17 de julho de 2012

Santa Inês: Candidata Zuíla (PCdoB)





O Notas do Daniel Aguiar segue com a divulgação de perfis e propostas de candidatos a vereador de Santa Inês. Lembrando que serão divulgados apenas os textos e fotos enviados até o próximo dia 24 para o endereço eletrônico: danielaguiarpereira@gmail.com


Maria Zuíla de Sousa Silva ( Professora Zuíla - PCdoB)


Zuila
65123


Coragem e Renovação na Câmara Municipal 

Nasceu em 1.960, na cidade de Poção de Pedras, Maranhão. Estudante e dona de casa, não hesitou em participar dos movimentos sociais, políticos e econômicos em seu município e no Estado. Ainda em sua cidade de origem envolveu-se ativamente no combate ao regime militar e em defesa de unidades mistas de saúde para a população maranhense, participando na formação do Movimento Popular de Saúde e na luta pela Reforma Agrária. No Movimento Estudantil integrou a luta dos estudantes no Bloco Popular do MDB. Sua atuação política lhe custou o emprego.

Sua chegada em Santa Ines, em 1983, era aguardada por outros companheiros de luta e retoma o desafio na mobilização das organizações sociais, partidárias e comunitárias no processo de redemocratização do Brasil. Participa ativamente da campanha nacional de legalização do PC do B, partido no qual é filiada até hoje.

Participou ativamente nas lutas da população da cidade, tendo se destacado durante a Constituição de 88, na elaboração do ante-projeto A Mulher e as Leis Trabalhistas; em defesa das Delegacias Especializadas de Mulheres; no combate a violencia contra as mulheres, funda a União Popular de Mulheres de Santa Ines, presidindo a entidade e filiando-a à UBM nacional.

Compôs a comissão supra partidária para organizar os estudantes nos Grêmios Livres e em defesa da educação pública de qualidade para todos. Na luta pela terra e Reforma Agrária foi integrante da Comissão Municipal dos trabalhadores rurais que consolidou a desapropriação da fazenda Santa Maria – hoje Juçaral do Capistrano.

Como educadora prestou serviços nas escolas Comercial, Conceição Freire e Atuação. Funcionária pública municipal e estadual, mobiliza os educadores em defesa de seus direitos e organiza o Núcleo do Sinproesemma, hoje Delegacia Regional. Na UEMA, cursa Biologia e começa a mobilizar os acadêmicos do Vale do Pindaré para uma campanha em defesa de uma universidade para Santa Ines, movimento que se chamou Procadianos do Vale do Pindaré – Universidade, quero uma pra viver! Movimento exitoso, pois o CESSIN se tornou uma realidade na região, depois de muita pressão social e política.

Participa ativamente das lutas em defesa da educação pública, dos direitos e valorização dos educadores, na defesa do Piso Nacional, do Plano de Cargos Carreira e Salários da rede municipal, implementação da titulação como forma de valorizar o processo de capacitação permanente dos educadores. Sua luta é reconhecida e recebe da Câmara de Vereadores o título de Cidadã de Santa Ines.

Na luta pelo plano de Carreiras dos educadores do município, se depara com dois grandes desafios: Fazer com que os vereadores assumissem o compromisso de defender a educação e os educadores e que a política de segregação desse espaço ao coletivo, sem partidarização. Isso ocorreu graças a um grande esforço e competencia política da Comissão de Negociação naquele momento da encruzilhada – o projeto foi aprovado.

