11 de julho de 2012

Eleitor religioso desconfia da fé exagerada do candidato


     

O texto com o mesmo título deste post, escrito por Roldão Arruda, 
jornalista e repórter da editoria de política do Estadão, revela basicamente o que ocorre em grande parte dos municípios brasileiros neste período eleitoral. Candidatos ao cargo de prefeito passam a visitar um pouco mais os templos religiosos em busca de apoio. O problema é que, segundo Arruda, essa aproximação, quando exagerada, pode surtir efeito contrário ao desejado por quem quer ser prefeito ou, em alguns casos, continuar no cargo. 
Sirino Igreja.jpg  ribamar e pastores.jpg  Nono Fala de Deus.JPG 

Foto 1) Sirino e vice participam de culto da Assembléia de Deus, em Santa Inês.
Foto 2) Ribamar Alves com colegas deputados da Frente Parlamentar Evangelica no Congresso Nacional, na ocasião do convite feito ao pastor presidente da Assembléia de Deus de Santa Inês, Rayfran Batista, para ministrar culto na Câmara Federal.
Foto 3) Nono fala de Deus à multidão presente na convenção do PMDB/Santa Inês


O texto abaixo (do jornalista Roldão Arruda) sofreu algumas adaptações feitas pelo blog Notas do Daniel Aguiar. 
(Para ler o texto original clique aqui)

Todo político que pleiteia algum cargo executivo sabe hoje que não é aconselhável ignorar a força 
dos grupos religiosos conservadores. Nota-se, principalmente nos últimos dois meses, uma grande preocupação dos candidatos à Prefeitura de Santa Inês em se aproximar de líderes religiosos locais.

Não podemos afirmar aqui que Ribamar Alves (PSB), Nono (PMDB) e Sirino (PV) não frequentavam cultos e/ou missas antes do início da disputa, mesmo porque seria uma inverdade. O blog tem conhecimento de que os três candidatos já frequentavam templos religiosos. A questão aqui é o perigo do exagero.  

Alguns estudos indicam que excessos na desmonstração de fé mais atrapalham que ajudam.

Dias atrás, num encontro de feministas, em São Paulo, elas conheceram os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada no início deste ano, para verificar se o debate sobre aborto teria peso nas eleições municipais. Em linhas gerais, ficaram sabendo o seguinte: 


1) a questão pesa, sim, no debate para prefeito; 
2) qualquer candidato que defender o aborto perde voto; 
3) o candidato que se declarar contrário, ressalvando, porém, seus respeito às normas legais, que autorizam o aborto em caso de estupro, risco de vida para a mãe e anencefalia, tende a ganhar votos; 
4) aquele que se manifestar contra toda forma de aborto, até as autorizadas pelas leis, não perde nem ganha. Fica parado.

 
Esses resultados remetem diretamente a um longo e provocativo artigo publicado pelo sociólogo Flávio Pierucci na revista Novos Estudos, do Cebrap, em março de 2011. Professor da USP e especialista em questões envolvendo voto e religião, ele observou que, de fato, o voto religioso empurrou a eleição presidencial de 2010 para o segundo turno, prejudicando Dilma Rousseff (PT). Logo em seguida, porém, se transformou num estorvo para quem apostou nele.

Segundo Pierucci, verificou-se naquele pleito o chamado efeito fariseu, termo usado na sociologia política norte-americana desde 2006. Foi inventado por dois pesquisadores de disputas eleitorais, Larry Powell e Eduardo Neiva, ao analisarem o fracasso do republicano Roy Moore, candidato ao governo do Alabama. Constataram que, ao depositar todo o peso de sua campanha no apelo religioso, ele acabou exagerando. Pecou por excesso, apresentando-se como alguém extremamente religioso e justiceiro.

O eleitor conservador, de acordo com essa teoria, percebe quando alguém ultrapassa o limite do que é convencionalmente admissível e se afasta. O termo fariseu vem da parábola com a qual Jesus tipificou dois estilos de ser religioso, o fariseu, exagerado e orgulhoso de suas práticas, e o publicano, humilde e cabisbaixo.

Na avaliação de Pierucci, a campanha de José Serra (PSDB) também teria exagerado na apresentação dele como defensor de valores cristãos, na luta contra a ex-guerrilheira petista. Os assessores de campanha demoraram a perceber isso. E, em outubro, quando seus opositores decidiram atacá-lo utilizando a mesma arma, acusações relacionadas ao tema do aborto, ele estava numa posição excessivamente vulnerável, segundo o sociológo. E deu no que deu.

