5 de março de 2018

Governador entrega obras importantes para a cidade de Santa Inês e Região Tocantina

O governador Flávio Dino cumpre agenda, nesta sexta-feira (2), inaugurando e vistoriando obras nas áreas da saúde, educação e infraestrutura nos municípios de Santa Inês, Davinópolis e Imperatriz. No cronograma, que começa às 10h, entrega de escolas que foram totalmente recuperadas, assinatura de ordem de serviço para construção de uma Unidade de Terapia Intensiva pediátrica e sanção de leis que transformam em Patrimônio Imaterial eventos tradicionais da cultura, comércio e agropecuária de Imperatriz.

Prosseguindo com o programa de implantação das escolas técnicas em tempo integral no Maranhão, o governador entrega mais uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), abrindo a agenda institucional, em Santa Inês. “Dessa forma, o governo investe na educação ampliando a oferta de vagas aos estudantes que desejam obter uma formação técnica e ao mesmo tempo, possam cursar o ensino médio”, pontuou o reitor do IEMA, Jhonatan Almada.

O prédio conta com salas de aula amplas e refrigeradas, auditório para 200 pessoas e banheiros adaptados para receber alunos com deficiência. As reformas contemplaram ainda a adequação no refeitório, quadra poliesportiva com urbanização da área, instalação acústica do auditório, drenagem do ginásio e adequação de laboratórios. A solenidade de inauguração será na sede da unidade, na Rua Olho d’Água, bairro do Céu, em Santa Inês.

A rede IEMA conta com sete unidades plenas, localizadas nos municípios de São Luís, Axixá, Bacabeira, Pindaré Mirim, Coroatá, Timon e São José de Ribamar. Devem ser inauguradas ainda este ano, além de Santa Inês, unidades do Instituto em São Luís (área Itaqui-Bacanga), Matões, Brejo, Cururupu e Presidente Dutra.

A agenda segue com entrega de 12 títulos de propriedade de terra, sob coordenação do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Com a ação, o Governo do Estado dá continuidade ao programa de titulação fundiária garantindo moradia e promovendo o resgate da dignidade a milhares de famílias. Para muitas famílias este é o maior estímulo ao investimento nos imóveis.

O governador assina ordem de serviço para início das obras da Unidade de Terapia Intensiva Infantil no Hospital Macrorregional Thomás Martins, encerrando a agenda no município. A UTI pediátrica contará com 10 leitos, sendo um leito de isolamento, além de salas de apoio e sala da família. O hospital tem capacidade para cobrir mais de 200 mil pessoas da região com 26 consultórios clínicos, 26 pediátricos, 26 ortopédicos, 26 cirurgia-geral e 12 para UTI adulto. Mais de 400 funcionários e oito equipes médicas compõem o quadro do hospital com previsão de atender mais de 800 atendimentos por dia, entre consultas e exames.

Educação
O governador Flávio Dino e comitiva do governo seguem para o município de Davinópolis, onde a partir das 15h30, inaugura obras de reforma e adequação da Escola Francisco Alves II. A unidade ganhou telhado e piso novos, teve a parte hidráulica recuperada, foi construída sala para laboratório, janelas de madeira trocada por janelas de vidro, portas e grades trocadas. No pátio foi construída uma área de vivência, com bancos e arborização; banheiros todos reconstruídos ganharam louças novas e espelho e itens de acessibilidade a estudantes com deficiência. Todas as salas receberam aparelhos de ar condicionado, 25 no total. Além de ventiladores que serão instalados.

São oito salas de aula, construção de auditório, laboratório, secretaria, sala de professores. A unidade atende a quase 700 alunos. As obras tiveram investimentos de mais de R$ 870 mil. “A escola há trinta anos, desde a construção, nunca havia sido reformada. Na gestão Flávio Dino, que se mostra compromissada com a educação, estes estudantes passam a viver uma nova e melhor realidade”, enfatizou o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão.

A unidade foi contemplada ainda com dois kits esportivos, totalizando 204 itens para a prática de modalidades diversas. A solenidade será na Avenida Davi Alves Silva, Centro.

Região Tocantina
Em Imperatriz, a partir das 18h, o governador inicia agenda com visita à nova sede da Agência Metropolitana do Sudoeste Maranhense, localizada na Rua Itamar Guará, bairro Três Poderes. Criada ano passado, a pasta tem o objetivo de promover o desenvolvimento integrado de toda a região metropolitana de Imperatriz. Segue a agenda com a inauguração da Praça da Bíblia, com momento de bênção, realizado pela Associação de Pastores.

A praça foi construída há mais de 20 anos e desde então só recebeu alguns reparos paliativos. Por isso, a antiga estrutura estava bastante deteriorada e contava basicamente com quiosques, um palco e bancos, que estavam em situação de abandono. Com o investimento de quase R$ 1,5 milhão, a área foi totalmente revitalizada, passando a dispor de academia ao ar livre, parque infantil, palco coberto, estacionamento, um lago com cascata, quiosques e área de vivência. Outra novidade é que o ponto dos taxistas da Praça da Bíblia também foi reformado.

“É um importante cartão postal da cidade, que foi recuperado e agora é entregue à população para que possa fazer o devido uso, tendo aqui um espaço para a interação e o lazer”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto. O local é um dos principais pontos de lazer do Bacuri, uma das regiões mais populosas da cidade.

Na ocasião da entrega da praça, será sancionada as Leis que reconhecem como Patrimônios Culturais e Imateriais do Maranhão o Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) e a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). A solenidade será realizada na Rua Leôncio Pires Dourado, Bacuri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.