28 de maio de 2013

Santa Inês na discussão dos 'Desafios para Consolidação do SUS'

A busca pela melhoria da saúde pública tem sido uma meta da Secretaria de Saúde de Santa Inês. Além de ações práticas, também há a preocupação em qualificar os profissionais e implantar experiências que têm dado certo em outras regiões do país.


Um momento de forte discussão em torno do aprimoramento da saúde pública é o I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte Nordeste, que acontece até esta quarta-feira, 29, em São Luís, com o tema “Desafios Regionais para a Consolidação do SUS”. O município de Santa Inês está sendo representado pela Secretária-Adjunta de Saúde, Ana Josélia Gaioso.
Ana Josélia Gaioso representa Santa Inês
em congresso na capital (Foto:Divulgação)
O evento congrega, ainda, o IX Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Região Nordeste, o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde da Região Norte e o I Congresso das Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão.

Com uma programação rica de conhecimentos diversos sobre a saúde, desde a última segunda-feira, 27, centenas de pessoas participam de várias atividades como cursos, oficinas, mesas redondas e palestras em que discutem a consolidação do Sistema único de Saúde.

Nesta terça-feira, 28, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em reunião com a Comissão Intergestores Tripartite, para a discussão de temas e tomada de decisões sobre o funcionamento do SUS.

Nesta quarta-feira, último dia do evento, a programação contemplará a oficina Ações de alimentação e nutrição do SUS; Política de investimentos e financiamentos para municípios de pequeno porte e a mesa redonda O Programa Nacional de Qualificação da Assistência farmacêutica no SUS. Serão realizadas, ainda, as oficinas Atenção Básica nas Regiões Norte e Nordeste e Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde. Ao final do evento deverá ser expedida a Carta do Norte Nordeste.

A expectativa da Secretaria de Saúde de Santa Inês é que a partir da discussão sobre assuntos ligados às políticas públicas de saúde se obtenha as devidas informações para o financiamento e investimento diferenciado não só para os municípios do Maranhão, mas também para as Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

(Assessoria de Comunicação da prefeitura de Santa Inês)

14 comentários:

  1. Enfermeiro Victor Thágore28 de maio de 2013 às 13:24

    Josélia uma grande guerreira dessa administração! Humana, humilde e capaz de resolver os problemas e desafios da Saúde no seu todo, Josélia você esta de parabéns pelo pelo trabalho a frente da secretaria de Saúde! Que deste congresso você traga experiencias que deram certo em outros municípios e que juntos conseguiremos ter a melhor Saúde do estado do maranhão ou quem sabe uma das melhores do Brasil. Sucesso e Felicidades nesta nossa nova empreitada!você é Muito competente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. babão estar assim so porque tem sido favorecido com administração sem fronteiras ainda reclama de barriga cheia felicidades vereador 15 40

      Excluir
  2. Joselia gente boa, parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. AU FUNDO DA FOTO CARMEM STEFAN , PARESE ESTA NUM SHOP , GATANDO NOSSO DINHEIRO COM DIARIAS DE 300,00 REAIS , E O POBRE DO TRABALHADOR COMO O GARIM NAO GANHA NEM 23,00 REAIS POR DIA , APROVEITA JOSELIA QUE TUA CASA VAI CAI , AQUARDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "au fundo"...Burro, ou melhor, Ignorante ( aquele que não quer aprender) a foto à cima, realmente, não foi tirada no local onde estava acontecendo as reuniões, pois se você prestar mais um pouco de atenção, vai perceber vários nomes de lanchonetes, como se vê a da subway e não só a da loja que mencionou... O problema de muitos daqui de Santa Inês é vê uma foto e fazer conclusões erradas. Faça uma critica construtiva do trabalho dela !!! Acho pouco provável que tenha, pois como o vereador falou, está fazendo um excelente trabalho.

      Excluir
    2. gostei de ver tuas sábias palavras, são 4 anos ou até msmo menos pois do jeito q vai a casa tá p cair quando a candidatura dele for cassada.

      Excluir
  4. Enfermeiro Victor um vereador de peso, mas peso de banha.Eu esperava outra postura como vereador, mas, foi a minha primeira decepção, não perdeu oportunidade que mostraram uma oncinha na frente dele virou logo a casaca não passa de um peso morto na câmara. Pelo seu comentário fica bem claro no que ele é bom puxar saco. Saúde boa melhor do Brasil, só um puxa saco e sem noção pra falar tanta besteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VEREADOR DE NADA, VC SABE QUE NEM A ENERGIA DOS POSTOS DE SAÚDE ESTÃO SENDO PAGOS E VC AINDA VEM COM ESSA HISTORIA DE MELHOR SAÚDE DO BRASIL!! CRIA VERGONHA NA TUA CARA DE PAU BABÃO! AQUI JÁ ESTÁ A PIOR ADMINISTRAÇÃO DE TUDO NÃO SÓ DÁ SAÚDE. QUE VERGONHA. SANTA IN~ES ESTÁ PEDINDO SOCORRRRRRRRRRRRO. A CLASSE POBRE ESTÁ URRANDO !!!

      Excluir
  5. Como e que o Sr. Prefeito esta querendo copiar o Aprimoramento da Saúde Publica do SUS, se nem os Hospitais e Médicos ele esta pagando.

    ResponderExcluir
  6. SERÁ SE A JOSÉLIA NÃO PODE NOS INTERVALOS, SE DIVERTIR UM POUCO PARA SAIR O ESSTRESSE QUE SE GANHA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA? O EXEMPLO ESTÁ NA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR QUE SÓ QUIS FICAR DENTRO DE UM GABINETE, ACUMULANDO MAL HUMOR E TRATANDO O POVO MAL E ASSIM PERDENDO VÁRIOS AMIGOS. JOSÉLIA VC MERECE E ESTÁ FAZENDO UMA DAS MELHORES ADMINISTRAÇÃO JUNTO COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE. VAI DAR CERTO...LOGO O POVO VERÁ.

    ResponderExcluir
  7. ei Daniel quanto o Ribamala tá te pagando?
    pra vc babar tanto ele !enrola um pouco ,tá muito na cara!fica a dica
    vc mudou da agua pro vinho ligeiro demais,todo mundo ta comentando ate no face se liga se não vc vai pro brejo com o ribamala o ministério publico já tá investigando!vai faltar cela pra prender tantos ratos da mão pelada!!cuidado vc pode ir junto.agora mostre que vc é imparcial e publica meu comentário ou fica só pra vc e me prova que vc já tá sendo um rato também!!

    ResponderExcluir
  8. vereador victor,vai igual o ex vererador Moacir so quatro anosssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Cadê o piso salarial para os professores que vc prefeitinho enrolado prometeu pagar no salario de maio, só vive de promessas, aff!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns a Joselia conheço como uma pessoa muito humana espero que vc faça uma boa gestão pra nossa população.
    Josino Catarino

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.