeitos foram baleados, um deles, identificado apenas pelo apelido de "São Paulo", não resistiu aos ferimentos. O outro suspeito foi encaminhado em estado grave ao Hospital Tomaz Martins, em Santa Inês.
Com os suspeitos a polícia encontrou R$ 428 em espécie, possivelmente fruto do assalto ao posto de combustíveis da cidade de Bom Jardim.

Ainda de acordo com a polícia militar, os dois homens são moradores do município de Zé Doca.


Polícia Civil apreende motocicletas irregulares em Santa Inês

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil, em Santa Inês, resultou na apreensão de 10 motocicletas que circulavam de forma irregular pela cidade. As ações tiveram início da noite de quinta-feira (18) e se estenderam até a madrugada desta sexta-feira, 19
.
De acordo com o delegado regional Valter Costa, a operação visou combater os crimes praticados por motociclistas e os casos de roubos de motos. Ainda segundo ele, todo o planejamento foi montado com base em levantamentos e investigações feitos pela equipe da Polícia Civil daquele distrito policial.

“Nosso intuito, era atuar de forma simultânea em diversos pontos. Por isso colocamos as viaturas da Polícia Civil dispostas em vários bairros da cidade. Além de motos, estávamos combatendo o tráfico de drogas e porte ilegal de arma”, contou o delegado Walter Costa.

Durante as abordagens foram apreendidas 10 motocicletas, que segundo o delegado, estavam sem placas ou apresentavam irregularidades na documentação do veículo ou do condutor.

As motos foram encaminhadas ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) até que os condutores apresentem habilitações e as respectivas regularizações para que os veículos sejam devolvidos.

SSP-MA

Polícia prende suspeito de matar Evaldo Cardoso em Maracaçumé

Foi preso, nesta quinta-feira (18), no município de Maracaçumé (a 191 quilômetros de São Luís), um suspeito de envolvimento na morte do cantor de música brega Edvaldo Cardoso, no último dia 31 de março. 

Segundo informações do superintendente da Polícia Civil do Interior, Jair Paiva, a pessoa detida era professor no município e tem diversos indícios que apontam a sua participação no assassinato do cantor, sendo que o principal motivo para o crime teria sido uma discussão. O suspeito será transferido para São Luís.

Relembre o caso

Edvaldo Cardoso, de 41 anos, era cantor de música brega e foi assassinado com uma paulada na cabeça, em Maracaçumé. Os familiares encontraram o corpo dele em sua residência, no dia 31 de março. A polícia, inicialmente, investigou a hipótese de latrocínio, já que as roupas que Edvaldo usava nos shows foram roubadas. O músico ficou conhecido no Maranhão e em outras regiões do país com a música “Caminhoneiro do Amor”. (Veja matéria completa aqui)

Roseana Sarney inaugura hospitais no interior do estado

18 de abril de 2013

Seguindo programação oficial pré-definida e bastante aguardada pela população, o Governo Itinerante inaugurou dois hospitais na Região Central do estado nesta quinta-feira, 18. Começando pelo município de Olho d'Água das Cunhãs, a governadora do Maranhão Roseana Sarney e comitiva entregaram um hospital de 20 leitos. A inauguração ocorreu por volta das 9h. 

No local estão sendo realizados Mutirões de Cirurgias de Catarata e Glaucoma, além de serviços em diversas especialidades. "A população vivia a ansiedade de poder ter seu hospital e contar com serviços e atendimentos de qualidade na área da saúde, e melhor que é tudo gratuito", observou a diretora do Hospital, Rosimar Sousa Jansen.

No início da tarde desta quinta-feira, em Tufilândia, o prefeito Dr. Neto emocionou-se ao discursar para uma multidão que aguardava ansiosa pela inauguração do Hospital Santa Terezinha. Neto, além de reiterar agradecimentos ao governo pela pavimentação asfáltica da rodovia estadual que liga o município à BR 222, agradeceu em nome de toda a população de Tufilândia pela nova conquista. "O hospital e a estrada eram os maiores anseios do nosso povo. Obrigado governadora, por olhar com carinho para a nossa gente", disse o prefeito.


Além da governadora Roseana Sarney e de secretários estaduais, participaram da solenidade - em Tufilândia - o deputado federal Alberto Filho, estaduais Vianey Bringel, André Fufuca e Estênio Resende, os prefeitos de Santa Inês (Ribamar Alves), Pindaré (Walber Furtado), Monção (Queiroz), Santa Luzia (Vera), Alto Alegre do Pindaré (Atemir Botelho), Zé Doca (Alberto Carvalho), de São João do Carú (Jadson do Zezinho), além de secretários municipais e de dezenas de vereadores de municípios vizinhos.

