19 de março de 2014

Comunidades isoladas em Pindaré-Mirim



A situação não está fácil para quem mora na zona rural de Pindaré-Mirim. Estradas vicinais que ligam povoados à BR-222 foram cortadas pelas chuvas e os moradores reclamam de isolamento. Dezenas de crianças estão impedidas de ir à escola porque não podem sair dos povoados ou os professores, que são de outras localidades, não conseguem entrar nas comunidades isoladas. O caso foi noticiado esta semana pela TV Mirante ( Assista ao vídeo aqui).



Próximo ao Barro Filo um bueiro rompeu-se depois de fortes chuvas que atingiram a região há pouco mais de uma semana. Na tentativa de impedir o isolamento total da população, os próprios moradores improvisaram um aterro, mas não resolveu muito.


Pior é a situação da estrada 3km depois do Barro Filo, no trecho que dá acesso ao povoado Mucuri. Uma cratera medindo cerca de 10 metros de largura e 5 de profundidade interrompeu completamente o tráfego de veículos no local. Algumas pessoas ainda se arriscam a passar por uma passarela, também improvisada por moradores, desta vez com galho de árvore. O risco de cair é iminente. Apenas uma pessoa por vez pode passar. Os mais idosos preferem não arriscar e passam por dentro do córrego.


Nos povoados Morada Nova e Colônia Pimentel, a situação não é muito diferente, como mostram as fotos publicadas no Blog do JP:

Cratera ameaça isolar o povoado Morada Nova

Moradores da Colônia Pimentel tentam recuperar trecho destruído da estrada
A Secretaria de Obras de Pindaré disse que nos próximos dias vai fazer um paleativo no locais. Mas, a promessa de uma solução definitiva somente depois do período de chuvas.

Já os moradores do povoado Areias comemoram o início das obras de recuperação da estrada que liga a comunidade à sede do município de Pindaré. Vale ressaltar que a obra é do Governo do Estado atendendo a um projeto do vereador Márcio (PCdoB) em parceria com a Associação de Moradores do Boi Montado.



Informações e fotos/Reprodução: TV Mirante e Blog do JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.