17 de março de 2014

Notas Rápidas... 17/03/2014




Sobre Obras e Chuvas
O caos nas ruas e avenidas de Santa Inês pode até ser novidade para quem não conhece a cidade. Quem mora aqui já pisou na lama pelo menos uma vez nesta segunda-feira, 17. O assunto lidera o ranking de reclamações direcionadas ao prefeito Ribamar Alves. E, sejamos francos, seria bem mais fácil e rápido enumerar os logradouros ainda trafegáveis do que fazer um listão "a perder de vista" de ruas e avenidas esburacadas. E olha que o tema aqui limita-se à zona urbana. As estradas dos povoados serão tema para outra postagem.

Pois bem, vamos um passo de cada vez. Primeiro, obras e chuvas nunca formaram um par perfeito. Prova disso foi a tentativa frustrada de recuperar a Rua da Pedra Branca, há poucos dias. Ribamar anunciou a recuperação e o assunto repercutiu bem. Máquinas e operários foram ao local e iniciaram os trabalhos. Aí veio a chuva. O serviço parou e o que havia sido feito escorreu por onde seriam as sarjetas da Pedra Branca. No dia seguinte a obra foi retomada. São Pedro deu as caras novamente e a enxurrada arrastou mais dinheiro público pela avenida. O prefeito zangou-se - e com razão. Agora a obra só será retomada quando as chuvas derem um tempinho. E olha que nem a terraplanagem havia sido concluída a contento.

Outra agravante que pesa em desfavor de Ribamar Alves: prometeu demais e agora tá suando para cumprir. A oposição não perdoa. Isso é fato!
É fato também que as chuvas destruíram todo o asfalto colocado pelo ex-prefeito, Roberth Bringel, em 8 anos de governo. Ribamar precisa recuperar tudo e pavimentar as vias outrora não contempladas em 1/4 desse tempo. Ou faz isso ou será tachado de incompetente por uns e outros.


E as perspectivas não são das melhores. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) caiu vertiginosamente. Só para efeito de informação, Santa Inês recebe atualmente quase três vezes menos do que o município recebia em anos anteriores. E esse problema não é somente de Santa Inês. 


Em maio, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios vai congregar os prefeitos e vereadores e unir em uma única voz as reivindicações dos gestores ao governo federal. Uma delas é o aumento do FPM.


Seria bom se pudesse contar com o governo do Estado. Seria. Por ser oposição, Alves não encabeça a lista dos queridinhos de Roseana Sarney.

Apesar das óbvias dificuldades, o prefeito reafirma que vai cumprir os compromissos firmados com a população. 

Não há milagres na coisa pública. Mas, caro prefeito, você foi eleito pelo povo que confiou a você a chave do município. É difícil? Você sabia que não seria fácil. Então faça valer o cada um dos 18. 515 votos. 


Ministério Público trabalhando

Depois do prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, de mais 15 vereadores entrarem na mira do Ministério Público, agora é a vez do ex-gestor de Santa Inês, Roberth Bringel  ser acionado pelo MP por improbidade administrativa.


Contra Bringel pesam o pagamento de precatório judicial sem autorização em lei, no valor de R$ 99.799,83, o que motivou a desaprovação da prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2006 e a manutenção de contrato de arrendamento de serviços de saúde no valor de R$ 39,8 mil com a empresa M.M Bringel e Filhos LTDA, que tem como um sócios o próprio ex-prefeito. (veja matéria completa aqui)


Em termo aditivo celebrado em novembro de 2005, a empresa passou a ser representada pela esposa de Bringel, Vianey Bringel, infringindo o art. 9º da Lei 8.666/93 (Lei de Licitações), que institui normas para licitações e contratos da administração Pública.



Levou, mas não pagou?
É crescente em Santa Inês o burburinho sobre o recolhimento abrupto de veículos alugados pela prefeitura, por falta de pagamento. O suposto acordo do Município com uma empresa paraense de locação de veículos não teria sido cumprido e um punhado de homens veio à prefeitura tomar os carros nesse fim de semana.

"Teste da linguinha"
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta semana projeto de lei de autoria da deputada Vianey Bringel (PMDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade, no Estado do Maranhão, da realização do exame denominado “teste da linguinha”. o projeto será encaminhado pela Mesa Diretora à sanção da governadora do Estado do Maranhão.

Segundo o projeto de lei aprovado, o “teste da linguinha” deve ser realizado por pediatra ou por outro profissional da saúde devidamente capacitado, de forma gratuita, em todos os recém-nascidos nos hospitais e maternidades do Estado do Maranhão, antes de ser concedida alta médica para liberação do recém-nascido.

Santa Inês, 47 anos de emancipação política
Um dia repleto de atividades marcou as comemorações dos 47 anos de emancipação política do município de Santa Inês. A data é comemorada em 14 de março.

A Prefeitura preparou uma vasta programação, que teve início pela manhã, com um passeio pelas ruas da cidade e a bandinha entoando o hino municipal.

Em seguida, uma Missa em Ação de Graças foi celebrada na Igreja Matriz de Santa Inês. A programação seguiu com o prefeito de Santa Inês, José de Ribamar Costa Alves, fazendo o corte do bolo com 47 metros de comprimento.

