PUBLICAÇÕES RECENTES

Chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Inês pede pra sair

26 de março de 2014



O Notas do Daniel Aguiar recebeu informações no início da tarde desta quarta-feira (26), sobre o suposto pedido de demissão do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Inês, Wady Hadad Neto. A fonte está diretamente ligada ao Governo Sem Fronteiras, comandado pelo prefeito Ribamar Alves. As razões que teriam levado Hadad Neto a pedir as contas e deixar o governo foram desavenças com a primeira-dama, Luana Costa. Nos bastidores, a briga entre os dois é comentada como fim de novela de horário nobre. No fundo era uma queda de braços.

Caso a informação da saída de Neto seja confirmada, a mulher do prefeito satisfaz o ego por ter vencido o notável Wady Hadad Neto. Mas, não poderá evitar que a prefeitura sinta o impacto da perda e o próprio município de Santa Inês.
O momento difícil pelo qual passa toda a administração seria pior se Ribamar Alves não pudesse contar com aquele cidadão de baixa estatura e olheiras nada latentes. O jornalista Neto Hadad, como costumo chamá-lo, é um exímio articulista político.
 
Apesar das tentativas, o blog não conseguiu  contato por telefone com Wady Hadad Neto, Luana Costa ou Ribamar Alves para falarem sobre o assunto.




ANP identifica adulteração em combustíveis vendidos em Santa Inês

24 de março de 2014



Um boletim divulgado na última terça-feira (18), pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mostrou que o índice de adulteração da gasolina comercializada no Maranhão ficou em 1,7%, 0,5% acima da média nacional. Em compensação, esse mesmo índice de adulteração do etanol caiu de 1,4% para 0,5%. Já em relação ao diesel, a ANP não divulgou o resultado referente ao Estado.


De dezembro de 2013 a fevereiro de 2014 foram coletadas 596 amostras de gasolina, sendo que dez apresentaram desconformidade com os padrões de qualidade. As adulterações foram identificadas em Santa Inês, Açailândia, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Lago da Pedra, Imperatriz, Barra do Corda Grajaú e na região metropolitana de São Luís.

O levantamento foi realizado entre dezembro de 2013 e fevereiro deste ano e informa que as principais alterações na gasolina foram em relação ao ponto de destilação e ao teor de etanol anidro combustível.

As análises foram coletadas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em postos de combustível de 42 bairros de São Luís, e em mais de 90 municípios do interior.

Sobre o relatório da ANP, o SindCombustíveis disse que os consumidores das cidades citadas no relatório da ANP - e de todas as outras independente de relatório - fiquem atentos e exijam o teste de qualidade do combustível antes de abastecerem seus veículos. Caso o posto se recuse a fazê-lo, o consumidor deverá denunciar o ocorrido à ouvidoria da Agência.

Quanto ao aumento na incidência de inconformidade, o Sindicato lamenta e diz que não há justificativas, pois a entidade tem investido em campanhas de esclarecimento tanto de consumidor como de revendedor para a importância de comercializar/consumir produtos de qualidade. Outro fato é que as multas impostas para aqueles que adulteram são altíssimas, o que não representa benefício para o criminoso, já que adulterar combustível constitui crime.


do G1 MA
Editado por Notas do Daniel Aguiar



Tuberculose: 44 casos notificados em Santa Inês




No Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, 24 de março, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) intensificou o propósito de reduzir a transmissão do bacilo da tuberculose na população. Para isso, conta com ações de diagnóstico precoce e tratamento adequado dos casos nas unidades de saúde. A programação foi aberta nesta segunda-feira (24), no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM).

O secretário adjunto de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Alberto Carneiro ressaltou que a tuberculose é uma doença grave, mas que tem cura em praticamente 100% dos novos casos. "É fundamental acabar com o estigma em relação aos pacientes afetados com a doença, principalmente os portadores de HIV", destacou ele. Participaram, também, da abertura do evento, a secretária municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, o secretário-adjunto de Justiça, Kécio da Silva Rabelo; a presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia, Maria do Rosário da Silva Ramos Costa, além de profissionais de saúde.

Anualmente são notificados 70 mil novos casos de tuberculose e 4,6 mil mortes por ano causadas pela doença no Brasil. O país ocupa o 17º lugar entre as 22 nações que detêm 80% dos casos no mundo. A tuberculose é a 4ª causa de mortes por doenças infecciosas e 1ª causa de morte dos pacientes com Aids. A taxa de incidência é de 35,8 casos por 100 mil habitantes.
As maiores taxas de incidência da tuberculose são registradas nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Acre, Rio Grande do Sul e Pará, sendo que os dois primeiros registram quase o dobro da média nacional. As cinco primeiras capitais em incidência são: Cuiabá, Porto Alegre, Belém, Recife, Manaus e Rio de Janeiro, todas com mais do que o dobro da incidência da média nacional.

No estado do Maranhão, foram priorizados pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde os municípios de Açailândia, Caxias, Codó, Imperatriz, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, São Luís e Timon, por apresentarem população acima de 100 mil habitantes e carga bacilar elevada. Em média são notificados ao ano 2.400 casos de tuberculose no estado. Com referencia à taxa de incidência, o Maranhão registrou 27,7 casos por cada 100.000/habitantes no ano de 2012, ficando em 19° lugar entre as 27 unidades federadas.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Rosany Leandra Sousa Carvalho alertou que o abandono do tratamento precisa ser combatido. "É preciso mudar o comportamento frente à tuberculose. Como cidadão, no sentido de conhecer a doença e tomar a atitude de conclusão de tratamento. Enquanto profissional, para acompanhar os pacientes de uma maneira mais eficaz", concluiu.

