8 de maio de 2013

Santa Inês sediará Conferência Regional de Meio Ambiente

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) deu início, nesta quarta-feira (8), no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em Chapadinha, a primeira das 11 Conferências Regionais de Meio Ambiente que serão realizadas este ano no Maranhão.

Autoridades que presidiram a abertura da Conferência Regional de Meio Ambiente em Chapadinha (Foto:Divulgação)
Santa Inês sediará uma das etapas preparatórias para a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente no dia 4 de junho deste ano. Dezenas de municípios da região devem participar do evento.
Em Chapadinha, cerca de 200 pessoas participaram da conferência. Representantes de 19 municípios foram convidados, mas só mandaram representantes os municípios de Afonso Cunha, Anapurus, Araioses, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Coelho Neto, Duque Bacelar, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo e Urbano Santos. Água Doce do Maranhão, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão e Tutóia não enviaram representantes.
A secretária-adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lorena Sabóia, explicou a dinâmica dos trabalhos e ressaltou a importância do evento. “O poder público não é o único responsável pelo êxito da política de gestão de resíduos sólidos, mas assume a função primordial de promover e liderar o diálogo. A Conferência Estadual do Meio Ambiente, em sua quarta edição, nasceu com esse espírito dialógico e propositivo, com a compreensão do papel de todos nesse processo. O Estado do Maranhão já deu um passo importante ao elaborar, de forma participativa e democrática com a sociedade, seu Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos”, destacou.
O evento será encerrado com a escolha dos delegados que participarão da Conferência Estadual de Meio Ambiente em São Luís. Tanto em Chapadinha quanto nas demais conferências regionais o tema dos debates é “Gestão de Resíduos Sólidos” e os sub-eixos Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda. Este também é o tema central da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que será realizada, em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro.

Conferências regionais

Outras 10 Conferências Regionais serão realizadas até o dia 5 de julho. Cada uma delas reunirá um grupo de municípios. A próxima Conferência Regional de Meio Ambiente será realizada, sexta-feira (10), em Itapecuru-Mirim, no espaço Henrique’s Eventos, localizado na Rua Santa Cruz, nº 5 – bairro Malvinas, a partir das 7h30.

A expectativa é de as Conferências Regionais no Maranhão mobilizem representantes de segmentos sociais de diversos municípios, entre membros de organizações não governamentais, movimentos sociais, entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, representantes dos poderes executivos, legislativos e judiciários.

Os outros municípios sede das etapas preparatórias para a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente são Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São José de Ribamar.


Calendário das 11 Conferências Regionais do Meio Ambiente

MUNICÍPIOSDATA
Chapadinha
08 de maio
Itapecuru Mirim
10 de maio
Barra do Corda
22 de maio
Presidente Dutra
24 de maio
Santa Inês
04 de junho
Bacabal
06 de junho
Caxias
08 de junho
Balsas
18 de junho
Imperatriz
21 de junho
Pinheiro
03 de julho
São José de Ribamar
05 de julho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.