Duas observações finais: 1) A organização que fez a pesquisa apresentada às feministas não autorizou a divulgação de seu nome e de quem a solicitou. Também pediu sigilo em relação aos números, permitindo divulgar somente a tendência de comportamento do eleitor. 2) Antonio Flávio Pierucci morreu no dia 8 de junho, aos 67 anos, vítima de infarto. Além de notável pesquisador, durante anos foi para mim uma excelente fonte de consultas para reportagens sobre política e religião.

18 comentários:

  1. Vai começar a baixaria em 3, 2 , 1...

    ResponderExcluir
  2. Tem gente aí exagerando muuuitoooo!!! Tá achando q a gente é cego????

    ResponderExcluir
  3. O correto é os eleitores prestarem atenção.
    Por quê o candidato está no seu direito de ir e vir..
    Já vi algumas aberrações aqui em Santa Inês.
    Não vou falar pra evitar confusão.. Cansei de polêmica

    ResponderExcluir
  4. o pior e ver certos (pastores)////?? vendendo os votos dos irmaos por trocas de telhas e tijolos, e uma tristesa,mas que os mesmos se preparem para prestarem contas um dia com DEUS.

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa e verdade o Sirino ta tentanto ganhar voto dos evangelico pensando que fernando do ipiranga e o bambam na igreja Coitado do Fernando tem uma duvidosa crença. Pois muitos afirmam que o cara nunca muddou ainda vive pegando suas funcionarias. Nono e Maçonico e todos deve saber. na Propria biblia diz que devemos servi somente um senhor não devemos servi dois ao mesmo tempo so politica mesmo; mas estamos de olho. Ribamar pelo que vejo caros leitores e Daniel Aguiar o fato de o Pr Rayfran ser convidado não vejo nada demais logo que tudo indica que o sirino ganhou os votos da assembleia de Deus missão pois fernando e de lá e agora o sirino acompanhando.Vai entender a briga pelo poder né parceiro.Uma coisa tenho certeza ninguem pode enganar e nem brincar com Deus.

    ResponderExcluir
  6. e outra o convite de ribamar jà faz um tempinho que foi aprovado na camara. nao ta com carater eleitoreiro , ele sempre buca visibilidade para santa ines.

    ResponderExcluir
  7. qual o melhor buscar a deus ou buscar a macumba?pois bem se sirino está buscando a deus é porque ele confia e crer em deus,agora os outros candidatos buscam o outro lado problemas deles.se vcs não sabem sirino sempre foi cristão acredita em deus.

    ResponderExcluir
  8. o nosso pastor Rayfran Batista é um homem de Deus ele sabe o que é melhor pra nossa cidade,ele já mais iria apoiar um candidato maçom ou um candidato de dentro da macumba,ele sabe o que é melhor para Santa Inês é por isso que ele apoia Sirino para prefeito em Santa Inês,Sirino tá incomodando muita gente,mais Deus tá na frente,e quando Deus quer pode o inferno se abalar mais essa Deus já decretou que Santa Inês é do senhor Jesus

    ResponderExcluir
  9. NONO não é maçonico. Ele é católico. Procure ir a missa. Não vá apontando e julgando sem saber. Esse é o mal de alguns evangélico, se dissem salvos e condena os outros sem nem conhecerem a pessoa. Deus aprova essa sua atitude Evangelista?

    ResponderExcluir
  10. Quero deixar claro que não sou maçônico. Mas antes que a coisa esquente vou deixar claro que a Maçonaria não é uma religião. Três pré-requisitos para uma ideologia ser considerada religião: Garantir, Acreditar, Converter. As religiões garantem a salvação; acreditam em uma teologia específica e convertem os não fiéis. A Maçonaria não enquadra em nenhum dos três critérios. A internet esta ai pra explicar muita coisa. Não falem apenas o que você ouviu o outro dizer. A ignorância é uma doença contagiosa que às vezes, passa de pai para filho. Buscar conhecimento e entender um pouco mais das coisas não é pecado.

    ResponderExcluir
  11. Daniel, o Nono estava na marcha para Jesus com a mulher e a filha... Eu fiquei só olhando isso.
    Me responda: quem via o Nono em festa de crente ano passado? A mulher dele? e a filha principalmente?..
    Gente, que hipocrisia.... eu fico é besta com esses políticos aqui....
    Ribamar Sirino e Nono tenham mais respeito, ng aqui é palhaço... Façam a campanha de vcs e parem de aparecer em locais que nunca pisaram...

