28 de maio de 2013

Prefeitos e deputados discutem problemas enfrentados por comunidades cortadas pela ferrovia Carajás

Pelo menos de 20 prefeitos maranhenses, deputados e representantes da sociedade civil organizada participam de reunião na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (28) para tratar sobre os impactos nas comunidades do corredor da ferrovia da mineradora Vale.

Atemir Botelho

O encontro está previsto para começar as 16h. De acordo com o prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atemir Botelho, a Vale deixa 90% dos impostos no estado vizinho, Pará, onde explora riquezas naturais. No Maranhão ficam apenas "os problemas, as mortes, o barulho, o impedimento de ir e vir, as rachaduras e outros impactos sociais, econômicos e ambientais. Isso não VALE".

Representantes da mineradora também estão sendo aguardados para o diálogo que promete ser franco e decisivo. Mas, ao que tudo indica, ninguém da Vale vai aparecer. "A VALE S.A tenta desarticular a audiência dos prefeitos, deputados e sociedade organizada de HOJE na assembléia; encaminhou um oficio HOJE a assembléia pedindo o adiamento; nós prefeitos não vamos recuar; A VALE S.A sempre se esquivou de suas responsabilidades, principalmente menosprezando o povo maranhense!!Nós prefeitos, representantes do povo estaremos lá na hora marcada As 16:00h; Com ou SEM VALE a audiência vai acontecer!!", assegurou Atemir Botelho, por meio do Facebook, nesta terça.

Atemir faz parte da diretoria do recém-criado Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFC). O Consórcio tem, entre os focos e metas, o recolhimento de tributos municipais, pagamento de compensações socioeconômicas e ambientais, contribuição para o Fundo de Desenvolvimento Municipal – FDM (a ser criado em todos os municípios consorciados) e contribuição para o Fundo de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana – FDMU (a ser criado em São Luís). Por meio do COMEFC será possível a constituição de Planos Diretores Municipais eficientes e eficazes que trarão como consequência a realização de ações estruturantes para a melhoria do IDH-M desses municípios.

Os municípios que participam do COMEFC são: Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, São Luís, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios e Vitória do Mearim.
Diretoria do COMEFC eleita por aclamação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.