Municípios com maior número de notificação de casos de tuberculose

(Caso Novo+Retratamento+Transferência), MA, 2013.
Fonte: SINAN/SES/MA
(Fotos/Nestor Bezerra)

Sebrae prepara Agentes de Orientação Empresarial em Santa Inês




Agentes estão se capacitando para trabalhar com empreendedores de vários municípios do Maranhão 



Começou esta semana, na sala de treinamento da unidade do Sebrae em Santa Inês, a capacitação para formação de Agentes de Orientação Empresarial (AOEs) que irão atuar nos municípios da regional e ainda em São Luís, Bacabal e Chapadinha. Os AOEs são contratados por empresas terceirizadas, que prestam serviço ao Sebrae, trabalhando na vista técnica e no acompanhamento de empresas atendidas pelas instituição.

No treinamento, que tem duração de 72 horas, é utilizada a metodologia desenvolvida pelo Sebrae Nacional especialmente para a formação de AOEs. As estratégias de aprendizagem baseiam-se na vivência e participação, através de estudos de casos reais de microempresas e empreendedores individuais.

Uma parte dos participantes já atua como AOE e estão passando por um processo de atualização; já outros estão recebendo a capacitação para atuarem a partir de agora no programa “Negócio a Negócio”.

Na regional do Sebrae em Santa Inês, 10 agentes desenvolvem ações com as empresas. O gerente da unidade, Aluízio Muniz, afirma que o trabalho dos AOEs é muito importante, porque eles vão ao encontro do empreendedor no próprio local de atuação. “Neste trabalho presencial e individual, o agente elabora o diagnóstico e a partir daí podemos dar a assistência necessária à empresa através de visitas e recomendações que vão beneficiar o comerciante” pondera Muniz.

(Gilciléa Marques/Sebrae - Santa Inês)

Opinião - Perdendo as Estribeiras



OPINIÃO
Confesso que fiquei atônito ao ler o texto publicado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Santa Inês, Franklin Seba (SDD), no início da tarde desse domingo (23), direcionado ao ex-colega de partido e atual presidente do Diretório Municipal do PTB, em Santa Inês, Lucílio Gomes.

É impressionante a carga de ira e revolta contida no desabafo. Seba disse cobras e lagartos a Lucílio e, para atingí-lo de modo que pudesse sentir na espinha dorsal, além das palavras duras do post, demitiu a esposa de Lucílio que trabalhava na Câmara. Não foi redução de despesas, não foi determinação da Justiça, não foi incapacidade técnica da servidora... não, nada disso! Seba fez isso para atingir o marido dela com quem protagoniza, há meses, uma briguinha de gato e rato. E o vereador fez questão de esclarecer: "No dia 20 deste mês de Março de 2014 depois de levantar as minhas mãos para o céu pedi perdão ao nosso pai todo poderoso por ter quebrado um juramento quando com o meu coração partido tive que exonerar uma digna funcionaria da Câmara Municipal Edvania dileta esposa do professor Lucílio, ele é mais conhecido em nosso meio como o Ribamar da Silva (tem outros r da silva além dele). Na verdade durante o meu tempo como político jamais cometi ato como esse, no entanto pela primeira vez cheguei a contrariar a mim mesmo forçado pelas circunstância do momento. Creiam senhores e senhoras que fui por diversas vezes humilhado, quando esse cidadão (Ribamar Lucílio da silva) chegou ao ponto de jogar contra mim uma companheira (Amanda) pugnando pela cassação do mandato que o povo me colocou como seu representante em nossa Casa Legislativa (...)" 

Todo mundo sabe de que lado é que a corda sempre arrebenta. Sobrou para quem nada tinha com a história e Seba, por fim, parece querer mostrar quem é que manda naquela casa. Sim, a casa é do povo, mas quem manda é o Seba porque "O povo é do Seba" (lembra?)

Voltando ao texto publicado no perfil de Seba, em vários trechos, inclusive no que destacamos acima, o vereador afirma que Lucílio teria um perfil falso no Facebook usado para atacar e humilhar o presidente da Câmara. É uma acusação séria. Se confirmada, Lucílio pode responder a inúmeros processos por calúnia e difamação. Se Seba afirmou - advogado competente como é-, vai provar por A mais B que está com a razão, neste caso específico.

Quem convive diariamente com Lucílio sabe que de santo ele não tem nada. Mas, até para ele, o golpe foi baixo.

No geral e avaliando do ponto de vista político, o presidente da Casa Legislativa de Santa Inês pode ter cometido um erro grave. Seba é pré-candidato a deputado estadual pelo SOLIDARIEDADE e a atitude tomada com relação à  (agora desempregada) esposa de Lucílio não será vista com bons olhos por muitos eleitores.

É bom não esquecer, caro vereador, que a mesma frase usada anteriormente quando da citação da demissão da trabalhadora, se encaixa perfeitamente em qualquer outra pessoa. O senhor sabe de que lado a corda sempre arrebenta... e o lado mais forte, neste caso, pode ser o do POVO. Não perca as estribeiras.

