A deputada Vianey Bringel esclarece que o projeto de lei objetiva, sobretudo, dar suporte na formulação de um programa de apoio aos portadores de esclerose múltipla, aos seus familiares, assim como informar a população, de modo geral, através de ações sobre essa moléstia para que se crie uma consciência social sobre a doença.
A parlamentar informa que, uma vez aprovado, o programa se insere numa perspectiva de política pública de saúde, que considere a grave doença, propondo, entre outras medidas, a garantia de diagnóstico e tratamento, o fornecimento gratuito e ininterrupto de remédios, e a organização de um sistema de capacitação de profissionais para tratar a moléstia.
Pela proposta, o programa será desenvolvido na rede pública de saúde, com apoio de especialistas e de representantes de associações de portadores de esclerose múltipla e de familiares de portadores, e terá como objetivo, principalmente, promover o exame para o diagnóstico e o tratamento da doença, o mais precoce possível.
O programa deverá, também, desenvolver um sistema de informações e de acompanhamento dos que tenham diagnóstico da doença ou que apresentem sintomas, inclusive, com a elaboração de um cadastro específico, e organização de um sistema de capacitação de profissionais de saúde, por meio de cursos, treinamentos, seminários e estágios visando melhorar o tratamento.
O projeto de Vianey Bringel sugere ainda a otimização das relações entre as áreas médicas públicas e privadas, de modo a possibilitar a mais ampla troca de informações, inclusive, dos profissionais de saúde entre si e com os pacientes, estimular a pesquisa sobre a esclerose múltipla, e criar um banco de dados completo com todas as informações sobre a doença degenerativa.
A DOENÇA
A esclerose múltipla é uma doença degenerativa progressiva do sistema nervoso central, autoimune, que ocorre quando há formação de anticorpos que destroem tecidos do sistema nervoso.
A grave moléstia degenerativa caracteriza-se por lesões da bainha da mielina, uma membrana que recobre o axônio, que é parte do neurônio (célula nervosa) responsável pela condução dos impulsos elétricos do cérebro.
Tais lesões causam alterações neurológicas chamadas de “surtos”, deficiência visual, falta de coordenação motora, alterações sensíveis e incontinência urinária são alguns dos sintomas apresentados pelos portadores da doença.
Em muitas ocasiões os portadores da esclerose múltipla e seus familiares, particularmente os de menores rendas, ressentem-se de informações sobre a doença, e apoio institucional público para o tratamento e acompanhamento.
Não percebem a diferença abissal? Enquanto o Ribamar paga (?) festas para o povão nossa deputada se preocupa com coisas que merecem preocupação. Parabéns doutora Vianey Bringel.
ResponderExcluirNasci em Santa Inês e moro em João Pessoa. Adoro ver o blog do Daniel Aguiar. Parabéns pelo blog de notícias. Ficou sabendo o que acontece na minha cidade por aqui. Saudades da minha terrinha boa. Um dia eu volto. Parabens a deputada pela inciativa. Quem tem uma pessoa com esse problema na família sabe o quanto é bom ser visto pelas autoridades.
ResponderExcluirLegal sua iniciativa ainda bem q vc está atuando um xeiro pela inivciativa.
ResponderExcluirMuito bem Dra,gostei de ver, mostre que vc é uma deputada que se preocupa com o bem-estar da população não faça igual um que se diz deputado federal que não faz naqda pelo povo so pensa em festa.
ResponderExcluirValew Doutora Vianey. Você é uma mulher guerreira, temos duas pessoas na cidade como deputados, mas, só você está trabalhando por nós. enquanto outros por aí só comemorando o que ainda nem se iniciou, ele ja comemora antes mesmo de trabalhar/cumprir seus deveres.
ResponderExcluir