23 de julho de 2018

Pindaré - Engenho Central restaurado será entregue à população no próximo sábado, 28



Finalmente, a obra de restauração do Engenho Central de Pindaré foi concluída. Foram meses de trabalho árduo que envolveu uma equipe técnica especializada no assunto. O prédio foi restaurado e agora vai abrigar a unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). 

Você pode estar se perguntando se essa obra já não havia sido inaugurada. Pois bem, o governador Flávio Dino esteve na cidade no dia 4 de julho, para uma cerimônia de entrega, mas foi apenas simbólica. Os trabalhos ainda não estavam concluídos. 

Agora é oficial. O prefeito Henrique Salgado, representantes do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Governo do Estado do Maranhão convidam a população para a entrega do restaurado Engenho Central de Pindaré. A solenidade será realizada no próximo sábado, dia 28, a partir das 18h, lá mesmo no prédio (Avenida Elias Haickel).


Engenho Central como Unidade Vocacional do Iema


Pindaré já possui uma unidade plena do Iema funcionando adequadamente e agora a população poderá contar com uma unidade vocacional que funcionará no prédio restaurado. A nova unidade conta com seis salas de aula, laboratórios amplos e arejados, auditório para 154 lugares, biblioteca, salas administravas, banheiros e abrigará, também, manifestações culturais e exposições artísticas. A unidade vai oferecer os cursos de informática, patrimônio imaterial, inglês básico e guia de turismo.

Auditório do Engenho Central conta com 154 assentos

"Hoje temos a concretização de nossas demandas, de sonhos da nossa população. Pindaré-Mirim será desenvolvida dia após dia com esse instrumento de educação que muito nos orgulha”, enfatizou o prefeito Henrique Salgado.


Sobre o Engenho Central de Pindaré
Redação: Iphan
(Foto: Trip Advisor)
Construído à margem direita do rio Pindaré em terreno outrora pertencente à extinta colônia de São Pedro, habitada por índios Guajajaras, o Engenho Central da Pindaré-Mirim, ou Companhia Progresso Agrícola, foi criado pelo Decreto-Lei nº 7.811, de 31 de agosto de 1880. 

Todo o maquinário e aparelhagem necessários à sua instalação foram importados da Inglaterra pela quantia de 28$000 réis e executado pelo técnico Robert Collond, da firma inglesa Fawcet Preston & Cia. Nessa oportunidade é que foram fixados em solo maranhense os trilhos da primeira ferrovia do Estado. 
Em 1888, ainda por iniciativa da mesma empresa, é instalado em Pindaré o sistema de iluminação elétrica, conferindo ao município um pioneirismo no gênero em todo o Brasil – pois, somente em 1892 é que a cidade fluminense de Campos foi dotada de energia elétrica.
(Foto:Iphan)
O Engenho Central, um dos melhores do Brasil, possuía 500 carros de boi, 35 carroças, cerca de 50 casas de madeira, três léguas de terra apta à lavoura e 10 km de via férrea. Hoje, este secular monumento, com sua tradicional chaminé, seus paredões em alvenaria, seu teto laminado sobre custosa estrutura de ferro, é um dos últimos representantes do sistema de engenhos centrais instalados no Brasil durante o Império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.