9 de maio de 2013

Realizada em Santa Inês a II Conferência Intermunicipal de Educação

Atualizado em 09/05/2013 às 16h26
(Foto: Orcenil Jr)
Aberta na manhã desta quinta-feira (9), e segue com programação até sexta-feira (10), a II Conferência Intermunicipal de Educação de Santa Inês. Com o tema "O Plano Nacional da Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração", a conferência está sendo promovida pelos Fóruns Estadual e Nacional de Educação, além da Secretaria Estadual de Educação e Unidade Regional de Educação de Santa Inês. O evento está sendo realizado no campus do IFMA.

Vereador de Santa Inês, Ademarzinho (PTB), secretário Pedro Fernandes e
o presidente do PTB em Santa Inês, Lucílio Gomes.

Participaram da abertura oficial, o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, Os prefeitos de Santa Inês (Ribamar Alves), Pindaré (Walber Furtado), de Tufilândia (Raimundo Neto) e, representando o Município de Bom Jardim, o primeiro-cavalheiro Beto Rocha (marido da prefeita Lidiane Rocha), o promotor de Justiça da comarca de Santa Inês Marco Antonio Amorim, a presidente do Sinproesemma (Maria Zuíla) gestores escolares, servidores da Educação, pais e estudantes, além de secretários municipais de Educação, vereadores e representantes de movimentos sociais.



Para participantes dos municípios de Alto Alegre do Pindaré, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Igarapé do Meio, Monção, Pindaré-mirim, Pio XII, Santa Inês, Santa Luzia, São João do Caru e Tufilândia, que lotaram o auditório do IFMA, o secretário de Educação, Pedro Fernandes, ressaltou a importância da participação coletiva para elevação dos indicadores educacionais do estado. “A educação não é apenas um dever do Estado, mas um compromisso de todos que vivem e almejam um estado melhor e mais justo”, destacou.


Secretário Pedro Fernandes ouve reivindicações da
professora Geni Tavares
Um dos pontos altos da abertura do evento foi o desabafo da professora Geni Tavares, coordenadora dos Programas "Se Liga" e "Acelera Brasil" em Santa Inês. Geni solicitou a palavra e disparou em direção à mesa composta pelas autoridades: "Vocês estão assistindo as mazelas da Educação enquanto nós carregamos a carga. Sei que o secretário não faz sozinho, mas também sei que ele pode ajudar", disse a professora que continuou o desabafo fazendo um comparativo salarial entre duas categorias: "Nada contra as empregadas domésticas, mas não admito que elas tenham tantas regalias enquanto nós, professores, somos esquecidos". A professora finalizou o discurso caloroso e improvisado dizendo: "Eu implorei para estar aqui. Não fui convidada. Agora se quiser me pegar, me pegue na saída!". A manifestação de revolta da professora foi bastante aplaudida pela plateia e até pelas autoridades presentes.


Os participantes realizarão plenárias para alteração e votação de sete eixos temáticos:

Eixo I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação;
Eixo II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;
Eixo III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável:  cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;
Eixo IV - Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;
Eixo V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social;
Eixo VI - Valorização dos Profissionais da Educação; formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e
Eixo VII - Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Terminado a fase de discussão das alterações das proposições será iniciada a eleição dos delegados que defenderão as alterações na Conferência Maranhense de Educação a ser realizada no mês de agosto deste ano em São Luis. 

O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, expressou sua satisfação em receber uma das conferências, lembrando da importância da parceria dos municípios com a Seduc. “É por meio dessas ações conjuntas e da valorização de todos os integrantes do processo educacional que poderemos melhorar todo o nosso sistema educacional”, afirmou.

Para a gestora Regional de Santa Inês, Pedrina da Cruz Rocha, a conferência é fundamental para discutir e sugerir propostas para o setor educacional na região. “A conferência é um espaço importante para discutirmos e sugerimos propostas para melhoria da educação em nossa região”, frisou.

Na sequência do evento, que vai até a tarde desta sexta-feira (10), foi realizada a conferência principal com a temática: "Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração", ministrada pelo Prof. Dr. em Educação, e professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Severino Villar Albuquerque.


Mais fotos do evento:

Prefeitos Walber Furtado e Raimundo Neto conversam
com promotor Marco Amorim
Fachada do campus do IFMA em Santa Inês, local do evento
Vereadores de Santa Inês, Madeira de Melo e Aldoniro Muniz
ao lado do secretário de Estado da Educação

Vereador Ademarzinho ao lado do primeiro-cavalheiro de
Bom Jardim, Beto Rocha

10 comentários:

  1. A cada dia que passa eu fico mais orgulhosa do meu prefrito , nossa como ele está preparado, como ele é profundo conhecedor das causas da educação, que cultura, que facilidade para falar, que leveza.
    Como professora, estou orgulhosa e confiante na melhiria da educação da minha cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A conferência é estadual nao tinha como eles pular Santa Inês meu amor, não diga q a educaçao está boa nao e q o prefeito está de parabéns tire a veda meu amor e visite as escolas

      Excluir
    2. A conferência é estadual nao tinha como eles pular Santa Inês meu amor, não diga q a educaçao está boa nao e q o prefeito está de parabéns tire a veda meu amor e visite as escolas

      Excluir
    3. KKKKKmuito engraçado esse comentário!Nada tendencioso.....Quem será o autor....

      Excluir
  2. Santa Inês está de parabens com a Conferência de Educação.
    O secretário de educação é um ótimo gestor, o prefeito de Sta Inês recdbeu um pedido do secretário, o terreno para construir a sede da Regional de Educação

    ResponderExcluir
  3. Ele vai doar o terreno sim. já esta despejando os pobres coitados. e o pior é q todos foram eleitores dele.ESSE PREFEITO É COVARDE.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkk essa professora e uma louca

    ResponderExcluir
  5. O despejo é certo, essa corja de puxa- sacos, com certeza não tem filhos estudando nestas escolas caóticas, sem agua, sem merenda, sem nada, muito me admira uma professora achar a educação ótima, querida você é um ser acéfalo, se atualize , tenho pena dos seua alunos, que tem que conviver gente desse tipo. Esse seu prefeitinho não está nem ai pra alguém o que importa é o dinheiro, dizem que até as pessoas que estão capinando as ruas irão receber pela educação, alguém já viu isso?kkkkkkkkkk, ISSO É QUE É PREFEITO....

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao nosso presidente do PTB vc é o cara meu prof Luçilio, pense em pedir ao Pedro Fernandes pra vc ser nosso candidato a depuatdo aqui no vale do Pindaré, vc tem capaciade pra representar nós e ser nossa voz em Brasilia. Nós do PTB ti amamos. PTB forte.

    ResponderExcluir
  7. Tenho é pena de uma pessoa assim , tenho certeza que não vivemos a mesma realidade. Quer dizer que você está satisfeita com esse salário . Que Ribamar tanto falou que iria melhor porque era uma vergonha , estamos no quinto mês , estou esperando mudança!

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.