Leia a íntegra do texto publicado no perfil do Seba, no Facebook:
"No dia 20 deste mês de Março de 2014 depois de levantar as minhas mãos para o céu pedi perdão ao nosso pai todo poderoso por ter quebrado um juramento quando com o meu coração partido tive que exonerar uma digna funcionaria da Câmara Municipal Edvania dileta esposa do professor Lucílio, ele é mais conhecido em nosso meio como o Ribamar da Silva (tem outros r da silva além dele). Na verdade durante o meu tempo como político jamais cometi ato como esse, no entanto pela primeira vez cheguei a contrariar a mim mesmo forçado pelas circunstância do momento. Creiam senhores e senhoras que fui por diversas vezes humilhado, quando esse cidadão (Ribamar Lucílio da silva) chegou ao ponto de jogar contra mim uma companheira (Amanda) pugnando pela cassação do mandato que o povo me colocou como seu representante em nossa Casa Legislativa. Mas graças a Deus a própria Justiça me garantiu à continuidade do mandato que a gente querida de minha terra me outorgou. Não carregarei magoas nem ódio contra aqueles que jogam pedras contra mim por que isso não se ajusta em minha pessoa. Todos conhecem o Seba e sabem tudo do seu passado e do seu presente. Aqueles que me atacam sem qualquer razão ou fundamento talvez seja por mero ciúme ou coisa parecida. Nunca, jamais encontrarão provas contra a minha função como político. Nenhuma rasura, nenhum procedimento fora da minha ética. Todos sabem que sou político por convicção. Não sou como aqueles que entram na política com o intuito de enriquecer economicamente. Fique sabendo seu Ribamar da Silva (Lucílio): fui vereador, vice prefeito e prefeito de minha encantada cidade, sai com as mãos limpa deixando um legado bastante grandioso com uma rodoviária, um mercado no b Santo Antônio a praça da rodoviária, as ruas do bairro Santo Antônio calçadas e do centro da cidade todas asfaltadas a distribuição da farta merenda escolar dezenas de creches funcionando as associações de bairro funcionavam a todo vapor dezenas de escolas no interior na sede além das escolas edificadas construímos o colégio de segundo grau José Sarney o hospital Seba Salomão e muitas outras obras que ficaram para a posteridade! Nunca desprezei meus companheiros e com eles ficou enraizada uma semente a qual ninguém, só Deus retirará do coração de milhares de amigos a figura do seba. Se fiz uma população feliz a prova é que até hoje depois de longos anos permaneço na mente de todos foi porque Deus me ensinou a ser um bom político. Sei que a minha missão ainda não terminou e ela só chegará depois de ser enterrado no São Benedito! Seja feliz Ribamar da silva - Lucílio".



Prefeitura de Santa Inês fecha contrato de R$ 3,6 milhões para compra de material permanente





Chega a R$ 3.609.708,98 (três milhões, seiscentos e nove mil, setecentos e oito reais e noventa e oito centavos) a série de quatro contratos que a Prefeitura de Santa Inês assinou com uma mesma empresa, a A.V.R. Alves – ME. Todos são referentes à aquisição de material permanente para as secretarias e a empresa levou diversos lotes em pregão presencial, conforme especificado a seguir. Três dos contratos foram assinados no mesmo dia, 3 de junho de 2013 e o quarto, em 9 de outubro de 2013, mas só agora foram publicados no Diário Oficial.

Para a Secretaria de Educação, a A.V.R. Alves fornecerá materiais dos lotes I, II e IV, no valor de R$ 2.741.070,60; os lotes I, II e IV para a Secretaria de Administração somam R$ 632.719,00; é de R$ 218.772,00 o valor do contrato que beneficia a Secretaria de Desenvolvimento Social (lotes I, II e IV, além de vários itens do lote I do Bolsa Família); e para a Secretaria de Saneamento a empresa levou apenas o lote I, no valor de R$ 17.147,38.

Bela Vista
No vizinho município de Bela Vista, as secretarias municipais e a sede da prefeitura também tem tido despesas altas com material permanente.

De acordo com o contrato Nº 17/2014, a empresa Marques Pereira recebeu o montante de R$ 2.363.560,00 (Dois milhões, trezentos e sessenta e três mil, quinhentos e sessenta reais) para fornecer esse tipo de material.

Editado por Notas do Daniel Aguiar

Vice-prefeita de Monção solta os cachorros pra cima de Queiroz

23 de março de 2014



A situação no município de Monção piora a cada dia. Infraestrutura de ruas, avenidas e estradas vicinais, sem falar na qualidade da Educação, Saúde, Cultura e do Lazer... nada parece dar certo nas mãos do atual prefeito. Todo mundo reclama de tudo e as reclamações não são, apenas, políticas. E olha que Queiroz até tenta fazer as coisas andarem.

O desabafo revoltoso, desta vez, partiu da vice-prefeita de Monção Tereza Muniz. Por meio de perfil no Facebook, Teresa abriu o verbo e soltou os cachorros pra cima do atual gestor ao comentar reportagem publicada no Notas do Daniel Aguiar (Monção no buraco), nesse sábado, 23: "O município está um caos", disparou a vice-prefeita que não poupou nem a base governista na Câmara de Vereadores daquele município: "(...) e a maioria na Câmara ainda se diz governista. Fui me pronunciar e, na última reunião, um membro do poder Legislativo me criticou. Criticar a vice-prefeita é fácil. Quero ver é obrigar o prefeito a mostrar o que fez com os mais de R$ 46 milhões de repasse que entraram no ano passado e os que já entraram este ano".

A vice-prefeita reflete a revolta e o descontentamento da população de Monção com a forma como Queiroz vem gerindo o município. E o blog também ficou intrigado: o que Queiroz fez com R$ 46  milhões em 2013?


O outro lado da moeda:

Os situacionistas não acolhem de bom grado as reclamações da vice-prefeita. Para os defensores de Queiroz, Teresa Muniz reclama porque está insatisfeita não com o que ela chamou de "caos" no município e sim porque não conseguiu fazer da Secretaria de Saúde uma extensão da casa dela. Parentes e aderentes estariam recebendo bons salários na pasta se o prefeito não tivesse passado a tesoura.


Prefeitura de Santa Inês convoca mais 13 aprovados em concurso

21 de março de 2014


A Prefeitura de Santa Inês convoca mais 13 os aprovados em concurso público para compor o quadro de pessoal nos cargos de agente administrativo, vigilante e auxiliar de serviços gerais.

Confira lista completa:

Opinião: Nem toda unanimidade é burra


OPINIÃO
Pode ter sido qualquer coisa, menos burrice o que ocorreu durante a votação antecipada para eleição da nova mesa diretora da Câmara de vereadores de Pindaré-Mirim, nesta sexta-feira, 21. Judite Maria (PMDB) foi eleita presidente da casa legislativa contando com os votos de todos os parlamentares da situação e dos oposicionistas.

A princípio, parece burrice e, neste caso, a frase do grande Nelson Rodrigues -"Toda unanimidade é burra"- cairia como uma luva. Mas, não é bem assim. 

Judite Maria é ferrenha defessora do atual prefeito, Walber Furtado. Ela e mais 6 vereadores fazem parte da base governista na Câmara de Vereadores de Pindaré. Os opositores perdem por um, em número. Ao todo são 13 vereadores naquela casa.

Por que será, então, que os opositores se quer formaram um chapa para concorrer ao cargo? Pois bem. De acordo com matéria publicada no Blog do JP (veja aqui), o líder da oposição na câmara, vereador Edinho (PSDC) disse o seguinte: “Tentamos de todas as formas lançar uma candidatura própria, mas o problema é que não temos maioria. Será sempre 7 votos do governo, contra 6 nossos". Era melhor ter ficado calado, vereador. Que oposição é essa? Aliás, que justificativa medonha é essa? O vereador, que é meu amigo, não vai gostar, mas vai concordar comigo porque costuma ser sensato. 

Quando Edinho diz o que disse ele está sendo muito claro: a oposição em Pindaré é um mero enfeite de geladeira. Sim, porque se a liderança oposicionista assume a derrota antes da luta, naturalmente, carimba a sua incapacidade de legislar a favor do povo. 

Partindo dessa linha de raciocínio do líder logo se imagina os liderados: - Não... a gente não vai discordar desse projeto do prefeito porque não adianta, a gente é minoria. O que? A população tá reclamando das estradas intrafegáveis da zona rural? Ah! não podemos fazer nada eles são maioria. Eles sempre vencem e a gente sempre perde etc e tal. 

Isso é inconcebível. Recuso-me a acreditar que a oposição em Pindaré é isso aí... um monte de nada. Prefiro crer que os votos foram comprados a ter que admitir tamanha covardia.

Conheço a trajetória política do líder da oposição e de alguns dos demais oposicionistas. Sei do potencial de cada um, como também acredito que podem fazer bem mais pelo Pindaré. Este, diga-se de passagem, precisa mais do que nunca de uma oposição firme e valente. O povo não precisa e não aceita omissos. 
E, antes de uma interpretação equivocada, o erro não foi ter eleito Judite.
 


Monção no buraco



O flagrante é de causar revolta. Estudantes da Escola Municipal Maria Haickel, em Monção, são obrigados a descer do ônibus escolar e ajudar a desatolar o veículo, caso queiram assistir aulas.  O episódio lamentável, registrado pelo professor Gildo Oliveira, ocorreu no início da tarde dessa quinta-feira (20), no povoado Pequizeiro.


Os estudantes deixam os povoados Curva e Olho d'Água, de segunda a sexta-feira, para assistir aulas na escola Maria Haickel, localizada na sede do município de Monção. Segundo o professor Gildo, o caso é recorrente. "Quando o ônibus não pode fazer o trajeto por causa dos buracos ou porque está quebrado, os alunos andam cerca de 5km para chegarem à escola", acrescenta o professor.

No episódio em questão, o ônibus só foi retirado três horas depois. Mesmo atrasados, os alunos fizeram questão de assistir às aulas restantes.

Essa não é a primeira vez que o Notas do Daniel Aguiar publica matéria envolvendo a precariedade das estradas vicinais da zona rural de Monção e a dificuldade que os estudantes de povoados enfrentam para chegar a escola na sede.

Em abril de 2013 o blog mostrou os transtornos e o susto que crianças e adolescente do povoado Jacareí, distante cerca de 15 km da sede, tiveram na estrada quando voltavam da escola.

Os estudantes foram obrigados a usar a saída de emergência do ônibus que ameaça tombar. Quem pode sair primeiro ajudou os demais passageiros. Houve pânico e algumas pessoas tiveram ferimentos leves nas mãos. (Veja matéria completa aqui)



Poesia de Paulo Leminski no Primeiro Café Literário de 2014



A primeira edição do Café Literário do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (CCOCF), abre o ano de 2014 com um bate papo entre autores, poetas e escritores maranhenses e o público amante da literatura com a palestra "Conquistar um Império Extinto: Vida e Poesia de Paulo Leminski", que será proferida pelo professor Marcelo Sandman. O Café Literário acontece , na terça-feira (25), às 19h, na galeria Valdelino Cécio do CCOCf, na Praia Grande.

A palestra será transmitida por meio de vídeo conferência entre os Cetecmas de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Santa Inês.

Com uma programação que já se firmou no calendário cultural maranhense pela sua descontração, entretenimento e encontro intelectual, o Café Literário do Odylo é interessante para pesquisadores, graduandos, professores, poetas, artistas e todos que desejem aprender o ofício ou simplesmente apreciam a literatura.

Marcelo Sandman, o convidado do mês, é compositor instrumentista, professor e autor do livro: "A Pau a Pedra a Fogo a Pique: Dez estudos sobre a obra de Paulo Leminski ''. No qual reuniu trabalhos de 11 pesquisadores de universidades brasileiras e norte-americanas sobre aspectos diversos da obra Leminskiana.

