4 de junho de 2013

Conferência do Meio Ambiente em Santa Inês reúne setor público e cooperativas de catadores


Realizada nesta terça-feira (4), no município de Santa Inês, a Conferência Regional do Meio Ambiente reuniu integrantes de movimentos sociais, associações e cooperativas de catadores, profissionais da reciclagem, representantes de empresas, de órgãos públicos, de instituições de ensino e pesquisa e de comunidades tradicionais de 29 municípios maranhenses.


As conferências regionais de Meio Ambiente estão sendo realizadas, desde maio, em diversos municípios maranhenses, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos naturais (Sema), com apoio de parceiros.

Em Santa Inês, a palestra de abertura, do doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, Ozelito Amarante Júnior, foi sobre "Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: redução de impactos ambientais". Ele abordou o ciclo dos resíduos, relacionando-o aos quatro eixos orientadores da conferência: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego.

Ozelito Amarante Júnior chamou a atenção para o padrão de consumo da sociedade, que leva ao aumento da geração desses resíduos. Destacou a necessidade do aproveitamento dos materiais que estão sendo descartados e as possibilidades de geração de emprego e renda com a reciclagem e a inclusão social dos catadores.

Após a palestra, representantes dos municípios discutiram, em grupos, os eixos da conferência. Professores de várias universidades debateram nos grupos de trabalho. As discussões, elaboração e escolha das propostas pelos Grupos de Trabalho e pela plenária da conferência foram realizadas na tarde desta terça-feira (4) e encerramento aconteceu a noite, com a eleição de 20 propostas e 71 delegados.
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes, destacou a importância das conferências para a elaboração e viabilização da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Maranhão. "Contribuem para que todos possam assumir a responsabilidade quanto à gestão dos resíduos”.

Em seguida a primeira dama do município de Santa Inês, Luana Costa Alves, representando o Prefeito Ribamar Alves (PSB), destacou a importância da cidade sediar uma das regionais e ressaltou a importância do tema resíduos sólidos para qualquer cidade. Luana Alves disse ainda que a gestão adequada dos resíduos indica desenvolvimento para os municípios. 

Já a diretora do IFMA de Santa Inês, Locília de Jesus Silva Costa, abordou, na solenidade de abertura, a importância da participação da sociedade civil e da comunidade acadêmica nesse processo. O cacique da aldeia Januária, José Carlos Maciel Guajajara, representou a sociedade civil organizada na mesa de abertura. Ele destacou a importância que os indígenas dão ao meio ambiente e que a sociedade poderia tomar isso como exemplo.
Os próximos municípios-sede das etapas preparatórias para a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente são Caxias (11 de junho), Balsas (18 de junho), Imperatriz (21 de junho), Pinheiro (3 de julho) e São José de Ribamar (5 de julho).

Conferência

Em Santa Inês, a secretária-adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lorena Saboya, afirmou que as conferências propiciam um grande e rico debate acerca da situação dos resíduos sólidos. “Fortalecendo-se a responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional de Resíduos Sólido e o compromisso de todos em prol da solução dessa problemática".

"Durante a realização das conferências regionais buscamos sugestões para aprofundarmos as discussões sobre o tema e também a parceria da sociedade civil e, de representantes de outros órgãos públicos, visando soluções para problemas como os decorrentes da gestão inadequadas dos resíduos. A minha responsabilidade enquanto cidadã não se encerra quando eu coloco o lixo na minha porta", afirmou a coordenadora das conferências regionais de Santa Inês, Bacabal e Caxias, Marlla Fabiana Gomes.

Os delegados eleitos do Maranhão vão participar da IV Conferência Estadual, de 3 a 5 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. 

Até o momento, das cinco conferências regionais realizadas, a de Santa Inês é a que conta com o maior número de vagas de delegados. A segunda foi a de Presidente Dutra, realizada dia 24 de maio. Antes de Santa Inês, a Sema realizou conferências regionais em Presidente Dutra (24 de maio), Barra do Corda (22 de maio), Itapecuru Mirim (10 de maio) e Chapadinha (8 de maio).

(Sema)

Um comentário:

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.