5 de junho de 2013

Congresso Demolay reune 160 membros em Santa Inês


No último fim de semana Santa Inês foi sede do XV Congresso Maranhense da Ordem DeMolay. A cidade recebeu 160 membros desta organizacão não governamental para jovens de 12 a 21 anos patrocinado pela Maçonaria e que tem a pretensão de criar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens.

O Congresso reuniu membros DeMolays dos sete Capítulos do estado (localizados em São Luís, Imperatriz, Porto Franco, Santa Inês, Estreito, Carolina e Chapadinha), representantes do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (Grande Mestre Nacional e Mestre Conselheiro Nacional), lideranças maçônicas e civis. Foram três dias de atividades: sexta (31/05), sábado (01/05) e domingo (02/05).

Autoridades presentes

- Paulo Rafael (MCN)
- Edérson Veslasques (GMN)
- Bolivá Vieira (Grão Mestre da GLEMA)
- José Henrique Formiga (Delegado da 3ª Delegacia da GLEMA)
- Ednaldo Alves (Vice Prefeito de Santa Inês)
- Edrian Biagi (GME do GCEPA)
- Edrian Biagi (GME do GCEPA)
- João Nojosa (Presidente da CDL de Santa Inês)
- Marcos Luís Correa (Secretário Municipal de Esporte de Santa Inês)
- Manuel Gouveia Neto (Venerável da ARLS Divina Luz)

Com uma vasta programação, que ia desde copa de futebol a torneio de ritual, os DeMolays maranhenses não tiveram sequer tempo para descansar.

Logo no dia que chegaram, sexta dia 31/05, só deu tempo de fazer o credenciamento e correr para o ginásio João Cambinha, onde o Capítulo anfitrião (Joacy) derrotou o Capítulo Sindey Aguiar Milhomen na final e mais uma vez tornou-se campeão da Copa DeMolay.

Às 20h deu-se início ao cerimonial de abertura, no auditório da CDL. Os 150 DeMolays presentes cantaram juntos o hino nacional e a mesa diretora, que tinha a composição do Mestre Conselheiro Nacional e Grande Mestre Nacional abriu o recesso aos trabalhos.

O dia seguinte ficou repleto de atividades que ocorriam sem intervalo. A começar pelo I Torneio de Ritualística, no qual foi definido o Grande Capítulo, após uma bateria de testes com os participantes para medir o nível de conhecimento sobre o ritual do grau Iniciático. Presidia a comissão julgadora o DeMolay Ciro Campos - atualmente o Capelão do Supremo Capítulo.

Na tarde houve a palestra do Mestre Conselheiro Nacional - o potiguar Paulo Rafael, um bate papo com o Grande Mestre Nacional Karatê, e em seguida a Assembleia Geral, na qual houve a aprovação financeira do Grande Conselho, eleição para Grande Mestre Nacional e Adjunto e Mestre Conselheiro Estadual e Adjunto.

Lúcio Portela e Paulo Roberto tornaram-se GME e GMEAdj, respectivamente. Quanto à eleição para o Gabinete Estadual, a maioria dos votos branco representou a derrota da chapa composta por Orlando Vasconcelos e Guilherme Arouche.

Com informações da Assessoria de Comunicação e do site Demolay Maranhão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.