Seu livro é título desentranhado da obra de Leminski e tem como objetivo uma visão crítica mais completa da produção multifacetada do autor e a seu favor a isenção partidária, porém o autor não se limita ao Leminski letrista e passa em revista trabalhos clássicos sobre as canções populares publicadas nos anos 60 e 70, que contribuíram para redefinir seu lugar entre gêneros artísticos dentro de um panorama mais abrangente.

Sandman avalia a relação de Leminski com a MPB, percepção e avaliação de alguns nomes significativos da produção musical e o surgimento da música como orientação e assunto em sua poesia. A obra de Paulo Leminski é expressão de uma inteligência múltipla e inquieta. Dono de uma pluralidade criativa e uma aguda consciência crítica que fez do escritor o primeiro crítico de si mesmo refletindo sobre sua criação.

O café Literário é uma produção do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do CCOCf, com duração de duas horas e entrada franca, maiores informações pelo telefone: (98) 3218 9931.

Fonte: Secma


SSP apresenta quadrilha presa em Santa Inês



Um trabalho deflagrado por equipes de investigadores da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês, sob coordenação do delegado Valter Costa, culminou com a prisão de nove pessoas suspeitas de envolvimento em assaltos e explosão de caixas eletrônicos no interior. O bando, composto por nove maranhenses, sendo sete homens e duas mulheres, foi apresentado pelo secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes durante entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quinta-feira (20), na sede do órgão, na Vila Palmeira, em São Luís.



O grupo é apontado como responsável pelas ações criminosas nas cidades de Pio XII, na qual foram explodidos dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil, no último dia 13, e também nos municípios de Amapá do Maranhão e Bom Jardim. A organização criminosa, segundo Aluísio Mendes, tinha um poderio de fogo bastante perigoso e o modus operandi leva a polícia a atribuir ao bando às ações criminosas nas três cidades maranhenses. Outras duas explosão de caixas eletrônicos continuam sendo investigadas pela polícia.

“Estas prisões representam mais um trabalho expressivo da Polícia Civil e mais uma prova da capacidade daqueles que compõem esta instituição. A retirada desse bando de circulação trará mais tranquilidade para a população da região de Santa Inês e municípios vizinhos”, comentou o secretário Aluisio Mendes.

Presos
Foram detidos José Ribamar Jansen, 32 anos, Josseffer Pires Cruz, 21, Sabrina de Pamela Coelho Granja, conhecida como Amanda, 25, Elianilce Câmara Cardoso, 25, Salomão Lopes Bonfim, 52, Leandro Sousa Bonfim, 22, Francisco de Sousa Bonfim, 29, Emanuel Pinheiro Oliveira, 32 e Emerson Pinheiro Oliveira, 29. Os nomes foram divulgados pela SSP. No entanto, o blog recebeu informação de que Emerson Oliveira seria o irmão do preso e que não tem ligação com o caso.

De acordo com a superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), os investigadores monitoravam a movimentação do bando. A operação teve início na noite da última terça-feira (18), em Santa Inês.

O delegado Valter Costa explicou que os criminosos foram identificados e presos a partir das investigações do assalto à residência de um empresário, na cidade de Monção, ocorrido no dia 9 de fevereiro deste ano. “Conseguimos identificar um dos integrantes do grupo pela tatuagem que ele tem no corpo, com o nome Anita. Ele foi detido ao deixar o hospital Tomas Martins, em Santa Inês, após receber atendimento depois de se envolver em um acidente de carro. O conduzimos à delegacia e uma das vítimas o reconheceu”, detalhou o delegado que coordenou a operação.

Os criminosos renderam o empresário em sua fazenda, localizada na entrada da cidade de Monção. Após anunciarem o assalto, segundo as investigações, eles levaram o dono do imóvel até sua residência, na zona urbana da cidade, e ordenaram que abrisse o cofre. Foram subtraídos cerca de R$ 40 mil reais, além de joias e aparelhos celulares.

Material Apreendido
Durante a operação, os policiais descobriram que o bando estava realizando o transporte de todo o armamento da casa de Sabrina para a residência de Salomão. Foram encontrados dois fuzis 762, duas escopetas, duas carabinas, 46 munições de fuzil 762, um silenciador, treze bananas de dinamites, sendo duas delas grossas e prontas para ser utilizadas em explosão, dez detonadores e ainda dezoito munições de escopeta calibre 12. “Vamos aprofundar as investigações a fim de comprovar se esse armamento é oriundo do roubo do Fórum de Lago da Pedra”, completou o delegado Valter Costa.


Os membros da quadrilha foram autuados por formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e posse de artefato explosivo ou incendiário.

Estiveram presentes ainda o secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; o Delegado Geral Adjunto de Polícia Civil, Marcos Affonso Junior; o delegado adjunto da Superintendência de Polícia Civil do Interior, Carlos Cesar Veloso.

Fonte: SSP

Santa Inês: Beneficiários do Minha Casa Minha Vida devem fazer vistoria até 10 de abril




A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Santa inês comunica às famílias beneficiárias do programa Minha Casa Minha Vida - Residencial Sol Nascente - que ainda não realizara a vistoria de seus imóveis para que compareçam no referido residencial até dia 10 de abril deste ano.

O aviso é somente para as pessoas sorteadas que ainda não conheceram seus endereços e não vistoriaram sua casa juntamente com a equipe técnica da Caixa Econômica Federal e as empresas responsáveis.

A entrega das casas está prevista para abril deste ano.

Foto/Arquivo: Notas do Daniel Aguiar

Agência do Sine inaugura nova sede em Santa Inês



Serviço passa a funcionar nas dependências do Cetecma, onde integrará esforços para encaminhamento de trabalhadores ao mercado

O secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, junto ao deputado André Fufuca e equipes da prefeitura de Santa Inês e do Cetecma local (Foto/Divulgação)

A nova sede da Agência de Trabalho do Sine-MA, na cidade de Santa Inês, foi entregue no final da tarde desta sexta-feira (21), em solenidade que contou com a presença do secretário estadual do Trabalho, José Antônio Heluy; do deputado estadual André Fufuca; do delegado Ministério do Desenvolvimento Agrário no Maranhão, Ney Jefferson; e o vice-prefeito de Santa Inês, Ednaldo (Dino).

