21 de março de 2014

Opinião: Nem toda unanimidade é burra


OPINIÃO
Pode ter sido qualquer coisa, menos burrice o que ocorreu durante a votação antecipada para eleição da nova mesa diretora da Câmara de vereadores de Pindaré-Mirim, nesta sexta-feira, 21. Judite Maria (PMDB) foi eleita presidente da casa legislativa contando com os votos de todos os parlamentares da situação e dos oposicionistas.

A princípio, parece burrice e, neste caso, a frase do grande Nelson Rodrigues -"Toda unanimidade é burra"- cairia como uma luva. Mas, não é bem assim. 

Judite Maria é ferrenha defessora do atual prefeito, Walber Furtado. Ela e mais 6 vereadores fazem parte da base governista na Câmara de Vereadores de Pindaré. Os opositores perdem por um, em número. Ao todo são 13 vereadores naquela casa.

Por que será, então, que os opositores se quer formaram um chapa para concorrer ao cargo? Pois bem. De acordo com matéria publicada no Blog do JP (veja aqui), o líder da oposição na câmara, vereador Edinho (PSDC) disse o seguinte: “Tentamos de todas as formas lançar uma candidatura própria, mas o problema é que não temos maioria. Será sempre 7 votos do governo, contra 6 nossos". Era melhor ter ficado calado, vereador. Que oposição é essa? Aliás, que justificativa medonha é essa? O vereador, que é meu amigo, não vai gostar, mas vai concordar comigo porque costuma ser sensato. 

Quando Edinho diz o que disse ele está sendo muito claro: a oposição em Pindaré é um mero enfeite de geladeira. Sim, porque se a liderança oposicionista assume a derrota antes da luta, naturalmente, carimba a sua incapacidade de legislar a favor do povo. 

Partindo dessa linha de raciocínio do líder logo se imagina os liderados: - Não... a gente não vai discordar desse projeto do prefeito porque não adianta, a gente é minoria. O que? A população tá reclamando das estradas intrafegáveis da zona rural? Ah! não podemos fazer nada eles são maioria. Eles sempre vencem e a gente sempre perde etc e tal. 

Isso é inconcebível. Recuso-me a acreditar que a oposição em Pindaré é isso aí... um monte de nada. Prefiro crer que os votos foram comprados a ter que admitir tamanha covardia.

Conheço a trajetória política do líder da oposição e de alguns dos demais oposicionistas. Sei do potencial de cada um, como também acredito que podem fazer bem mais pelo Pindaré. Este, diga-se de passagem, precisa mais do que nunca de uma oposição firme e valente. O povo não precisa e não aceita omissos. 
E, antes de uma interpretação equivocada, o erro não foi ter eleito Judite.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.