PUBLICAÇÕES RECENTES

Sem zeladores, pais de alunos varrem salas de aula em Santa Inês

28 de maio de 2013

Moradores de bairros localizados na periferia de Santa Inês reclamam de abandono do poder público municipal. Na Cohab e Vila Marcony pais de alunos denunciam a falta de professores e zeladores na escola Simone Macieira. "Nós estamos varrendo as salas de aula quando vamos levar nossos filhos para a escola e quando tem aula. Isso para que eles não estudem 'num' chiqueiro", disse a mãe de dois filhos que estudam na escola Simone Macieira que preferiu não ser identificada.

Já o comerciante Antonio da Silva, de 47 anos, morador da Vila Marcony, afirmou que suas duas filhas estão sem aulas há mais de duas semanas porque não tem professor. "Eu levo elas para o Simone Macieira todos os dias e sempre volto pra casa com a mesma reposta: não tem professor".

A situação chegou ao ponto de pais de alunos realizarem manfestação na frente da escola exigindo que os problemas sejam resolvidos imeditamente. No entanto, ao que tudo indica, as reclamações não ultrapassam os muros danificados da escola no sentido de chegar ao conhecimento da secretária de Educação, professora Concita. A direção da escola parece não saber lidar com a situação e teme levar as reivindicações a que tem poder de decisão.

Atenção professora Concita! Nova secretária... velhos problemas. É bom tomar as rédeas da situação. Conheço o potencial da senhora, vá lá e resolva antes que a situação se torne insustentável.

O Notas do Daniel Aguiar vai acompanhar de perto a resolução - ou não - dos problemas daquela escola.

Santa Inês na discussão dos 'Desafios para Consolidação do SUS'

A busca pela melhoria da saúde pública tem sido uma meta da Secretaria de Saúde de Santa Inês. Além de ações práticas, também há a preocupação em qualificar os profissionais e implantar experiências que têm dado certo em outras regiões do país.


Um momento de forte discussão em torno do aprimoramento da saúde pública é o I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte Nordeste, que acontece até esta quarta-feira, 29, em São Luís, com o tema “Desafios Regionais para a Consolidação do SUS”. O município de Santa Inês está sendo representado pela Secretária-Adjunta de Saúde, Ana Josélia Gaioso.
Ana Josélia Gaioso representa Santa Inês
em congresso na capital (Foto:Divulgação)
O evento congrega, ainda, o IX Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Região Nordeste, o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde da Região Norte e o I Congresso das Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão.

Com uma programação rica de conhecimentos diversos sobre a saúde, desde a última segunda-feira, 27, centenas de pessoas participam de várias atividades como cursos, oficinas, mesas redondas e palestras em que discutem a consolidação do Sistema único de Saúde.

Nesta terça-feira, 28, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em reunião com a Comissão Intergestores Tripartite, para a discussão de temas e tomada de decisões sobre o funcionamento do SUS.

Nesta quarta-feira, último dia do evento, a programação contemplará a oficina Ações de alimentação e nutrição do SUS; Política de investimentos e financiamentos para municípios de pequeno porte e a mesa redonda O Programa Nacional de Qualificação da Assistência farmacêutica no SUS. Serão realizadas, ainda, as oficinas Atenção Básica nas Regiões Norte e Nordeste e Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde. Ao final do evento deverá ser expedida a Carta do Norte Nordeste.

A expectativa da Secretaria de Saúde de Santa Inês é que a partir da discussão sobre assuntos ligados às políticas públicas de saúde se obtenha as devidas informações para o financiamento e investimento diferenciado não só para os municípios do Maranhão, mas também para as Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

(Assessoria de Comunicação da prefeitura de Santa Inês)

Concursados reivindicam nomeação e posse em Bela Vista

Em Bom Jardim e Santa Inês a problemática criada em torno de concurso público realizado pelos respectivos municípios está caminhando a passos lentos, mas já está parcialmente resolvida. Em Bom Jadim a Justiça já determinou a posse dos excedentes. Em Santa Inês os primeiros aprovados foram convocados nessa terça-feira, 27.
Aprovados em concurso público exigem nomeação em Bela Vista
(Foto: Alex Carlos)
Já em Bela Vista, a coisa tá "feia" para 220 aprovados no último certame. O caso de Bela Vista, bem como dos citados anteriormente, está na Justiça. 
Cansados do silêncio em torno da situação, na manhã desta terça-feira (28), dezenas de aprovados realizaram manifestação na frente do prédio da prefeitura de Bela Vista, no perímetro urbano da BR-316. Com faixas, cartazes e apitos, os manifestantes exigiam nomeação e posse.

Hoje encontram-se no município contratados em vagas de concursados. O concurso não foi cancelado. Ouvimos comentários de que vai ocorrer outro concurso. Como, se ainda há esse pendente? Passamos no concurso, fomos aprovados e queremos a nossa nomeação", afirmou a aprovada no último certame, Ivone Carla. 

Segundo Eudália Lima, que também passou no concurso, "são 220 classificados e, desses, 112 são de Bela Vista. Então seriam 112 famílias beneficiadas no nosso Município.”

O secretário de Administração da prefeitura de Bela Vista, Jackson Leite, informou que enquanto não houver decisão da Justiça a situação permanecerá a mesma. "Não há possibilidade de darmos portaria para nenhum aprovado neste concurso, tendo em vista que há uma liminar que proíbe o município de dá essas portarias. As alegações que levaram o concurso para a justiça foram fraude no processo licitatório, ausência de estudo financeiro acerca do impacto na folha de pagamento, supeita de que a empresa é fantasma entre outras", afirmou o secretário.

Por Notas do Daniel Aguiar
Com informações e foto do Jornal 'A Corda'



Santa Inês: Sabbak pode ganhar posto policial

Vereadora Professora Vera (PSD) 
A vereadora Vera Lúcia Soares Lima (Professora Vera - PSD) requereu, durante sessão plenária da Câmara de Vereadores de Santa Inês, a instalação de um posto policial no bairro Sabbak. A propositura foi aprovada por unanimidade e a resposta veio direta e rapidamente da Secretaria de Segurança Pública do Estado. De acordo com Ofício 669/2013-GAB/SSPMA, "o pleito será deferido a médio prazo, dentro da dotação orçamentária e de planejamento a ser realizado".

Ainda de acordo com o ofício enviado pela SSPMA e assinado pelo secretário Aluísio Mendes, vale "salientar que serão designados novos servidores ao interior do estado, tão logo sejam preenchidas as vagas disponibilizadas, com a conclusão de todas as etapas do certame em andamento".

As expectativas são as melhores, considerando o alto índice de criminalidade registrado no Sabbak e bairros adjacentes. O comércio de drogas ilícitas, furtos, roubos a residências e até assassinatos são registrados com uma frequência preocupante naquela área. A população aguarda, esperançosa, pela consolidação do requerimento da vereadora Professora Vera.

Prefeita de Bom Jardim é alvo de ação do Ministério Público

A Promotoria de Justiça de Bom Jardim ajuizou uma Ação Civil Pública contra a prefeita do município, Lidiane Leite da Silva, devido à existência de contratações irregulares no âmbito da administração municipal, fato que configura ato de improbidade administrativa.

Prefeita Lidiane Rocha
Os servidores em questão foram contratados, conforme seus próprios depoimentos prestados na Promotoria, apenas verbalmente. Ocupam cargos de motorista, vigias, agentes administrativos, professores, entre outros, sem que tenham sido aprovados no último concurso público homologado em 2011 e em detrimento dos que se encontram classificados e aprovados como excedentes no certame, cuja validade só vai expirar em novembro deste ano.

"Isso evidencia um vínculo empregatício precário e totalmente ilegal, configurando ato de improbidade administrativa da requerida. É um grosseiro desrespeito à Constituição Federal e às leis do país, o que demonstra a certeza dos governantes, inclusive da requerida, da total impunidade de seus atos", analisa a promotora de justiça Cristiane dos Santos Donatini.

Na lista de servidores efetivos e comissionados requisitada à Prefeitura, não constam os nomes dos contratados de forma irregular. Esses servidores, segundo observa a promotora de justiça, não se enquadram nas situações previstas em lei em que a administração pública pode contratar sem realizar concurso público, ou seja, para os cargos de confiança e para os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

Ao final da ação civil, o Ministério Público requer da justiça que a prefeita de Bom Jardim seja condenada conforme as sanções previstas naLei nº 8.429/92, em especial a perda da função pública; a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos e a fixação de multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração percebida pela gestora municipal.

Por Notas do Daniel Aguiar
Via (MPMA)

Prefeitos e deputados discutem problemas enfrentados por comunidades cortadas pela ferrovia Carajás

Pelo menos de 20 prefeitos maranhenses, deputados e representantes da sociedade civil organizada participam de reunião na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (28) para tratar sobre os impactos nas comunidades do corredor da ferrovia da mineradora Vale.

Atemir Botelho

O encontro está previsto para começar as 16h. De acordo com o prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atemir Botelho, a Vale deixa 90% dos impostos no estado vizinho, Pará, onde explora riquezas naturais. No Maranhão ficam apenas "os problemas, as mortes, o barulho, o impedimento de ir e vir, as rachaduras e outros impactos sociais, econômicos e ambientais. Isso não VALE".

Representantes da mineradora também estão sendo aguardados para o diálogo que promete ser franco e decisivo. Mas, ao que tudo indica, ninguém da Vale vai aparecer. "A VALE S.A tenta desarticular a audiência dos prefeitos, deputados e sociedade organizada de HOJE na assembléia; encaminhou um oficio HOJE a assembléia pedindo o adiamento; nós prefeitos não vamos recuar; A VALE S.A sempre se esquivou de suas responsabilidades, principalmente menosprezando o povo maranhense!!Nós prefeitos, representantes do povo estaremos lá na hora marcada As 16:00h; Com ou SEM VALE a audiência vai acontecer!!", assegurou Atemir Botelho, por meio do Facebook, nesta terça.

Atemir faz parte da diretoria do recém-criado Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFC). O Consórcio tem, entre os focos e metas, o recolhimento de tributos municipais, pagamento de compensações socioeconômicas e ambientais, contribuição para o Fundo de Desenvolvimento Municipal – FDM (a ser criado em todos os municípios consorciados) e contribuição para o Fundo de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana – FDMU (a ser criado em São Luís). Por meio do COMEFC será possível a constituição de Planos Diretores Municipais eficientes e eficazes que trarão como consequência a realização de ações estruturantes para a melhoria do IDH-M desses municípios.

Os municípios que participam do COMEFC são: Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, São Luís, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios e Vitória do Mearim.
Diretoria do COMEFC eleita por aclamação

Secretaria de Agricultura de Santa Inês apresenta ações para o desenvolvimento do setor

Como é sabido, um dos setores responsáveis pela geração de renda e o sustento de milhares de famílias em Santa Inês é o da agricultura. O Município, então, tem um grande desafio pela frente: potencializar o setor. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Piscicultura da Prefeitura de Santa Inês faz um balanço das últimas ações realizadas.

As informações e foto abaixo são do Departamento de Comunicação da prefeitura.


Secretário Fabrício Morais (ao centro) coordena a equipe de distribuição de sementes
Os produtores rurais dos povoados Vila Nova, Três Satubas, Campo Novo, Bom Jesus, São José do Aterrado e também de áreas de plantio na sede (como as adjacências do Bairro Aeroporto), os plantadores receberam sementes de feijão Caupi/Guariba. De acordo com o secretário de Agricultura, Fabrício Morais Filho, esta espécie da leguminosa é própria para o plantio da safra de fim de período chuvoso. Foi distribuída 1 tonelada de sementes, quantidade suficiente para a produção em uma área de cerca de 90 hectares.

Para garantir toda a assistência e preservação ambiental nas áreas citadas, a Secretaria de Agricultura viabiliza a disponibilização de tratores para arar a terra dos produtores rurais, evitando que eles venham a praticar uma ação comum na região que é a queimada para o preparo do solo.

O resultado de outra ação da secretaria muito importante não só para o setor é a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Esse serviço foi criado no mês passado, após aprovação de Projeto de Lei pela Câmara dos Vereadores de Santa Inês.

O SIM tem como objetivo regularizar e fazer uma inspeção sanitária de alimentos de origem animal e vegetal, fazendo o acompanhamento do manuseio, abate e a condição de limpeza do local onde esses produtos serão vendidos no município.

O Serviço de Inspeção Municipal também tem atribuições de certificar, inspecionar e monitorar o funcionamento de estabelecimentos do tipo de abatedouro de suínos, caprinos, ovinos, aves, coelho e de outras espécies devidamente aprovadas para o abate; fábricas de conservas, de embutidos, charqueadas, entrepostos de carnes e derivados e fábrica de produtos de origem animal.

Também as granjas, postos de recebimento de leite, postos de desnatação, queijarias, usinas de processamento de leite e fábrica de entrepostos de laticínios serão alvos do SIM. Os entrepostos de pescado e fábrica de conserva de pescado, entrepostos de ovos e fábrica de conservas de ovos, apiários, mini agroindústrias e processamentos artesanais também necessitarão do certificado do SIM.

O credenciamento pelo SIM é necessário, por exemplo, para que os agricultores possam inserir produtos processados na alimentação escolar e no PAA - Programa Nacional de Aquisição de Alimentos - modalidade Compra Direta Local com Doação Simultânea.

A medida também é importante para que os estabelecimentos processadores possam vender para o comércio de forma geral, desde que restrito ao próprio município. Para vender para fora do município, é preciso ter a certificação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

Além dessas, várias outras atividades serão desenvolvidas ao longo do ano, todas visando gerar oportunidades para o setor agrícola e a piscicultura. “Vamos oportunizar maior geração de renda, através de apoio e assistência a projetos voltados para a agricultura, pecuária e piscicultura”, disse o secretário Fabrício Morais.

Novos municípios

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, deputado André Fufuca (PSD), disse nessa segunda-feira (27) que acredita na aprovação, pela Câmara Federal, do Projeto de Lei Complementar nº 416/08, de autoria do Senado, que estabelece regras para a criação, a incorporação e o desmembramento de municípios.

A proposta do Senado regulamenta a Constituição Federal e deve ser aprovada para que seja confirmada a validade da criação de 57 municípios emancipados depois de 1996. O texto estabelece, ainda, que as mudanças na configuração dos municípios dependem da realização de Estudo de Viabilidade Municipal e de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações envolvidas.

A matéria tramita há cinco anos no Congresso e poderá ser apreciada nesta terça-feira (28), devido à aprovação, há três semanas, de um pedido de tramitação em regime de urgência. O pedido passou em plenário por 399 votos a 19 e uma abstenção. Para Fufuca, o placar da votação do pedido de urgência é um indício de que o mérito da questão também deve passar sem problemas em plenário.

“Eu acredito que será uma votação vitoriosa, já que no pedido de urgência foram 399 a 16, uma votação acachapante favorável ao pedido de urgência para a votação da criação dos municípios. Já existe um acordo entre as lideranças partidárias e vamos esperar a votação amanhã e sendo esta votação favorável, o PL 416 define às Assembleias a prerrogativa de criação dos municípios e aqui nós iremos adaptar de acordo com o projeto a resolução da própria Casa e dar prosseguimento a todo esse processo”, declarou o parlamentar.

Pelas regras apresentadas no Projeto de Lei nº 416/08, a criação de um município depende das assinaturas de pelo menos 10% dos eleitores residentes no povoado que se pretende emancipar, em requerimento dirigido à Assembleia Legislativa estadual. É a devolução dessa prerrogativa às Casas Legislativas estaduais o motivo da euforia de André Fufuca.

Por O Estado via Blog do Zeca Soares
Editado por Notas do Daniel Aguiar

Prefeitura de Santa Inês inicia convocação de aprovados em concurso

27 de maio de 2013

A Prefeitura de Santa Inês inicia a convocação dos candidatos que prestaram as provas do Concurso Público nº 001/2011, realizado para o provimento dos cargos do Quadro de Pessoal da Administração Pública Municipal.


O prefeito Ribamar Alves cumpre, desta forma, o acordo firmado com o Ministério Público durante audiência de conciliação realizada no Fórum de Santa Inês no início deste mês.

Ribamar Alves em audiência de conciliação
Os candidatos relacionados no edital deverão apresentar-se nos dias 3 e 4 de junho, conforme quadro de datas da publicação, munidos de toda a documentação exigida pelo edital do concurso, no horário das 9 às 12 horas e das 15 às 18 horas. Os locais de apresentação constam no edital.

Os candidatos convocados que eventualmente já tenham apresentado a sua documentação por ocasião da convocação expedida no dia 14 de novembro de 2012, deverão comparecer à na sede da prefeitura para receberem sua documentação e reapresentá-la perante a Comissão de Concurso.


Foram convocados na primeira lista, professores das zonas urbana e rural, técnicos em enfermagem, enfermeiros. Para mais informações, o Edital de Convocação está afixado no mural da prefeitura de Santa Inês. 

Confira a baixo a lista completa dos convicados:

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

FRANCISCO DAS CHAGAS CASTRO DE MORAES
CLAUDILENE BARROS DE OLIVEIRA 
SUELMA ANDRADE DA SILVA 
MARIA DO CARMO BRAGA RODRIGUES 
TATIANA KELY SALES COSTA 
MARLUCIA DA SILVA 
RAPHAELA LOPES CRUZ 
RAIMUNDA ALVES FERREIRA SANTOS 
SUZILENE MARIA MENDES NOGUEIRA 
FRANCISCA GOIS SOUSA 

ENFERMEIRO PSF

GLEYDSON DIAS DUARTE
VICTOR THAGORE LEITE MORAES 
FERNANDA VALERIA LOPES ROCHA ROSA 

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

LEULA CAMPOS SILVA

PROFESSOR

---------------ZONA URBANA---------------

PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA - EDUCAÇÃO INFANTIL
SIMONE CRISTINA TRINDADE OLIVEIRA 
ANA MARIA DA SILVA LOPES 
MARILETE ALVES LIMA 
ANA CILENE ARAÚJO DE ANDRADE 
CIRENY DOS PRAZERES 
VALDILENE ALVES DE OLIVEIRA 
SILMARA DOS ANJOS AMARAL 
LUCINEIA SILVA CAMARA 
JAQUELINE PORTELA DE SOUSA PASSOS 

PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA – ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAIS
EVANDICLEIA FERREIRA DE CARVALHO 
FRANCINALVA PINHEIRO 
ANA PAULA DOS SANTOS 
MIRELLA RODRIGUES DA SILVA 
JAILSON GOMES RAMOS 
GILVANIA ALMEIDA BARROS 
GILVAN ALMEIDA BARROS 
BELISA SANTOS DE SOUSA 
RISINETE OLIVEIRA COSTA 
PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA – ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES FINAIS


DISCIPLINA: PORTUGUÊS

JOILSON GOMES DE MORAIS 
GEZILENE DA SILVA COSTA 
MARILEIA SILVA BORGES 
ANTONIO DAVID FILHO DA SILVA MORAES 

DISCIPLINA: MATEMÁTICA

ALDENISE DE ANDRADE SILVA LIMA 
PAULO ROBERTO REGO DA SILVA 
FRANCISCO GOMES DE AZEVEDO PEREIRA JUNIOR 
JEOFTON MEIRA TRINDADE 

DISCIPLINA: INGLÊS

ELIZANGELA PAULINO DA SILVA 
THEMOCRATES PINTO LIMA 
FREDERICO JOSE MENEZES MENDES 

RELAÇÃO DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIENCIA
PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA – ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAIS

NANCI EULALIA MORAIS FERREIRA 

-------------------ZONA RURAL -------------------

PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA- EDUCAÇÃO INFANTIL

MARIA LUCIVANE BASILIO DE ABREU MARIA JOSE DASILVA SOUSA 
JARDIEL PAULA DE ALENCAR 
LUZIA SANTOS SOUSA CLAUDINO 
GIRLANA OLIVEIRA BEZERRA 
SHIRLEY CRISTIANE LEITÃO CASTRO 
MARIA LUCIA DOS SANTOS RIBEIRO 
MARLINE LIRA SOUSA 
SIMONE SOUSA SILVA 
EMANUELLE SANTOS DE SOUZA 

PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA – ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
WILSON VIEIRA OLIVEIRA 
FRANCILENE SILVA DAS CHAGAS 
FERNANDA OLIVEIRA NEVES 
RAFAEL SOBRINHO MACEDO 
LUCIA FERNANDES MOREIRA DA SILVA 
PEDRO SILVA ARAGÃO 
NATALIA MENDES DOS SANTOS 
ADIANA ALVES SOUSA 
LEANDRO ALMEIDA DE OLIVEIRA 
CLAILSON ALENCAR AQUINO 
NEURISAN MENDES ASCENCAO 
MARIA ALVES DE SOUSA 
JOSE JOAO PEREIRA 
JACEMY CARDIAL PEREIRA 
DIEGO BARBOSA DOURO 
JOCICLEIA ALVES ROCHA 
MARIA EDENILDES DA ROCHA 
FERNANDA MEIRELES MENDES 
EDITE ERICEIRA SANTOS 
ROBSON RUY FEITOSA GOMES 
MARINETE MARQUES DA SILVA NASCIMENTO 
GILZAMARA SOUZA DANTAS MOTA 
LUCIMAR MIRANDA TEIXEIRA 
JORDANIA DACONCEICAO SANTOS 
LEILSON SOUSA SILVA 
SULIANE SILVA SOUSA 
FRANCENILSO SILVA MARQUES 
ZILDETE MODESTO MACEDO 
LILIAN PAIXAO DA SILVA 
LEIA GOMES SILVA 
VALCLEANE SILVA MENDES 
IVANUCIA FREIRE DUARTE 
RIZAMAR RODRIGUES 
ANTONIO NATAN ARAUJO MENDES 

PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA – ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS

DISCIPLINA: PORTUGUÊS

ANTONIO DA SILVA
RONILSON SOUSA SANTOS 
ELMA CAVALCANTE HOLANDA 

DISCILPINA: MATEMÁTICA

ELILTON PEREIRA HOLANDA 
FRANCIMAR DE OLIVEIRA SILVA

Datas para apresentação de documentos exigidos em Edital:
03 de junho

Local : Secretaria Municipal de Educação
PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA (ZONA URBANA)
EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS
ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES FINAIS
(PORTUGUÊS/MATEMÁTICA/INGLÊS)
ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS
(PORTADORES DE DEFICIENCIA)
EDUCAÇÃO INFANTIL
(PORTADORES DE DEFICIENCIA)
03 de junho

PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA
(ZONA RURAL) 
EDUCAÇÃO INFANTIL

04 de junho

PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA
(ZONA RURAL)
ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIE INICIAIS
ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIE FINAIS
(PORTUGUÊS/MATEMÁTICA)

04 de junho

Local: Secretaria Municipal de Saúde

TÉCNICO EM ENFERMAGEM
ENFERMEIROS DO PSF
ENFERMEIROS DO PSF
(PORTADORES DE DEFICIENCIA)

Sebrae promove palestra sobre Lei Geral para gestores da regional de Santa Inês

Em palestra realizada pela Unidade Regional do Sebrae Maranhão em Santa Inês foram reunidos prefeitos, vereadores e empresários dos municípios de Pindaré e Santa Inês, buscando esclarecer aos gestores e empreendedores de vários seguimentos, alguns pontos sobre a Regulamentação e Implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

A palestra foi proferida pelo consultor Arnaldo Junior Farias, especialista em políticas públicas e ex- gestor de um município paraibano. Ele prendeu a atenção da plateia, que pode interagir tirando duvidas e fazendo perguntas pertinentes ao tema.

Para o prefeito de Pindaré Mirim, Válber Furtado, a discursão foi oportuna. “Gostei dos resultados conquistados por outros municípios, a partir do cumprimento da lei e me sinto otimista com o que vi”, ressaltou o gestor, que se comprometeu em trabalhar para fazer valer a lei também em Pindaré.

Já o Gerente do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz, reafirmou a disposição da instituição em contribuir com esse processo, levando informação e orientação aos gestores que quiserem de fato implementar a Lei das MPEs em seus municípios.

(Sebrae - Santa Inês)

Ricardo Murad, cidadão honorário de Santa Inês

Na última sexta-feira (24), a Câmara de Vereadores de Santa Inês aprovou mais dois decretos de concessão de títulos de cidadão: um para o secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Ricardo Murad e outro destinado ao pastor da Assembléia de Deus, João Oliveira Veloso.
O autor do decreto que concede o título a Ricardo Murad, vereador Aldoniro Muniz (PMDB), expôs a determinação do secretário em melhorar os índices de saúde no no Maranhão. "Murad tem compromisso com a saúde do nosso estado. Vários municípios ganharam hospitais de alta qualidade e muito bem equipados. Santa Inês ganhou um hospital macrorregional e está vindo uma UPA também. O título é uma forma de agradecimento", disse o autor do projeto e líder da oposição na câmara.

O único vereador a votar contra foi o líder da situação e irmão de Aldoniro Muniz, vereador Orlando Mendes (PDT). Para o pedetista, o secretário de Estado não merece esse título. "A maioria da nossa população morre em hospitais de São Luis ou no percusso de procissões de ambulâncias de Santa Inês para a capital maranhense. Aliás, eu não vejo nenhuma Câmara concedendo título a Ricardo Murad. Eu não voto a favor!", finalizou Orlando.

O segundo Projeto aprovado, este por unanimidade, é de autoria do vereador Antonio Silva (PSC). Para o parlamentar, o pastor da Assembleia de Deus do bairro Sabbak, João Oliveira Veloso sempre trabalhou em prol dos moradores de Santa Inês. "O pastor chegou em Santa Inês aos 10 anos de idade e de lá pra cá foi vendedor de castanhas, geladinho e foi marceneiro. Trabalha diuturnamente, com afinco e dedicação, na recuperação de drogados. É um homem de Deus", justificou o autor do projeto.

No último dia 20, o Notas do Daniel Aguiar publicou texto falando sobre a aprovação de dois Projetos de Decretos Legislativos concedendo títulos de cidadão honorário de Santa Inês ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos e para o secretário de Saúde de Santa Inês, Tiago Lima Alves. (Veja matéria completa aqui).

Sexta, na Câmara... 24/05/2013


A sessão da última sexta-feira (24) na Câmara de Vereadores de Santa Inês foi de cobranças e explicações. Os vereadores usaram a tribuna para comentar a repercussão da ultima reunião, quando houve discursões acaloradas entre os oposicionistas e a bancada de apoio ao governo municipal.


As vereadoras Creusa da Caixa e Carla Sousa contestaram algumas informações divulgadas na imprensa local e pediram que blogueiros e jornalistas tivessem mais cautela na divulgação dos fatos, para evitar informações distorcidas que possam atingir a imagem do legislativo.

O vereador Akson Sousa elogiou a mudança no comando da Secretária de Educação do município e aproveitou para cobrar a reestruturação das unidades de ensino, assim como a distribuição imediata da merenda escolar para os alunos. 

A boa noticia veio do líder do governo, vereador Orlando Mendes, ele confirmou que a partir deste mês de maio os professores da rede municpal de ensino de Santa Inês vão receber o piso salarial nacional que é de R$ 1. 567,00. Noticia confirmada pela vereadora Professora Vera que reforçou a informação dizendo que o plano de cargo e carreira será estudado e futuramente poderá ser aplicado no município para valorizar ainda mais os educadores. 

O presidente da casa, vereador Franklin Seba adiantou que em breve será realizada uma sessão conjunta, Câmara de Santa Inês e Pindaré-mirim, ideia aprovada pelos demais vereadores, um dos assuntos em pauta, deve ser a criação de um distrito industrial para beneficiar os dois municipios, a data da sessão será divulgada posteriormente. 

Seba encerrou a sessão destacando a fundação do Instituto e a Academia de letras de Santa Inês, o vereador parabenizou os envolvidos na iniciativa e se colocou a disposição como colaborador e amante da cultura em geral.

(Foto e Informações: Assessoria de comunicação da Câmara)

Estadual de Beach Soccer começa nesta terça-feira (28), em Santa Inês

O Beach Soccer ganha cada vez mais espaço em Santa Inês. Depois do Campeonato Municipal da modalidade e de amistoso entre Sampaio e Vasco da Gama, agora a cidade é palco do Campeonato Maranhense de Beach Soccer.



O Estadual começa nesta terça-feira, 28, na Arena montada ao lado do Estádio O Binezão e vai até o dia 2 de junho, a partir das 19h. 8 equipes que representarão oito regiões do Maranhão vão participar da competição. Segundo o Diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura de Santa Inês, Marcos Corrêa, “as partidas serão em caráter de mata-mata. Quem perder sai da disputa”. A tabela dos confrontos será divulgada na manhã desta terça-feira.

Segundo Marcos Correa, o município de Santa Inês será bem representado. A equipe Santa Inês Esporte Clube foi montada a partir da seleção de atletas que se destacaram no Campeonato Municipal da modalidade realizado entre os dias 13 e 20 deste mês. “Pra nós o mais importante é que a cidade tem se tornado um celeiro do esporte. No entanto, estamos bastante confiantes na nossa equipe” – enfatizou Marcos Corrêa.

(Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês)

CAEMA está com os dias contados em Santa Inês

23 de maio de 2013



O relacionamento Prefeitura de Santa Inês e Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) não anda às mil maravilhas. Aliás, a relação da cidade de Santa Inês com a Companhia responsável pelo abastecimento de água há tempos "entrou pelo cano". Problemas infindáveis em poços da CAEMA revoltam a população e obrigam o município a alugar carros-pipa na tentativa de não deixar a cidade desabastecida. Moradores do bairro Vila Marcony e parte da Cohab, por exemplo, estão há cerca de 15 dias sem uma gota nas torneiras. O problema não é diferente no centro da cidade.
(Foto:Agora Santa Inês)
Esta semana, o prefeito Ribamar Alves (PSB) afirmou ao Notas do Daniel Aguiar que o tormento causado pela falta d'água está chegando ao fim. "A CAEMA não está cumprindo com o seu papel, está deixando muito a desejar", lamentou o prefeito. "Vamos dar qualidade ao serviço prestado à nossa população", assegurou Alves.

Um estudo minucioso deve ser feito para que a mudança seja efetivada com sucesso e todo o processo é demorado. Mas, o Serviço Autônomo de Água e Esgosto do Maranhão (SAAE) deve ser o futuro responsável pelo abastecimento de Água de Santa Inês. 






Acusado de homicídio é condenado em júri da 3ª Vara de Santa Inês


Atualizado às 23h23 do dia 23/05/2013
Em sessão realizada no dia 21, o Tribunal do Júri da Comarca de Santa Inês condenou o réu Josemberg Pereira da Silva a 12 anos e seis meses de reclusão, em razão do homicídio de Ronaldo Rodrigues de Jesus, ocorrido no dia 21 de fevereiro de 2003.

Segundo o Ministério Público, no dia do crime, por volta das 13h, quando trafegava de motocicleta no bairro da Palmeira, em Santa Inês, o réu Josemberg Pereira da Silva quase atropelou José de Ribamar Miranda de Oliveira, que estava acompanhado de três colegas, entre os quais Daniel Silva França e a vítima Ronaldo Rodrigues de Jesus.

Indignado, José de Ribamar Miranda chamou a atenção de Josemberg, provocando uma pequena discussão, na qual Ronaldo interveio, pedindo ao réu que saísse do local.

Depois de ir embora, Josemberg retornou ao encontro dos rapazes, dessa vez na garupa da motocicleta, conduzida por uma terceira pessoa, que desconhecia sua intenção homicida.

Josemberg desceu com arma de fogo em punho e, bastante alterado, dirigiu-se a José Ribamar proferindo-lhe ameaças. Temeroso, José Ribamar refugiou-se em uma residência próxima, sendo seguido pelo acusado, que foi impedido de entrar na residência pela proprietária.

O réu então investiu contra Daniel Silva França, quando a vítima Ronaldo Rodrigues de Jesus interferiu, pedindo a Josemberg que deixasse seu amigo em paz, ocasião em que foi atingido por um tiro.

O Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese defendida pela promotora de justiça Norimar Gomes Nascimento Campos, da Comarca de Santa Inês, que apontou homicídio qualificado por motivo fútil, rechaçando a tese de legítima defesa putativa, uma vez que não houve qualquer provocação da vítima contra o acusado, que sequer se conheciam. A defesa foi realizada pelo advogado Onildo Almeida Sousa. Proferiu a sentença a juíza Kariny Pereira Reis.

(CCOM - MPMA)

Bom Jardim: excedentes de concurso público vencem batalha na Justiça

A Juíza Denise Pedrosa Torres, titular da comarca de Zé Doca - respondendo cumulativamente pela comarca de Bom Jardim - julgou procedente a ação civil pública movida pelo Ministério Publico Estadual que pedia a realocação dos excedentes nomeados na portaria 004/2012.

Na decisão publicada nesta quinta-feira (23), a juíza decidiu conceder antecipação de tutela a favor dos prejudicados e declara ilegal o Decreto Municipal 003/2013, (que anulou as nomeações de todos os excedentes do concurso público) dando assim a vitoria aos excedentes e, consequentemente, a derrota da Prefeita Lidiane Rocha. Ainda de acordo com a decisão judicial, a prefeitura tem 10 dias para chamar todos os 383 concursados sob pena de multa diária de mil reais.

Abertura dos Jesi ocorre nesta sexta-feira, 24

O Departamento de Esportes e Lazer da Prefeitura de Santa Inês realizará, nesta sexta-feira (24), a solenidade de abertura do JESI – Jogos Escolares de Santa Inês. Diferente de anos anteriores, a abertura ocorrerá no Espaço Cultural Dona Zima às 16h e não no Estádio "Binezão". O evento terá a presença de autoridades políticas do município, dos atletas e representantes das escolas que participarão do campeonato.


(Foto/Ilustração: Internet)
Este ano, 40 equipes de escolas públicas e particulares vão competir em 6 modalidades: Futsal, Beach Soccer, Handbol, Futebol, Xadrez e Dama. Cada modalidade será disputada em 3 categorias: Mirim, Infantil e Infanto, que correspondem aos atletas com idades que variam entre 12 e 17 anos.

As primeiras partidas serão iniciadas na próxima segunda-feira, 27, pela modalidade futsal, no Ginásio João Cambinha. Os jogos pelas modalidades futebol e beach soccer serão realizadas, respectivamente, no Estádio O Binezão e Arena de Beach Soccer montada ao lado do estádio.

O Jesi será encerrado no dia 14 de junho com a premiação das equipes campeãs.

(Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês)

Sampaio e Vasco jogam em Santa Inês nesta terça-feira, 21

21 de maio de 2013

Equipe de beach soccer do Sampaio Corrêa
(Foto: Divulgação/SC)
As equipes de beach soccer do Sampaio Corrêa (MA) e Vasco da Gama (Rio) iniciam, nesta terça-feira (21) uma série de amistosos em cidades do interior do Maranhão.

O primeiro jogo será em Santa Inês. A partida está prevista para começar às 20h desta terça-feira, 21 na área externa do estádio Artema Santos, o 'Binezão'. A arena foi palco da Copa Santa Inês de Beach Soccer finalizada nessa segunda-feira (20) com a vitória do time Mercantil Sabrina.

Na quarta-feira (22), Sampaio e Vasco se enfrentam em Bacabal. E, na sexta-feira (24), a bola vai rolar nas areias da Arena do Riacho, em Barreirinhas.

No domingo (26), será realizado o quarto e último amistoso em local ainda a ser divulgado pela Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS).

Sampaio e Vasco se encontram dois dias após confronto pela Copa do Brasil de Clubes de Beach Soccer, na cidade de Manaus. Os dois times decidiram o terceiro lugar, e a equipe carioca levou a melhor ao vencer, de virada, por 6 a 5 em uma partida bastante equilibrada.


CPI vai investigar denúncias de fraudes em Bom Jardim

A Câmara de Vereadores de Bom Jardim, a 283 km de São Luís, aprovou nesta terça-feira (21) a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades contra a prefeita do município, Lidiana Rocha. A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, Dr. Silvano Andrade.
Ao que tudo indica, a Câmara vai pedir a cassação do mandato de Lidiane Rocha.


A CPI proposta pela vereadora Sônia Brandão de Jesus foi aprovada por 6 votos a 1. De acordo com o blog bomjardimma.com, somente um vereador, conhecido por Manin, -que faz parte da bancada governista - compareceu à sessão e votou contra.  

Os trabalhos terão duração de 120 dias, podendo ser prorrogados por mais 60. A previsão é de que a investigação seja concluída até o dia 30 de Junho, e deverá culminar com a cassação da prefeita, suspeita de fraudar licitações e decretar Estado de Emergência para aquisições sem licitação.

O 'Notas do Daniel Aguiar' entrou em contato com a prefeitura de Bom Jardim e aguarda resposta oficial para divulgação.

Por Notas do Daniel Aguiar
Com informações e foto do blog bomjardimma.com

Santa Inês: unidades do 'Minha Casa, Minha Vida' serão entregues dia 23 de agosto

O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB) reuniu-se com os donos das 5 contrutoras responsáveis pelas obras do Residencial Sol Nascente (localizado nas proximidades da Vila Conceição, periferia de Santa Inês) para cobrar celeridade nos trabalhos. Alves exigiu que as empresas apresentassem imediatamente uma data para a entrega das mil casas populares do programa 'Minha Casa, Minha Vida'.  A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira (21) no canteiro de obras.
Prefeito reunido com donos de contrutoras em Santa Inês (Foto: Alex Carlos)
Além do prefeito e dos empresários, participaram da reunião a primeira-dama de Santa Inês, Luana Costa, secretários municipais, mestres de obra e outras autoridades políticas locais.

"A decisão de vir aqui com os donos das empresas foi para mostrarmos um dossiê feito pela prefeitura por meio da secretaria de Assistência Social que revela os principais problemas encontrados no residencial", declarou o prefeito e continuou de modo mais incisivo: "A imprensa está aqui e eu quero que vocês digam - para que seja registrado - quando a obra estará pronta para entregarmos às famílias de Santa Inês",

O proprietário da Viluma Construtora, João Alberto Mota, falou em nome dos demais representantes das empresas responsáveis pela obra. Segundo João Mota, os problemas identificados no local estão relacionados à drenagem da água da chuva. "Já que o período chuvoso está menos intenso, já podemos retomar os trabalhos e corrigir as falhas. Isso será feito imediatamente. Cumpriremos os prazos acertados e assumimos, inclusive, em reunião realizada na última semana com a superintendência da Caixa Ecônimica Federal".

De acordo com prazo dado à prefeitura pelas empresas durante a reunião desta terça-feira, no dia 31 de julho deste ano a parte de infraestrutura estará pronta e as casas serão entregues ao Município. Todos os empresários presentes garantiram o cumprimento deste prazo. 

A entrega oficial das casas aos mutuários está prevista para o dia 23 de agosto deste ano, após sorteio.

"A rede de esgoto está pronta. A rede de abastecimento de água, também. Só precisamos agora interligá-las ao sistema. Até 31 de julho todos os problemas já estarão sanados e entregaremos a obra concluída".

A primeira-dama, Luana Costa, falou sobre o levantamento feito pela secretaria de Assistência Social do município. "De acordo com o levantamento, dos mil beneficiados com as unidades habitacionais, apenas 543 estavam habilitados para receber as casas. O que que nós fizemos? Fizemos um chamamento público para recadastrar e validar os dossiês dos beneficiados. O resultado desse trabalho é que conseguimos validar mais 400 processos junto à Caixa Econômica Federal", declarou Luana.

Ainda segundo a primeira-dama, o relatório do levantamente revela ainda um outro problema. Proprietários de rede de empresas do município e donos de inúmeras casas de aluguel estão cadastrados. "Detectamos o problema e vamos encaminhar o relatório para que a Caixa tome as devidas providências. Além disso, faremos visitas aos beneficiados para conferir a necessidade dos cadastrados e evitar que famílias realmente carentes sejam prejudicadas".

Depois de acordados os prazos, Ribamar Alves fez mais três exigências que vão além do previsto no projeto inicial. O prefeito disse que não receberá as casas se elas não tiverem com piso de lajota. Solicitou que as empresas doassem 2 mil mudas de plantas para arborizar o residencial e que os empresários se unissem para doar 5 kits aos mutuários, compostos pela mobília completa da casa, entre móveis e eletrodomésticos (os kits serão sorteados a 5 mutários). Os donos das empresas concordaram.
As mil unidades habitacionais foram construídas e estão sendo finalizadas com recursos federais da ordem de R$ 37 milhoes.

Após finalizada a obra, o município direciona as atenções para a construção de mais 2.500  unidades nas proximidades do bairro Santa Filomena. O projeto já está pronto e promete ser bem mais estruturado do que o Sol Nascente. De acordo com o projeto, o conjunto habitacional deve ter, entre outras coisas, campo de futebol, praça e outras áreas de lazer.



Diálogo: prefeito de Santa Inês promete cumprir direitos dos educadores


Texto retirado do site do SINPROESEMMA
Diante dos compromissos com a educação assumidos pelo prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), durante a campanha eleitoral de 2012, os trabalhadores em educação da rede municipal se reuniram com o gestor para cobrar a execução das propostas. O encontrou ocorreu no dia 15 de maio e teve a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma).


Na ocasião, os educadores conseguiram antecipar a execução de quatro pontos dos 20 que foram alvo de promessas do gestor, durante a disputa eleitoral pela prefeitura de Santa Inês. Um deles envolve a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento da categoria. De acordo com a proposta, a elaboração do novo texto deve começar a partir desta segunda-feira, 20, com a participação de representantes dos trabalhadores e técnicos do governo.

Além disso, houve acordo para que a prefeitura de Santa Inês inicie a formação continuada dos profissionais da rede, ajudando, dessa forma, a qualificar os docentes e, consequentemente, avançar na luta por melhor qualidade da educação pública municipal.

Piso Nacional do Magistério

Durante a reunião, o prefeito anunciou aos trabalhadores o cumprimento integral da lei Piso Nacional do Magistério, tanto no que diz respeito à nova jornada de trabalho do professor como à recomposição salarial, anunciada pelo Ministério da Educação (Mec) para 2013, de 7,97%, e que, segundo os representantes da prefeitura, deve entrar na folha de pagamento ainda deste mês.

Com relação à jornada, a prefeitura também se comprometeu em adequar a nova carga horária de acordo com a Lei do Piso, que condiciona a presença dos professores dentro das salas de aulas no tempo de no máximo 13 horas semanais., sendo as demais horas utilizadas para atividades pedagógicas fora das salas.
A representante do Sinproesemma na região, Maria Zuila, considera a abertura dos diálogos, no início dessa nova gestão municipal, como uma iniciativa positiva, pois, há 10 anos, a categoria tenta e não consegue debater com os gestores públicos os caminhos para o ensino público do município. Para a dirigente, é resultado da união dos trabalhadores na busca por direitos. ”A unidade da categoria é fundamental para avançar na luta dos educadores da rede municipal de Santa Inês”, afirma.
(Por Sinproesemma)

Mercantil Sabrina é campeão da Copa Santa Inês de Beach Soccer

20 de maio de 2013


O Mercantil Sabrina é o grande campeão da I Copa Santa Inês de Beach Soccer. O time disputou a finalíssima na noite desta segunda-feira (20) contra a equipe do Nova Santa Inês. Pelo placar de 4 a 1 o campeão da primeira edição do municipal de Beach Soccer ergueu o troféu e comemorou muito com a torcida que compareceu em grande número. 
Mercantil Sabrina vence a I Copa Santa Inês de Beach Soccer
Os gols do Mercantil Sabrina foram marcados por Anderson (primeiro período), Joseildo duas vezes e Magrão (segundo período).
A competição durou uma semana e, na noite desta segunda-feira, o trofeu foi entregue ao time vencedor pelo diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura de Santa Inês, Marcos Luis Sousa.

Por Notas do Daniel Aguiar
Com informações e fotos do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês

Vereadora Carla Sousa reúne dezenas de garis em homenagem especial


A festa em homenagem à passagem do Dia do Gari, realizada pela vereadora Carla Sousa (PTB), reuniu dezenas de agentes de limpeza pública do município de Santa Inês no ginásio de esportes do IFMA, no último sábado, 18. 

A tarde foi de descontração total. Afinal, os garis tem uma rotina de trabalho "puxada" e merecem nosso respeito e admiração. O público aproveitou o autêntico arrasta-pé e dançou até o anoitecer do sábado.
Também participaram do evento a diretora do campus do IFMA, Locília Costa, o diretor do Departamento de Limpeza Pública de Santa Inês, Júnior Leite, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Inês, Franklin Seba, o empresário Bento Camapum, entre outras autoridades.

Todos os garis presentes receberam cestas básicas além, é claro, de se deliciarem com petiscos e guloseimas oferecidos aos homenageados. 

sobre o Dia do Gari

O ´Dia do Gari´ é comemorado em todo o Brasil no dia 16 de maio. O nome profissional de GARI é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar uma contrato de limpeza pública com o Ministério Imperial, organizando assim, a partir do ano de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro.

Marinha do Brasil abre concurso para Padre e Pastor

(Foto: Feira OnLine/Reprodução)
GERAL - A Marinha do Brasil está com três vagas para cargos inusitados: 02 (duas) vagas para Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana e 01 (uma) vaga para Pastor da Igreja Batista.


De acordo com o edital do concurso (VEJA AQUI), o salário para os cargos é de R$ 7.400. Para concorrer, é preciso ser brasileiro nato e ter entre 30 e 41 anos de idade. A inscrição pode ser feita no site da Diretoria de Ensino da MarinhaO valor da taxa é de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) e podem ser feitas até o dia 22 de maio. 

Quem for classificado após todas as etapas do processo seletivo passará por um curso de formação de oficiais com duração de 39 semanas, no Rio de Janeiro. Após o curso, será nomeado oficial com o posto de primeiro-tenente da Marinha.



Pacote completo em Pindaré: atualização de salários e carta de demissão

Servidores contratados da prefeitura de Pindaré-Mirim foram surpreendidos com a atualização de proventos que não "caía" na conta (em alguns casos) há pelo menos 3 meses. A felicidade só não foi maior porque o pacote veio completo: junto com o dinheiro de dezenas de funcionários, veio a carta de demissão dos mesmos.

É, a coisa não está fácil para os contratados daquele município. A prefeitura deve encerrar pelo menos 500 contratos nos próximos dias, na tentativa de respirar melhor. A principal queixa é de inchaço na folha de pagamento. Ou seja, muita gente contratada e pouco dinheiro em caixa o que, naturalmente, resulta em atrasos salariais e, inevitavelmente, crise sob os ombros do gestor.

O prefeito Walber Pereira Furtado não consegue conter o aumento do número de eleitores insatisfeitos com a nova gestão. Os atropelos ganham dimensões cada vez maiores e as reclamações da população crescem como bola de neve.






 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags