27 de fevereiro de 2019

Faculdade de Medicina em Santa Inês. Passos dados até aqui

O deputado estadual Bira do Pindaré - lá em 2010/2011 - já falava sobre a necessidade de uma faculdade de Medicina no Vale do Pindaré, que deveria ser instalada em Santa Inês.

No primeiro mandato de deputado federal, em 2015, Juscelino Filho tomou a dianteira desse processo e deu prosseguimento ao caso. 

Foi em 2015 que o Governo Federal anunciou a seleção de 22 municípios de oito estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para a criação de curso de Medicina em instituições particulares. Santa Inês estava nessa lista.


Em 8 de dezembro 2017 foi publicada no Diário Oficial a autorização para a instalação de curso de Medicina no município de Santa Inês. O então ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) fez questão  de  confirmar, pessoalmente, ao deputado Juscelino.
Em 8 de março do ano seguinte, 2018, foi publicada a Portaria nº 152 que, finalmente, regulava a implantação e o funcionamento de curso de graduação em medicina em quatro municípios maranhenses. Santa Inês estava na lista. A aprovação desta vez era de recursos apresentados pelos municípios.

Com a aprovação, as faculdades deveriam - como passo seguinte - apresentar o Termo de Compromisso com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação (Seres), para efetivar a inclusão.

Poucos dias depois, em 21 de março de 2018,
o deputado federal Juscelino Filho, a prefeita Vianey Bringel e a secretária de Saúde de Santa Inês, Micherlândia dos Santos,  estiveram na sede do Ministério da Educação (MEC) para assinar o Termo de Compromisso que autoriza a implementação do curso de medicina no município. 

Assista ao vídeo publicado pelo Notas do Daniel Aguiar:
O processo licitatório foi aberto e várias instituições particulares entraram na disputa em cerca de 20 municípios brasileiros. 

Em dezembro de 2018, por meio de Portaria divulgada no Diário Oficial da União (DOU) saiu a relação das instituição vencedoras e os municípios contemplados.

Quem venceu (e vai instalar uma faculdade com o curso de Medicina em Santa Inês) foi o Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (IPTAN), do grupo NRE Educacional.

No dia 21 fevereiro de 2019, o diretor executivo de Medicina do grupo NRE Educacional, Paulo Marcondes, esteve em Santa Inês e reuniu-se com a prefeita Vianey Bringel para discutir detalhes do projeto de implantação do curso em Santa Inês. O encontro ocorreu no gabinete da prefeita.
No dia seguinte, uma comitiva formada por representantes do município e do grupo NRE visitou os hospitais Municipal e Macrorregional, o CAPS II e o Centro de Saúde Djalma Marques.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura, o prédio onde funcionará a faculdade já foi alugado e passará por reformas de adequação às exigências do Ministério da Educação. Ainda segundo informações da assessoria, a faculdade aceitará PROUNI e FIES e disponibilizará 50 vagas para primeira turma com início das aulas previsto para meados de julho deste ano.

Ou seja, tudo parece ter sido bem costurado. O deputado Juscelino Filho, de fato, é um dos principais responsáveis por essa conquista do Vale do Pindaré. No vídeo abaixo ele comemora a conquista.

Não podemos deixar de ressaltar a importância da atuação de Bira do Pindaré como um dos pioneiros nessa discussão.

Antes de finalizar, cabe relembrar um ponto bastante polêmico sobre o assunto e que certamente já foi superado:
Em abril de 2011, Roberth Bringel estava no penúltimo ano de seu segundo mandato de prefeito de Santa Inês. A esposa dele, Vianey Bringel, vislumbrava o seu primeiro ano como deputada estadual. Quase no fim do mês de abril daquele ano, no dia 25, pra ser exato, o deputado Bira do Pindaré ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para falar sobre cotas para maranhenses na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e reiterar a proposição da implantação de uma faculdade de Medicina na capital do Vale do Pindaré. 
Confira o que foi registrado naquela ocasião pela Assessoria de Comunicação do deputado Bira do Pindaré e publicado no site da assembleia: "Bira lembrou seu pedido pela criação do curso de medicina em Santa Inês, pela importância e localização estratégica da cidade. Bira também iniciou uma reflexão sobre a criação de cotas sociais para maranhenses na Uema. O debate foi caloroso e a deputada Vianey Bringel (PMDB) foi contra a ideia de uma nova faculdade em Santa Inês. “Ele está sendo formado aqui no Maranhão e em todos os lugares do Nordeste, só que a gente tem uma grande coisa quando é médico, só que quem forma no Nordeste, desce para o Sudeste e não volta, o grande problema é esse”, afirmou Bringel."  


Caso o leitor tenha interesse em conferir o discurso completo de Bira do Pindaré, basta clicar neste link.  O texto está disponível no site da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Siga o Notas do Daniel Aguiar 
no Instagram @NotasdoDanielAguiar 
e no Twitter: @DanielAguiarMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.