14 de junho de 2016

Santa Inês é destaque positivo no Maranhão



Durante exatos 15 dias, a equipe do Gazeta do Maranhão esteve no Vale do Pindaré visitando alguns municípios da regional. Nossos produtores estiveram em Pindaré-Mirim, Monção, Igarapé do Meio, Santa Inês e Santa Luzia. 

A nossa conclusão é a mesma que tivemos em outras regionais visitadas ao longo deste ano: os municípios maranhenses estão quebrados. O prefeito de Pindaré, Walber Furtado, sequer é candidato à reeleição por conta da má reputação que adquiriu neste mandato. 

As crises política e econômica deste país detonaram, especialmente, os pequenos municípios. Mas, Flávio Dino conseguiu jogar a última pá de terra na maioria dos municípios maranhenses.

Pindaré, sem uma obra, é o mais crítico. Monção não fica atrás e o destaque negativo é a Educação. Educadores insatisfeitos fazem greve pelo menos duas vezes por mês. Em Igarapé do Meio, o prefeito Raimundo Mendes Damasceno construiu duas pracinhas com recursos federais e tem hoje a segunda maior rejeição entre os municípios visitados, perdendo apenas para o prefeito Walber Furtado, de Pindaré-Mirim. 

Em Santa Luzia, as ruas destruídas e o sucateamento dos prédio públicos ferem a carne do prefeito Veronildo Tavares. O povo não quer saber se os governos estadual e federal estão ou não ajudando e Vera sofre com ataques em redes sociais, diuturnamente.

Em Santa Inês as ruas também estão deterioradas. Mas, um detalhe chamou a atenção da nossa equipe: o prefeito não está inerte diante dos problemas, esperando Flávio Dino ou o governo federal ajudarem o povo.

Ribamar Alves implantou o plano de cargos, salários e carreira dos educadores. O piso nacional é respeitado. Apenas 6% do total de servidores da Educação são contratados (o menor índice do Brasil), os demais são concursados (esse percentual de contratação se deve às creches, não contempladas no concurso realizado pelo ex-prefeito, Robert Bringel).

Na Saúde, o atual gestor mais do que dobrou o número de médicos e enfermeiros. Postos de saúde foram construídos em praticamente todos os bairros e povoados de Santa Inês - e muitos outros estão em fase de conclusão. 

Centenas de pequenos produtores rurais cultivam com comprador buscando os produtos na porta de casa. A prefeitura de Santa Inês transformou a vida do homem do campo e leva à mesa de estudantes comida de verdade.

Entretanto, ruas de Santa Inês ainda estão destruídas. Grande parte dessa destruição se deve ao projeto de esgotamento sanitário assinado pelo ex-gestor. 

Ribamar sabe que tem um grande desafio pela frente e disse à nossa equipe que "adora um desafio": asfaltar a cidade sem ajuda do governador. "Aos poucos e com recursos próprios, o Município vai melhorando ruas e avenidas", assegurou.
Alves fez questão de enfatizar que, diante da crise, entre asfalto e educação, optou por priorizar a educação. Mas, está trabalhando diuturnamente para melhorar a trafegabilidade de ruas e avenidas de Santa Inês.
"Estamos dando continuidade nos serviços de infraestrutura. Estamos fazendo a abertura de um grande número de novas ruas, melhorando o acesso entre os bairros e daremos continuação no melhoramento e asfaltamento de vias, proporcionando a melhoria da trafegabilidade no município", destacou Ribamar Alves.


O Notas do Daniel Aguiar acrescenta uma informação à reportagem publicada pelo Portal Gazeta do Maranhão. O prefeito anunciou a recuperação das avenidas Castelo Branco e Laranjeiras.

Na manhã da última quinta-feira (09/06), o prefeito reuniu-se com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Geraldo de Freitas Fernandes, na qual solicitou a recuperação das vias federais que cortam o município.

Ribamar Alves disse que na audiência ficou acertado que o DNIT fará uma licitação exclusiva para recuperar as avenidas Castelo Branco e Laranjeiras. “Este pleito vem em boa hora, pois a reclamação das pessoas que trafegam por essas avenidas é grande. E elas têm razão, já que as vias estão deterioradas pela ação do tempo e pelas chuvas”, disse o prefeito.

O prefeito destacou que a gestão municipal continua fazendo sua parte e, na medida do possível, vem melhorando e recuperando as principais ruas do município. “Temos nos esforçado bastante para melhorar a infraestrutura da nossa cidade para assim podermos oferecer uma melhor qualidade de vida para a população de Santa Inês e para as milhares de pessoas que visitam a cidade diariamente”, diz Ribamar Alves.

Um comentário:

  1. Vi essa realidade de perto, inclusive acompanhando o prefeito Ribamar Alves e equipe em algumas incursões pelo interior. Só me resta parabenizar e falar da alegria de ver minha Cidade tratada com seriedade!

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.