O Sine-MA passa a funcionar nas dependências do Cetecma, o Centro Estadual de Capacitação Tecnológica do Maranhão, ligado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, num esforço para ampliar a atuação das duas instituições no município. De acordo com Heluy, a parceria fortalece o programa Maranhão Profissional, que capacita trabalhadores e jovens de todo o estado.

"Este fortalecimento vem através do encaminhamento destes trabalhadores e jovens capacitados através do Sine-MA e esta colocação no mercado encerra o ciclo da política pública de capacitação profissional com sucesso", ponderou o secretário de Trabalho.

Durante toda esta semana o Sine desenvolveu atividades na cidade, em uma ação de cadastramento e encaminhamento de trabalhadores da Construção Civil para atuarem nas obras de expansão da Ferrovia Carajás. De acordo com o serviço, cerca de 300 trabalhadores estão aptos a concorrerem às vagas ofertadas pela obra.

A nova sede do Sine-MA em Santa Inês fica na Rua Olho D'Água, 625, Bairro Coheb, no prédio do CETECMA.


Ex-vice-prefeito de Pindaré morre vítima de AVC

20 de março de 2014




Morreu na madrugada desta quinta-feira (20), em São Luis, Lucas Evangelista Oliveira, conhecido na Região do Pindaré como ‘Lucas Pato’. O ex-vice-prefeito de Pindaré-Mirim morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) por volta das 5h. Pato estava internado desde o início da semana no hospital Centro Médico, na capital maranhense.

Lucas Pato foi vice-prefeito de Pindaré entre os anos de 1972 a 1976 e vereador por dois mandatos, (1976-1982 e 1982-1986). Presidiu também a câmara de vereadores entre 1985 e 1986.

Era considerado um homem apaixonado por nossa cidade e autor de uma frase  que se tornou célebre em Pindaré e está estampada no alto de casa dele “Mesmo assim Pindaré, te amo muito.”


O corpo está sendo velado na casa dele, na Rua Santos Dumont, nº 27, Centro de Pindaré.

Ainda não foi divulgado o horário do sepultamento.

Até o momento da publicação deste texto, 13h52 desta quinta-feira (20), a prefeitura não havia se manifestado sobre o assunto, seja emitindo Nota de Pesar, seja decretando luto oficial ou simplesmente lamentando a morte de um dos maiores políticos daquela terra.

Por meio de perfil no Facebook, o ex-prefeito Henrique Salgado lamentou a morte de Lucas Pato.



Com informações do Portal Pindaré via Blog do Jp

Quadrilha é presa em Santa Inês com escopetas, fuzis e bananas de dinamite




Investigadores da Polícia Civil de Santa Inês prenderam uma quadrilha fortemente armada suspeita de assalto a fazenda em Monção e explosão de caixas eletrônicos no interior do estado. De acordo com informações da polícia, todos os integrantes do bando são de Santa Inês. Com os suspeitos foram apreendidos dois fuzis 762, sendo que um continha luneta para mira à distância e um silenciador; além de 46 munições de fuzil, duas escopetas de grosso calibre e munições, 11 bananas de dinamite finas e duas dinamites que, segundo a polícia, dariam para explodir uma repartição completa, além de fio e sensores para disparar os explosivos.

Os presos são suspeitos de assaltar uma fazenda no muncípio de Monção no dia 19 de fevereiro deste ano, quando fizeram 16 funcionários reféns e levaram a quantia de R$ 40 mil.

Ainda de acordo com as primeiras informações, investigadores comandados pelo Delegado Regional de Santa Inês, Valter Costa, com a ajuda da delegada Caroline Dantas do 1° DP, prenderam cinco dos suspeitos no bairro Mutirão. 

O bando será apresentado nesta quinta-feira (20), no auditório da Secretaria de Segurança Pública, no Outeiro da Cruz, em São Luis.

Mais informações e fotos da apresentação dos suspeitos na SSP a qualquer momento.


Jovem mata a mãe e faz crianças reféns em Zé Doca




Tragédia no município de Zé Doca. Uma idosa de 60 anos, identificada apenas como Marly, foi assassinada pelo próprio filho, identificado como Douglas. O caso aconteceu, por volta das 21h, na residência da vítima. 

Policiais se preparam para invadir casa onde ocorreu crime. Foto: Maycon Alves.
De acordo com relato da polícia, o suspeito aplicou sete facadas na mãe e depois manteve duas crianças, uma de cinco e outra de dez, como reféns. Mesmo ferida, a idosa, ainda, conseguiu sair de casa e gritar por socorro. Porém não resistiu aos ferimentos.

Policiais foram acionados e invadiram a casa para prender o suspeito, que ameaçava as crianças de morte. Ele reagiu a prisão e acabou baleado no braço e na perna, em seguida mobilizado. Douglas foi transferido para um hospital em São Luís. 

A polícia acredita que o jovem seja usuário de drogas.

Santa Inês: Secretaria de Educação esclarece sobre Plano de Carreira e Cargos

19 de março de 2014




Refutando a divulgação de suposta cópia de Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Magistério Público Municipal, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Inês emitiu uma Nota de Esclarecimento na qual afirma que a proposta para os educadores do município encontra-se em fase de conclusão. 