O Hospital de Tufilândia beneficiará cerca de 6 mil pessoas. A nova unidade, construída pelo Programa Saúde é Vida, funcionará com serviço de Pronto Atendimento 24 horas, consultórios e internação em clínica médica, enfermarias, centro de parto, exames de Raio-X, ultrassonografia e laboratoriais, entre outros serviços. A população contará com atendimentos, também nas áreas de clínica geral, pediatria e ortopedia.


Taipa Zero: Prefeitura anuncia a construção de mil populares casas na zona rural de Santa Inês

17 de abril de 2013


Representantes da Prefeitura de Santa Inês estiveram na manhã desta quarta-feira (17), em  povoados da zona rural do município de Santa Inês para anunciar o lançamento do projeto “Taipa Zero”, que será colocado em prática na zona rural de Santa Inês em parceria com o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal.


De acordo com a primeira-dama de Santa Inês, Luana Costa, que esteve à frente da comitiva que visitou a zona rural, esse é um dos maiores projetos de construção de casas da região do Vale do Pindaré. Ela explicou também que a primeira parte do programa é a realização de cadastro de lavradores que residam em casas de taipa ou palha.

Primeira-dama de Santa Inês, Luana Costa, reunida com moradores
da zona rural do município (Foto/Divulgação)
Serão etapas de cadastramento em cada povoado e o envio por blocos de casas com 50 unidades cada, os quais darão entrada na CEF para a liberação de recursos para a construção. Segundo Luana Costa, a meta é construir mil casas, mas esse número pode ser superior, de acordo com a demanda.

Para ela, o entendimento da Prefeitura de Santa Inês é de que as pessoas da zona rural tenham moradia digna e esse projeto é apenas o início do trabalho.

Pelo programa, as unidades serão construídas em uma área de 45 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia.

Zona urbana

Ainda de acordo com a Prefeitura, a população da zona urbana de Santa Inês será contemplada com 2.500 unidades habitacionais, que serão construídas com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida.

(Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês)

Correição em Governador Nunes Freire altera horário de atendimento na comarca

Uma correição ordinária iniciada na última terça-feira (16) na Comarca de Governador Nunes Freire, alterou o horário de atendimento às partes e advogados. Segundo a portaria que trata da ação, editada pela titular da comarca, juíza Raquel Araújo Castro Teles de Menezes, durante todo o período da Correição o atendimento externo na unidade se limita ao turno da manhã, de 8h às 12h. A exceção fica por conta de petições escritas, cuja distribuição ocorrerá de forma ininterrupta.

De acordo com a portaria, a medida se deve ao elevado fluxo de atendimento ao público pela Secretaria Judicial, bem como a necessidade de concentração dos servidores nos trabalhos da Correição.

Ficam mantidas as audiências já designadas para os referidos dias, sem prejuízo da designação de outras audiências, conforme despacho nos autos respectivos, reza o documento.

O encerramento da Correição Ordinária na comarca está agendado para o próximo dia 24.

Assessoria de Comunicação da CGJ

Vianey Bringel participará de inaugurações de hospitais nesta quinta-feira, 18

(Foto/Arquivo)
Mesmo recuperando-se de uma cirurgia, a deputada estadual Vianey Bringel (PMDB) participará, ao lado da governadora Roseana Sarney e comitiva, de inaugurações no interior do estado nesta quinta-feira, 18.


Pela manhã, elas estarão na cidade de Olho d’Água das Cunhãs onde será inaugurado um hospital com 20 leitos.

Em seguida, a deputada acompanhará a comitiva da governadora que se deslocará para a cidade de Tufilândia quando, na oportunidade, Roseana entregará oficialmente mais um hospital de 20 leitos e realizará outras ações juntamente com seus secretários que integram a comitiva. 

Para a deputada Vianey Bringel, é de suma importância que haja na região hospitais equipados para atender a população no interior. “É mais uma grande ação do governo de Roseana para nossa região. O que permite melhorar a qualidade de vida da população, uma vez que no momento é preciso encaminhar pacientes diariamente para a capital, superlotando os hospitais de lá, o que gera uma lentidão no atendimento. Estamos felizes e espero que o hospital de Santa Inês fique pronto o quanto antes para melhor atender a região do Vale do Pindaré”, finalizou Vianey Bringel.

Do Jornal Agora Santa Inês
Editado por Notas do Daniel Aguiar
 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags