“Desde a criação dos Cetecmas já foram entregues, aos maranhenses 11 polos. Todos com recursos próprios do Governo do Maranhão. Os próximos centros, incluindo os de Pindaré e Axixá, terão o apoio do Programa Brasil Profissionalizado. E os cursos inseridos no Programa Maranhão Profissional”, explicou a secretária Olga Simão.
A primeira ordem de serviço ocorrerá no dia 19 de junho, no município de Pindaré, com prazo de execução de 330 dias a partir do ato da assinatura. O valor total do investimento será R$ 3.011.023,13. Em seguida, no dia 22 de junho, será a vez de Axixá, cuja obra a ser feita, também em 330 dias, terá o custo de R$ 2.789.793,39.
Os Cetecmas também serão beneficiados com as ações do Programa Maranhão Profissional - Reforço Escolar, que visa atender alunos em todo o Maranhão, em parceria com as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, Segurança Pública e Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar.
Já estão sendo assistidos pelo Cetecmas, cerca de 18 mil pessoas, nas estruturas físicas dos 11 Centros instalados nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês e São Luís. “A instalação de um Cetecma nos municípios de Pindaré e Axixá ampliará a participação dos maranhenses nos cursos que são oferecidos pela Sectec, que muito ajudará a população no que diz respeito a oportunidades e no crescimento daquelas cidades”, afirmou o pró-reitor de Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica da Universidade Virtual do Estado do Maranhão (Univima), Francisco Solon Lula Oliveira.
Educação e capacitação
Em atendimento à política formulada para a área de educação e de desenvolvimento científico e tecnológico, o Governo do Maranhão criou os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas), em diferentes polos de desenvolvimento regional, com a finalidade de implementar ações voltadas para a educação, a ciência, a tecnologia e o trabalho.
Nesse contexto, os centros têm como função primordial possibilitar ampla capacitação científico-tecnológica, oferecendo cursos nos níveis básicos e técnicos de nível médio.
O Cetecma tem como missão promover a qualificação e requalificação profissional através de programas de capacitação, geradores de oportunidades de trabalho, renda e empreendimentos, bem como a disseminação de conhecimentos tecnológicos em benefício do desenvolvimento econômico e social do estado.
O público alvo dos Cetecmas são alunos do ensino médio, professores da rede de ensino estadual e municipal, profissionais, jovens e adultos que atuam ou pretendem ingressar no mercado de trabalho.
Pindaré crescendo e se desenvolvendo. Parabéns pra nós pidareenses.
ResponderExcluirTomara que comece logo a funcionar. Preciso fazer uns cursos e ir pra santa ines é muito dependioso.
ResponderExcluirIsso é maravilhoso pra gente q quer se proficionalizar em alguma coisa e não pode ir até santa inês por de condições financeiras.Isso é progresso para os pindareences.
ResponderExcluirEspero que o cetecma de Pindaré não vire um elefante branco que é o daki de Santa Inês.
ResponderExcluir