29 de outubro de 2012

CESSIN/UEMA realiza festival de poesia em Santa Inês









(Imagem/Internet)
Por David Morais

Com o objetivo de promover e dar visibilidade à produção poética local o CESSIN-UEMA divulga a abertura de inscrições para o I Festival de Poesia. As inscrições podem ser feitas no período de 24 de setembro a 31 de outubro no CESSIN (Vila Militar) das 14h às 17h mediante entrega de um quilo de alimento não-perecível. A final do festival, com os poemas selecionados, ocorrerá no dia 22 de novembro deste ano.

I Festival de Poesia do CESSIN-UEMA

Regulamento

1. DO TEMA: 

Tema livre

2. DO OBJETIVO:

Incentivar a produção poética dos estudantes do CESSIN/UEMA e da comunidade de Santa Inês em geral.

3. DA PARTICIPAÇÃO:

3.1 O festival é aberto a estudantes e funcionários do CESSIN (exceto aos membros participantes da organização, aplicação e julgamento deste festival) bem como à comunidade extra-acadêmica.

3.2 Cada participante poderá se inscrever com apenas um poema.

4. DO POEMA:

4.1. O poema deverá ser inédito e escrito em língua portuguesa, impresso em papel A4 branco, fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12.

4.2 O poema deverá ser escrito por apenas um autor.

5. DA IDENTIFICAÇÃO

5.1 No canto inferior direito deverá constar o pseudônimo do autor.

5.2 A folha do poema não deverá conter qualquer outro tipo de identificação.

6. DA INSCRIÇÃO

6.1 As inscrições com entrega dos poemas serão aceitas a partir de 24 de setembro até o dia 31 de outubro de 2012, nos seguintes locais e horários: secretaria do CESSIN/UEMA (localizado na rua 04 , número 54, Conjunto da CVRD, Bairro Vila Militar – Santa Inês) das 9h às 11h e das 14h às 16h.
6.2 Não serão aceitos poemas entregues fora do prazo, exceto se houver alteração nas datas estipuladas, o que será devidamente divulgado pela comissão organizadora do festival por meio de avisos fixados nos murais do CESSIN/UEMA.
6.3 O valor da inscrição é um quilo de alimento não perecível que será destinado a uma instituição local.
6.4 No ato da entrega do poema (que deverá ser impresso em 3 vias), o participante preencherá uma ficha de inscrição com seus dados de identificação e seu pseudônimo. É imprescindível que o pseudônimo informado na ficha de inscrição seja o mesmo que apareça nas folhas entregues no ato da inscrição.
6.5 O participante deverá enviar, também, uma versão em arquivo do seu poema (assinado apenas com o pseudônimo) para o e-mail: poesiacessin@yahoo.com.br

7. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

7.1 Os trabalhos serão avaliados anonimamente.
7.2 Serão automaticamente desclassificados os trabalhos que caracterizarem cópia ou plágio.
7.3 Serão observados os seguintes quesitos:
- criatividade;
- correção gramatical (exceto em casos de licença poética);
- recursos e procedimentos específicos da linguagem poética.

8. DA PREMIAÇÃO

8.1 O I festival de Poesia CESSIN/UEMA concederá certificado de reconhecimento do mérito literário a todos os poemas finalistas e premiará os três primeiros colocados com premiação ainda a ser divulgada pela organização do evento;
8.2 Receberão certificado de participação os intérpretes dos poemas finalistas.

9. DA COMISSÃO JULGADORA

9.1 A comissão julgadora será composta por profissionais da área de Letras e/ou por pessoas com reconhecida atuação no campo da poesia;
9.2 A comissão organizadora avaliará os poemas apresentados e os casos omissos deste regulamento.

10. DAS ETAPAS DO FESTIVAL

10.1 O I Festival de Poesia CESSIN/UEMA ocorrerá em duas etapas. Na primeira delas a comissão julgadora selecionará, entre todos os poemas inscritos, de cinco a dez poemas que participarão da final.
10.2 A final do Festival de Poesia CESSIN/UEMA ocorrerá na noite do dia 22 de novembro na área externa do CESSIN. Os poemas classificados poderão ser apresentados pelo próprio autor ou por intérprete(s) por ele indicado(s) uma hora antes da apresentação, no local do evento.
10.3 A comissão julgadora elegerá o vencedor do I Festival de Poesia CESSIN/UEMA tendo em vista o mérito estritamente literário. Isso significa que a forma de apresentação do poema não terá qualquer influência no julgamento do mesmo.
10.4 Os três poemas vencedores serão anunciados no encerramento do evento.

Santa Inês 22 de agosto de 2012.

Comissão organizadora

Prof.ªEsp. Maria José Leie Lima
Prof. Dr. Rafael Campos Quevedo
Prof.ª Esp. Silmara dos Anjos Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.