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Santa Inês e mais 29 municípios maranhenses terão Núcleo de Ensino Integral

18 de dezembro de 2015

O Maranhão terá 30 Núcleos de Ensino Médio Integral. Na primeira fase, serão 10 unidades que funcionarão como centros de apoio para todas as escolas da região onde serão instaladas, e irá retirar o estado da lista de unidades da Federação que não oferecem centros de ensino de tempo integral.


O processo de licitação para a construção está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Comissão Central Permanente de Licitação (CCL) do Governo do Maranhão. Nesta primeira etapa do programa, os municípios de Timon, Santa Luzia, Santa Inês, Zé Doca, Vargem Grande, São João dos Patos, Caxias, Codó, Açailândia e Viana serão beneficiados.

Dentro deste inédito programa do Governo, mais 20 municípios ainda serão contemplados com as estruturas. Até 2016, serão investidos mais de R$ 150 milhões na construção dos núcleos e em programas de formação e capacitação dos professores.

Os Núcleos de Ensino Integral funcionarão como centro de apoio: um lugar onde os alunos poderão estudar, fazer pesquisas, ter espaços para o esporte e lazer, além de desenvolver atividades nos turnos contrários. Também poderão aprimorar talentos, desenvolver novas habilidades e consolidar os conteúdos mediados pelos professores em sala de aula.

Fortalecimento do currículo
A proposta dos núcleos é fortalecer uma única matriz curricular para todo o estado e permitir que os alunos do Ensino Médio tenham, além da escola, um espaço para desenvolver habilidades paralelas ao ensino tradicional.

“A construção dos núcleos é um compromisso do governo Flávio Dino dentro das diretrizes do Ensino Médio em Tempo Integral do programa Escola Digna que, articulado aos demais eixos, tem a função de garantir as ações que fortalecem a política curricular e de gestão participativa”, destaca a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.

A projeção é de que cada Núcleo atenda aproximadamente cinco mil estudantes. As estruturas terão seis salas temáticas; uma quadra; um auditório; uma biblioteca; quatro laboratórios, sendo: um de Química/Biologia/Física, um de Robótica, um de Informática e m de Matemática; uma sala de Artes, uma sala de Idiomas, duas salas de descanso para os professores, uma sala de descanso para os alunos; um ambulatório, banheiros, sala de professores, almoxarifado e sala de direção.

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