PUBLICAÇÕES RECENTES

Seduc realiza 1º Encontro Regional da Educação Indígena em Santa Inês

11 de junho de 2013

Focado no estudo dos avanços qualitativos da política educacional dos povos indígenas maranhenses e em cumprimento ao termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Federal, será aberto nesta quarta-feira (12), no município de Santa Inês, o 1º Encontro Regional da Educação Indígena, iniciando a fase preparatória para o encontro estadual que será realizado no próximo ano. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da secretaria de Educação (Seduc) e da secretaria Adjunta de Projetos Especiais (Sape), o encontro, que será encerrado na sexta-feira (14), terá como público alvo os povos indígenas Guajajaras, da região do Pindaré.

A secretária adjunta de Projetos Especiais da Seduc, Conceição Andrade disse que esta ação da secretaria tem como objetivo propiciar o desenvolvimento da educação escolar indígena específica e diferenciada. Ela explica que nessa busca de avanços qualitativos, a participação de representações indígenas e indigenistas constituem-se pilares para construção e (re) definição de ações organizativas e pedagógicas a serem implementadas na política educacional indígena do Maranhão.

Preparatória para a conferência estadual que será realizada no próximo ano, a série de cinco encontros regionais representará momento de reflexões e preposições em torno das diretrizes para a política estadual de educação escolar indígena, avalia Conceição Andrade.

A política estadual de educação indígena também inclui questões como os debates sobre o plano de cargos, carreiras e salário, formação de professores indígenas e a reativação do Conselho de Educação Escolar Indígena e a discussão sobre os Territórios Etnoeducacionais (TEE).

Segundo Conceição Andrade, estes serão os eixos condutores da dinâmica do encontro e motivadores da construção de uma educação indígena capaz de superar as limitações para os avanços na formação educacional dos povos indígenas, de modo a manter sua identidade cultural, bem como acessar conhecimentos de outras culturas.

Até o próximo ano serão realizados cinco encontros regionais e um estadual, envolvendo todas as etnias do estado. A Seduc, por meio da Sape, Superintendência de Modalidade e Diversidade Educacional e Supervisão de Educação Indígena, contará com a parceria das universidades estadual (Uema), federal (Ufma), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), vice-governadoria do Estado e representantes de diversos segmentos sociais.

A secretária adjunta Conceição Andrade frisou que os encontros abrirão um espaço participativo para discutir problemas pontuais diretamente com os povos e lideranças indígenas de cada região, destacando os debates sobre a implantação do curso de Licenciatura Intercultural Bilíngüe – formação superior de professores indígena.

Depois de lembrar que 45 alunos-professores maranhenses freqüentam atualmente as aulas na Universidade Federal de Goiás (UFG), ela disse que o secretário Pedro Fernandes Ribeiro manteve contatos com a reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que atuará como coordenadora do processo de implantação do curso. Frisou que está em fase de estudos a elaboração do projeto, para posterior apresentação à governadora Roseana Sarney e ao ministério da Educação (MEC).

Seduc
(Foto/Ilustração: Internet)

3 comentários

  1. o melhor blog do maranhão é o seu Daniel

    ResponderExcluir
  2. Esse encontro é aberto ao público? Gostaria de participar na condição de estudante de Antropologia

    ResponderExcluir
  3. CADA POSTAGEM (PERGUNTA), CLARO MEU FILHO, SE É PROMOVIDO PELA SEDUC, CERTAMENTE SERA ABERTO AO PÚBLICO.... ABRACOS FRED RUAN....

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.

 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags