28 de fevereiro de 2019

Campanha ‘Solidariedade é a nossa festa’ estimula doação de sangue no Maranhão

O Governo do Maranhão tem investido em diversas ações para aumentar o número de doadores de sangue, além de incentivar o cadastramento de doadores de medula óssea para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Em Santa Inês, nessa terça-feira (26), o Hemonúcleo mobilizou a população para campanha ‘Solidariedade é a nossa festa. Doe Sangue. Salve vidas!’.

A coordenadora administrativa do Hemonúcleo de Santa Inês, Sanmara Pinheiro Meireles, destacou que a unidade realiza palestras e blitzen para sensibilizar novos doadores. “Este ano, a ação já coletou 514 bolsas de sangue, sendo 107 espontâneas e 407 reposições”, disse. "Em 2018, no mesmo período, o Hemonúcleo coletou 369 bolsas de sangue. Desse total, 82 doações espontâneas”, disse.

O objetivo da campanha no Carnaval é garantir o estoque dos insumos. Ao som do bloco ‘Agora é que são elas’, de Pindaré-Mirim, profissionais do Hemonúcleo orientaram a população sobre os critérios e benefícios da doação de sangue. A ação educativa prossegue até esta quinta-feira (28).

Medula óssea 

A coordenadora do setor de captação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), Socorro Ferreira, explica que o cadastramento de doadores de medula óssea para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) é realizado no Hemomar. “Estamos cadastrando normalmente todas as pessoas que têm o interesse de ser doadoras de medula óssea. Depois de cadastrado, o candidato passa a fazer parte do Redome”, destacou.
Para fazer o cadastro, é preciso ter boas condições de saúde e ter 18 e 55 anos, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico, dentre outras. Ao ser cadastrado, o doador tem coletado 5ml de sangue, que será enviado para identificação genética.

Hemomar 

Empresas e comunidades interessadas em fazer a coleta externa podem solicitar o agendamento para Coordenação de Coleta Externa, por meio do telefone (98) 3216-1124. Outra modalidade é o atendimento de grupos no hemocentro. O agendamento em grupo pode ser feito pelo telefone (98) 3216-1134.

O Hemomar funciona na Rua Cinco de Janeiro, s/nº, bairro da Jordoa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.