Uma sessão especial na Câmara de Vereadores também homenageou os 47 anos do município de Santa Inês. O prefeito Ribamar Alves usou a tribuna da Casa Legislativa para um discurso emocionado, onde falou das realizações e projetos para seu mandato.

A programação teve ainda uma corrida pelas ruas da cidade; gincana escolar; apresentação de grupos de capoeira; danças; a presença da Unidade Móvel de Saúde da Mulher.

À tarde, o prefeito Ribamar Alves e comitiva estiveram no Bairro Pequizeiro, onde inauguraram o poço artesiano daquela localidade. De lá, a caravana se dirigiu ao distrito industrial para o lançamento da pedra fundamental das obras da primeira empresa que irá se instalar no local.

Ainda seguindo a programação dos 47 anos de Santa Inês, o prefeito esteve no Bairro Jardim Brasília, onde inaugurou as obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde. À noite, um Culto em Ação de Graças encerrou as festividades alusivas ao aniversário da cidade. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês)

Coleta de lixo

Responsáveis pela coleta de lixo no município de Santa Inês curtiram o feriadão e esqueceram que limpeza pública é serviço essencial, é saúde. Depois de muita reclamação, o veículo passou hoje pelo bairro Sabbak e os servidores tiveram trabalho para coletar o lixo acumulado. "O mau cheiro poderia ser sentido lá do outro lado da cidade", disse uma moradora da Rua Venceslau Brás, revoltada.


Sisutec
Começou nesta segunda-feira (17) a inscrição no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que irá selecionar candidatos que já concluíram o ensino médio para vagas em cursos técnicos subsequentes. A inscrição feita pelo site do Sisutec vai até o dia 21 de março e os cursos são gratuitos.

O Instituto Federal do Maranhão (Ifma) irá oferecer 500 vagas distribuídas em oito campi. Pode participar do Sisutec, o candidato que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e obteve nota acima de zero na prova de redação.

Santa Inês oferece 40 vagas para o curso de Meio Ambiente.

Campus Buriticupu:
Curso técnico em agronegócio- 40 vagas
Curso técnico em informática- 40 vagas

Campus Caxias:
Curso técnico em agronegócio- 40 vagas

Campus Imperatriz:
Curso técnico em rede de computadores – 40 vagas

Campus Pinheiro:
Curso técnico em logística- 40 vagas
Curso técnico em secretaria escola- 40 vagas

Campus Santa Inês:
Curso técnico em meio ambiente- 40 vagas

Campus São João dos Patos:
Curso técnico em agroecologia- 30 vagas
Curso técnico em logística- 40 vagas
Campus São Luis - Maracanã:
Curso técnico em agroindústria- 40 vagas
Curso técnico em agropecuária- 40 vagas
Curso técnico em meio ambiente- 40 vagas

Campus Zé Doca:
Curso técnico em artesanato- 30 vagas




8 comentários:

  1. CARA O PREFEITO DE SANTA INÊS NÃO É NENHUM HERÓI MAS PELO MENOS SE VIRA NOS 30. QUERIA VER OS MORADORES DE SANTA INÊS MORANDO AQUI EM TUFILANDIA. O PREFEITO NETO NÃO FAZ NENHUM ESFORÇO PARA AJUDAR O POVO.

    ResponderExcluir
  2. Na Cohab o carro de lixo passa um dia sim e 8 não. A gente tá jogando o lixo na BR porque o carro não passa. Outras pessoas estão queimando os seus lixos no quintal e faz uma fumacera preta que incomoda muito as crianças.

    ResponderExcluir
  3. Do interventor que era pai do Ribamar até os dias de hoje não passou um prefeito que prestasse pela prefeitura de Santa Inês. Será que a culpa é de todos os prefeitos ou o povo é burro e vota só em quem não presta? Graças a Deus eu fui embora dessa cidade e fico só acompanhando pela net com tristeza as mazelas desse lugar.

    ResponderExcluir
  4. UUUUIIIIIII PAGA OS HOME PREFEITO VEACO SE, NÃO DAQUI UNS DIA VAI TODO MUNDO TRABALHAR DE PÉ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. PIOR QUE FIZERÃO UMA VAQUINHA NA HORA, PARA OS VENCEDORES DA MARATONA, O ATLETA FOI ENTREVISTADO E DISSE TUDO, CADE A VERBA DO ESPORTE, TÁ NO BOLSO DOS MALAS!!!

    ResponderExcluir
  6. Licitacoes vem, licitacoes vao. Se a empresa do Para perdeu a licitacao sinal de q outra com preco melhor deve ter ganhado!

    ResponderExcluir
  7. Será que Ribamala vai pagar esse bolo da festa de Sta Inês......KKKKK,, mas uma de Ribamala....se Liga Povo.....

    ResponderExcluir
  8. Caro Jornalista, você precisa informar-se melhor antes de ventilar matérias. A licitação dos carros da saúde(somente da saúde) acabou e não foi RENOVADA. Nova licitação devera ser feita. É até irresponsável ficar plantando noticias assim,que na verdade não passam de fofoca,pois não há um pingo de veracidade na informação divulgada por você.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.