    ResponderExcluir
  12. Não se pode julgar os candidatos, e taxá-los de qualquer coisa apenas por frequentarem cultos religiosos, o que é um direito de todo e qualquer cidadão, se fosse assim,todos estariam na mesma, pois todos devem e precisam mesmo buscar o apoio de todas as denominações, pois o povo evangélico e religioso representa quase toda a população de Santa Ines!NÃO ME VENHAM FALAR MAL DE SIRINO,E A FAVOR DE RIBAMAR,OLHANDO FATOS DE UMA MESMA NATUREZA. ISSO É DISTORÇÃO DA REALIDADE, NÃO SOMOS BURROS!

    ResponderExcluir
  13. Evangelista meu irmão, no teu conceito, apenas uma coisa eh verdade, que Sirino está tentando se eleger com o voto dos evangelicos, sendo assim, vc afima que os outros dois candidatos ñ estão a fim de se eleger à custa do voto dessa classe de gente? Então tentando entender sua linha de raciocinio, as coisas foram postas pr vc nos seguintes:
    1- Sirino tenta se eleger com o voto dos evangelicos?
    2- Ribamar Alves ñ faz questão do voto dos evangelicos?
    3- Nono ñ faz questão do voto dos evangelicos?
    Partindo desse pré-suposto, como religioso(a)seria mais viavel apoiar quem tem humildade de buscar apoio cristão, do que sair correndo atrás de quem ñ tá nem aí!
    Uma coisa me deixou pensativa... Vc se escandaliza com buatarias sobre Fernando (candidato a vice) então mermão, vc morreria se puxasse os historicos do 15 e do 40? É cara, numa coisa eu concordo com vc, "ninguém pode enganar e nem brincar com Deus"!, inclusive vc, criticando quem se apega com Deus em um momento de dificldade, se o proprio Deus em suas escritras diz "buscareis e me achareis"!

    ResponderExcluir
  14. Uchoa.. Conta outra....
    PERSEGUICAO POLITICA???
    Vc e candidato a que mesmo?? Presidente??Governador?? Prefeito de Sao Luis???
    Amigo... Tenha um pouco de humildade em assumir a merda que vc fez....
    E fato...voce estava la, foi pego com Identidade falsa...
    Isso ninguem inventou amigo...

    Agora vir querer aplicar que alguem muito importante armou pra vc...para com isso... Vc nunca foi eleito e nem sabe se dessa vez sera...que importancia teria o Uchoa pra politica de Sao Luis??
    Para de ser menino e achar que aqui so tem idiotas....
    Mostre o seu carater assumindo que errou e que queria ajudar alguem..um amigo..um parente...sei la...
    Te conheco e sei do seu historico....vc nao e do mal...
    Mas fez uma grande besteira e nesse momento esta fazendo outra....
    Espero que repense e faca a coisa certa...
    Pense bem se continuar no erro seria a coisa certa a se fazer....
    Nossa cidade nao tem idiotas assim como vc ta pensando...
    Boa sorte no que vc esta fazendo...

    Ah se encontrar o coelhinho da pascoa porai...de minhas lembrancas.....contador de historias....

    ResponderExcluir
  15. Tá ruim pra Ribamar...Sirino correu para os evangélicos e Nono tem total apoio do Padre Ivo,oh coisa ridícula no meio do sermão o padre vim falar de política,só faltou dizer que Ribamar é o demônio em pessoa.

    ResponderExcluir
  16. Acho muita cara de pau,o candidato tirar fotos nos cultos da assembleia de Deus,colocar sua logomarca e depois postar no face,só faltou dizer assim : Olhem minha cara de santinho kkkkkkkkkkkkkkkkk...! Pelo amor de Deus,pessoas inteligentes e politizadas não caiem nessa!!!

    ResponderExcluir
  17. EI CIDADÃO DO BEM POSTOU COMENTÁRIO NA MATÉRIA ERRADA, VIU O QUE A INVEJA FAZ? EU VOTO 12312... Esse menino é honesto, batalhador, e essa minoria que o persegue é realmente porque não conseguiu o que queria da vida, mas também, não batalha p ter, não é? Inveja faz mal p coração e é uma doença contagiosa, DEUS me proteja disso e proteja Dr Uchôa e sua família.

    ResponderExcluir
  18. euacho que todos deveriam criar vergonha na cara e parar de estar envolvendo deus nessa politica suja e sem vergonha pois deeus não é igal a voces.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.