Veja a íntegra da nota.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Santa Inês, através da Secretaria Municipal de Educação, vem a público esclarecer que o Projeto de Lei que trata do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Magistério Público Municipal, se encontra em fase final de elaboração em conjunto com o SINPROESEMMA - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão, não havendo, portanto, nenhuma proposta totalmente concluída, muito menos ainda apresentada junto à Câmara de Vereadores de Santa Inês. Assim, esclarece que a cópia de Plano de Carreira, Cargos e Remuneração reproduzida e repassada a alguns profissionais da educação municipal no dia de hoje (19/03/14) não são verdadeiras, não traduzindo a real proposta do município aos seus professores. Esclarece, por fim, que tão logo concluída a proposta do município, esta será submetida à apreciação da categoria e, ato contínuo, enviada à Câmara de Vereadores.

(Assessoria de Comunicação)

Santa inês: Professores fazem panfletagem em pontos movimentados da cidade




Dezenas de professores das redes municipal e estadual realizaram panfletagem na manhã desta quarta-feira (19), nas praças da Matriz e Laranjeiras, em Santa Inês. O objetivo foi chamar a atenção da comunidade e dos gestores públicos para as reivindicações da categoria. A mobilização faz parte da paralização nacional promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).


Durante três dias (17, 18 e 19), educadores do Maranhão foram às ruas para cobrar a valorização da carreira docente e mais investimentos para a educação pública. 

Os educadores cobram, ainda, o cumprimento integral da jornada de trabalho - como prevê a lei do piso - que destina um terço da carga horária ao planejamento escolar. O secretário de Comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres, responsabiliza os gestores públicos pelos três dias de paralisação.

Para o dirigente, é necessário cumprir o que está escrito na lei para garantir avanços na educação. “É lamentável que os trabalhadores precisem ir às ruas para reivindicar a aplicação de uma lei. Os gestores públicos deveriam respeitar a educação, pagando o que é de direito dos trabalhadores e instituindo a jornada de planejamento nas escolas”, cobra.

Fotos/Ariadna Lima

Santa Inês, Pindaré e Santa Luzia em estado de alerta em relação à dengue



Mesmo fora da lista de estados com maior incidência de casos de dengue, 47 municípios do Maranhão estão em situação de alerta ou situação de risco. Os dados fazem parte do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), divulgado nessa terça-feira (18), pelo Ministério da Saúde.

Somente sete municípios foram avaliados em situação satisfatória. São eles: Araioses, Arari, Balsas, Barreirinhas, Coroatá, Raposa e Vitória do Mearim.

Em estado de alerta estão os municípios de Santa Inês, Pindaré-Mirim, Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Bacabal, Carolina, Codó, Estreito, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Mirador, Miranda do Norte, Paço do Lumiar,  Pinheiro, Rosário, Santa Luzia, São José de Ribamar, São Luís, Tasso, Fragoso, Timon e Viana.

Vinte e quatro cidades figuram na lista de municípios em situação de risco. Amarante do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Itinga do Maranhão, João Lisboa e São Domingos do Maranhão são as mais preocupantes. Mas ainda constam na lista; Alto Alegre do Maranhão, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Buriticupu, Caxias, Chapadinha, Coelho Neto, Colinas, Dom Pedro, Lago da Pedra, Pastos Bons, Presidente Dutra, São João dos Patos, São Mateus do Maranhão, Tuntum, Tutóia, Vargem Grande, Zé Doca, Pedreiras.

Segundo a Agência Saúde, no ano passado foram registrados 889 casos de dengue em todo estado. Cinco pessoas com casos graves e duas morreram. Somente no primeiro bimestre de 2014 foram 329 casos de dengue, 14 pessoas em estado grave.

As informações são do Idifusora


Santa Inês: duas pessoas feridas em acidentes de trânsito na Avenida Castelo Branco




A Polícia Rodoviária Federal registrou dois acidentes nessa terça-feira (18), na Avenida Castelo Branco, em Santa Inês. Duas pessoas ficaram feridas. Uma jovem de 19 anos fraturou o fêmur do lado direito. 



No primeiro acidente, um motorista tentou fazer a travessia da pista central e acabou sendo atingido por uma caminhonete. Com o impacto, o carro ficou com a lateral destruída e a caminhonete foi parar em cima do canteiro. O motorista do veículo menor sofreu um ferimento na cabeça, mas não corre risco de morte. O motorista da caminhonete não sofreu ferimentos.



Minutos depois, outro acidente grave também foi registrado na Avenida Castelo Branco. Um motorista tentou fazer um retorno irregular e acabou atingindo uma motocicleta que vinha no sentindo contrário. Milena Karine de Jesus Raposo, de 19 anos, que pilotava a moto, foi arremessada do veículo. Ela fraturou o fêmur do lado direito e foi levada para o hospital em uma ambulância de Bacabal que passou pelo local logo após o acidente.



Informações e fotos/reprodução: TV Mirante

Você pode gostar também de:

Comunidades isoladas em Pindaré-Mirim


Comunidades isoladas em Pindaré-Mirim



A situação não está fácil para quem mora na zona rural de Pindaré-Mirim. Estradas vicinais que ligam povoados à BR-222 foram cortadas pelas chuvas e os moradores reclamam de isolamento. Dezenas de crianças estão impedidas de ir à escola porque não podem sair dos povoados ou os professores, que são de outras localidades, não conseguem entrar nas comunidades isoladas. O caso foi noticiado esta semana pela TV Mirante ( Assista ao vídeo aqui).



Próximo ao Barro Filo um bueiro rompeu-se depois de fortes chuvas que atingiram a região há pouco mais de uma semana. Na tentativa de impedir o isolamento total da população, os próprios moradores improvisaram um aterro, mas não resolveu muito.


Pior é a situação da estrada 3km depois do Barro Filo, no trecho que dá acesso ao povoado Mucuri. Uma cratera medindo cerca de 10 metros de largura e 5 de profundidade interrompeu completamente o tráfego de veículos no local. Algumas pessoas ainda se arriscam a passar por uma passarela, também improvisada por moradores, desta vez com galho de árvore. O risco de cair é iminente. Apenas uma pessoa por vez pode passar. Os mais idosos preferem não arriscar e passam por dentro do córrego.


Nos povoados Morada Nova e Colônia Pimentel, a situação não é muito diferente, como mostram as fotos publicadas no Blog do JP:

Cratera ameaça isolar o povoado Morada Nova

Moradores da Colônia Pimentel tentam recuperar trecho destruído da estrada
A Secretaria de Obras de Pindaré disse que nos próximos dias vai fazer um paleativo no locais. Mas, a promessa de uma solução definitiva somente depois do período de chuvas.

Já os moradores do povoado Areias comemoram o início das obras de recuperação da estrada que liga a comunidade à sede do município de Pindaré. Vale ressaltar que a obra é do Governo do Estado atendendo a um projeto do vereador Márcio (PCdoB) em parceria com a Associação de Moradores do Boi Montado.



Informações e fotos/Reprodução: TV Mirante e Blog do JP

Opinião - Por fim, vence a Democracia





Opinião
Por fim, venceu a democracia. O povo tem o prefeito que elegeu em Alto Alegre do Pindaré. Atemir Botelho mostrou que, além de ser um gestor querido pela população do município que administra, aprendeu a desvencilhar-se das investidas nefastas da oposição. Foram inúmeras tentativas de derrubar o voto de confiança que a maioria concedeu-lhe nas urnas por duas vezes consecutivas. Porém, foi ainda maior o compromisso de cumprir a missão dada ao jovem prefeito de resgatar a esperança em dias melhores há muito perdida em meio a práticas funestas de inimigos da democracia. 

Mesmo na avaliação de adversários políticos mais sensatos, o tiro da oposição em Alto Alegre do Pindaré saiu pela culatra. O povo não se intimidou e cobrou, com afinco e verdade, a validade da sua vontade. E, a cada manifestação, adubava e regava a semente da reprovação aos atos obscuros da oposição dentro e fora daquele município. Formou-se, naturalmente, um abismo entre o povo e os já citados inimigos da democracia. Atemir Botelho representa de fato e de direto aquela população.

Após decisão favorável do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, que tarde dessa terça-feira (18), expediu mandado de segurança assinado pelo Desembargador Raimundo Barros revogando a liminar anteriormente concedida no plantão pelo Desembargador Guerreiro Junior, Atemir Botelho volta ao cargo. A cerimônia de posse foi realizada ainda na terça, no Plenário da Câmara de Vereadores de Alto Alegre.

Santa Inês: Fazendeiro Gil Alencar firma acordo com Ministério Público do Trabalho

18 de março de 2014



Além de cumprir 27 obrigações, o pecuarista irá adquirir quatro veículos que serão doados


O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) formalizou, na última semana, um acordo com o pecuarista Gil Alencar, que havia submetido 12 homens a condições análogas às de escravo em uma fazenda localizada nas margens da BR-222, no município de cidade de Santa Inês (MA).

De acordo com o procurador do Trabalho responsável pelo caso, Ítalo Ígo Ferreira Rodrigues, o fazendeiro decidiu cumprir todas as exigências descritas na Ação Civil Pública ajuizada pelo MPT-MA, em 2012. O acordo foi homologado pelo juiz da Vara do Trabalho de Santa Inês, Mário Lúcio Batigniani.

São 27 obrigações que determinam, por exemplo, registro funcional de todos os empregados, disponibilização de instalações sanitárias adequadas, fornecimento gratuito de equipamentos de proteção individual e manutenção de alojamentos em condições dignas de higiene e segurança. Em caso de descumprimento, impõe-se a multa de R$ 20 mil por item.

Gil Alencar também se comprometeu a entregar, no prazo de 120 dias, quatro veículos. São três caminhonetes 4×4 (diesel) e um carro de passeio (4 portas), cujo destino ainda será definido pelo MPT-MA. Se descumprir, a ele fica estipulada uma multa no valor de R$ 400 mil.

Entenda o caso

Em março de 2012, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel flagrou 12 homens em condições análogas à escravidão na fazenda Coronel Gil Alencar. Na ocasião, foram lavrados 26 autos de infração. Os trabalhadores tinham sido contratados para preparar o pasto do gado e viviam em condições degradantes.


Os homens dormiam no mesmo terreno da pastagem dos bois. O alojamento era um barraco improvisado, feito de lona e palha, sem qualquer proteção contra animais peçonhentos, chuva e outras intempéries. A única fonte de água dos trabalhadores era proveniente do pequeno igarapé, onde animais também bebiam, defecavam e urinavam. Os empregados ainda usavam esse líquido para cozinhar e cuidar da higiene pessoal. A alimentação fornecida era precária e não havia instalações sanitárias.


Zoológico
O caso chamou a atenção porque na mesma propriedade onde os homens foram resgatados existe um zoológico (Gilrassic Park), mantido pelo fazendeiro Gil Alencar, com 900 animais de 100 espécies silvestres diferentes. Os bichos recebiam alimentação balanceada, água mineral e acompanhamento de zootecnista, enquanto os 12 trabalhadores tinham uma dieta baseada apenas em café preto, farinha de milho, arroz e feijão.

Em 2012, o fazendeiro Gil Alencar teve 14 bens bloqueados pela Justiça do Trabalho para garantir o pagamento do dano moral coletivo. Na Ação Civil Pública, o MPT-MA pediu R$ 3 milhões de indenização.

Texto originalmente publicado no site MPT-MA
Editado por Notas do Daniel Aguiar
 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags