24 de março de 2014

ANP identifica adulteração em combustíveis vendidos em Santa Inês



Um boletim divulgado na última terça-feira (18), pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mostrou que o índice de adulteração da gasolina comercializada no Maranhão ficou em 1,7%, 0,5% acima da média nacional. Em compensação, esse mesmo índice de adulteração do etanol caiu de 1,4% para 0,5%. Já em relação ao diesel, a ANP não divulgou o resultado referente ao Estado.


De dezembro de 2013 a fevereiro de 2014 foram coletadas 596 amostras de gasolina, sendo que dez apresentaram desconformidade com os padrões de qualidade. As adulterações foram identificadas em Santa Inês, Açailândia, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Lago da Pedra, Imperatriz, Barra do Corda Grajaú e na região metropolitana de São Luís.

O levantamento foi realizado entre dezembro de 2013 e fevereiro deste ano e informa que as principais alterações na gasolina foram em relação ao ponto de destilação e ao teor de etanol anidro combustível.

As análises foram coletadas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em postos de combustível de 42 bairros de São Luís, e em mais de 90 municípios do interior.

Sobre o relatório da ANP, o SindCombustíveis disse que os consumidores das cidades citadas no relatório da ANP - e de todas as outras independente de relatório - fiquem atentos e exijam o teste de qualidade do combustível antes de abastecerem seus veículos. Caso o posto se recuse a fazê-lo, o consumidor deverá denunciar o ocorrido à ouvidoria da Agência.

Quanto ao aumento na incidência de inconformidade, o Sindicato lamenta e diz que não há justificativas, pois a entidade tem investido em campanhas de esclarecimento tanto de consumidor como de revendedor para a importância de comercializar/consumir produtos de qualidade. Outro fato é que as multas impostas para aqueles que adulteram são altíssimas, o que não representa benefício para o criminoso, já que adulterar combustível constitui crime.


do G1 MA
Editado por Notas do Daniel Aguiar



Um comentário:

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.