20 de maio de 2013

Alto Alegre do Pindaré realiza II Conferência de Cultura

A Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizou na última quinta-feira (16), a II Conferência Municipal de Cultura que, este ano, teve como tema "Desafios do Sistema Nacional de Cultura".

O evento teve início às 9h, no Teatro Municipal, e contou com a presença da Secretária Municipal de Cultura, Verônica Fagundes; dos secretários das pastas de Educação e Assistência Social, Irmão Zé e Edna Barros, respectivamente; dos vereadores Seu Ray e Rivaldo Santos; do Secretário de Cultura do Município de Santa Inês, José Carlos Daffé; do Diretor de Cultura de Santa Inês, Joaci; além de representantes do poder público e sociedade civil, dentre eles, diversos segmentos culturais que, durante oito horas de amplo debate, definiram as diretrizes e metas a serem alcançadas no decorrer dos próximos anos, como forma de consolidar e avançar nas políticas públicas voltadas para o setor de cultura.

É válido ressaltar que, pela primeira vez, a população indígena da Aldeia Guajajara teve seu espaço garantido no evento, com direito a voz e voto e sendo eleita delegada, por aclamação, a Cacique Marcilene Guajajara.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Assessor Técnico da Secretaria Estadual da Cultura do Maranhão, Jeová França que, com uma rica explanação sobre os eixos temáticos, abrilhantou a Conferência. Os eixos foram: Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento, nos quais os participantes puderam debater, trocar ideias e propor políticas públicas.

Após a apreciação e deliberação das propostas discutidas pelos grupos, que foram posteriormente submetidas à plenária final, procedeu-se à eleição dos delegados e seus respectivos suplentes, que representarão o Município na Conferência Estadual da Cultura a ser realizada no segundo semestre deste ano, na Capital do Estado.

Os delegados escolhidos foram:
1 - Marcilene Guajajra (Delegada);
2 - Francisco Cavalcante (Delegado);
3 - Anderson Bergê (Delegado);
4 - Rosilene (Suplente);
5 - Edilene (Suplente); e
6 - Jorge Pacheco (Suplente).

Clique AQUI para ver as propostas aprovadas na Conferência.
Mais fotos do evento você confere no Blog do Alto

(Informações e fotos do Blog do Alto)

Um comentário:

  1. A conferencia foi muito boa.
    Os debates e o palestrante veio nos fortalecer ainda mais.
    Secretaria e Secretária de parabéns.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.