Assim, uma sindicalista ligada no seu tempo, se lança a mais um desafio – a batalha eleitoral, espaço privilegiado, das lutas do povo e das grandes conquistas, que precisamos ocupar. E é forjada na luta que hoje, Zuila, pede seu voto e seu apoio para fazer a diferença na Câmara Municipal. Em defesa:

1. Da educação publica de qualidade e valorização dos educadores; da elaboração de um plano municipal de educação com amplo debate na sociedade civil organizada;

2. Garantia da capacitação de mulheres para o mercado de trabalho, na faixa de 16 a 64 anos, principais responsáveis pelo orçamento familiar;

3. Da regionalização do atendimento à saúde do funcionalismo público e o fortalecimento do CEREST(Centro de Referencia da Saúde do Trabalhador) junto ao município sentinela;

4. Sensibilização e mobilização de pessoas e instituições para, juntos, criarmos espaços de participação que valorizem a qualidade de vida e do meio ambiente;

5. Das incubadoras de projetos produtivos, econômicos, sociais, culturais, científicos e tecnológicos possibilitando a formação de jovens e adultos, no que se refere ao processo de maturação de projetos de negócios e de práticas e experimentação de idéias, desde a gestão, produção até a comercialização;

6. Lutar pelo saneamento básico e urbanização das ruas, garantindo a acessibilidade aos cidadãos especiais.

E vamos à luta.

8 comentários:

  1. parabéns !!! ela merece ser eleita.
    essa sim é politizada.

    ResponderExcluir
  2. Quando há interesse pessoal .quem perde é a população.Pode até ser eleita mas não vai ser uma boa vereadora.pq enquanto presedente do Sinprosema não consegui nada.consegui sim mais sindiucalizado.

    ResponderExcluir
  3. MUITO PREPARADA!!!! E DO LADO DA LIBERDADE DE SANTA INÊS OOOOOOOO DR.RIBAMARRRRRRRRRRRR

    ResponderExcluir
  4. Sou pai de alunos que estudam na rede publica de ensino, mas que por varias vezes voltam para casa mais cedo pelo motivo do professor não comparecer em sala de aula. Gostaria de pedir para a professora se eleita combater esse péssimo exemplo e que nossos professores não lutem apenas por salário, mas que cumpram a obrigação de comparecerem em sala de aula.

    ResponderExcluir
  5. Muito preparada, e uma defensora da educação pública de qualidade, com boas propostas...Tem meu voto!!

    ResponderExcluir
  6. mulher de fibra. parabéns pelo trabalho. Tem meu voto!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o comentário aí em cima,esta senhora usa o sindicato como trampolim há muito tempo.Serviço prestado que é bom mesmo...nada!!!!

    ResponderExcluir
  8. QUEM NÃO CONHECE OS ANSEIOS DA CATEGORIA JULGA..ACHO JUSTO..MAS EXPERIMENTEM TRABALHAR 40HRS SEMANAIS PARA NÃO RECEBER ABSOLUTAMENTE NADA, TODA A CLASSE TRABALHADORA MERECE RESPEITO. E O Q TEM ACONTECIDO EM TODO O ESTADO É A DEPRECIAÇÃO DOS GOVERNANTES. EM TODAS AS ÁREAS..NÃO SÓ NA EDUCAÇÃO..ACHEI HILÁRIO A FRASE: "USA O SINDICATO COMO TRAMPOLIM" - PRA ONDE MESMO..? A DEFESA DA CATEGORIA ESTÁ NO ÂMBITO NACIONAL, NÃO REGIONAL.. SE NÃO ESTÁ TENDO AULA..CONSULTEM O GOVERNO E COBREM DELE RESPOSTAS. AS LUTAS NÃO SÓ POR SALARIO DIGNO, TEM VÁRIOS OUTROS PROBLEMAS...LEIAM AS PAUTAS DE REIVINDICAÇÃO DE TODOS QUE ENTRAM EM GREVE. AI SIM A POPULAÇÃO TERÁ RESPOSTAS CLARAS.. SE ESTÁ TÃO BOM...PRQ TA TODO MUNDO ENTRANDO EM GREVE EM NOSSO ESTADO.? INFORMAÇÃO É A CHAVE PARA TODAS AS QUESTÕES.

    ELA TERÁ O MEU VOTO, OU NÃO.. A CLASSE TRABALHADORA MERECE RESPEITO..

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.