7 de junho de 2012

TRE: Eleições no MA devem ser as mais seguras já realizadas no estado


Compuseram a mesa (da esquerda para a direita): o juiz federal Nelson Loureiro, o corregedor José Bernardo, a presidente Anildes Cruz, a juíza Joseane Bezerra e o diretor geral do TRE, Gustavo Campos

(
TRE)
No que depender do planejamento do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, as Forças Armadas e a Polícia Federal, as Eleições Municipais de 2012 serão as mais seguras já realizadas em todo o estado. A garantia foi dada pelos 4 órgãos aos juízes eleitorais que se reuniram na manhã desta sexta-feira, 1º de junho, no auditório do Fórum Eleitoral de São Luís.

“O instrumento essencial da cidadania é a realização da Democracia. Compete à Justiça Eleitoral organizar e superintender os trabalhos eleitorais. E é investido dessa atribuição constitucional que o TRE/MA vem adotando as medidas administrativas mais adequadas, aperfeiçoando suas rotinas, para prestar com maior segurança, eficiência e celeridade os seus serviços à sociedade”, disse a presidente do Regional, desembargadora Anildes Cruz, na abertura do encontro.

Para o desembargador José Bernardo (vice-presidente, corregedor e ouvidor do TRE/MA), a presença de membros da Segurança na reunião foi fundamental, pois demonstrou a preocupação que o Regional tem de realizar o pleito sem obstáculos que possam atrapalhar o seu andamento e a própria divulgação dos resultados.

“Fizemos esta reunião para ouvir os juízes e saber de cada um deles quais as necessidades peculiares de cada município onde atuam e assim podermos pontuar as necessidades e elencar as prioridades”, explicou o corregedor.

O secretário estadual de Segurança informou: “Temos 18 áreas mapeadas para as quais enviaremos reforços. São municípios onde, historicamente, há conflitos durante o período eleitoral. No entanto, não significa dizer que só estes locais serão atendidos neste quesito”.

Vários juízes presentes à reunião manifestaram suas preocupações quanto ao assunto, solicitando que suas comarcas sejam inseridas no rol de contempladas com o reforço. Segundo ainda informações do secretário, todas as 217 cidades do estado contarão com um efetivo policial que possibilitará a realização do pleito com total segurança. Como exemplo, citou que da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros serão usados mais de 2 mil e 500 homens e mais 5 aeronaves, localizadas em áreas estratégicas do estado.

O coronel Peregrino, comandante do 24º Batalhão de Caçadores, e Rodrigo Correia, chefe da Delegacia de Defesa Institucional da Superintendência da Polícia Federal do Maranhão, ratificaram as palavras do secretário de Segurança, ressaltando a importância de ser passado tanto à população como para os juízes o sentimento de segurança em um momento em que se decide o rumo do estado através do voto.

Ministra - A ministra Nancy Andrighi (corregedora do Tribunal Superior Eleitoral) estava confirmada no encontro, mas não pode comparecer. Na próxima segunda-feira, 4 de junho, a desembargadora Anildes Cruz estará em Brasília, no TSE, para, numa audiência com as ministras Carmem Lúcia (presidente) e Nancy Andrighi, mostrar a realidade do Maranhão quanto às Eleições e já fazer as reivindicações necessárias, principalmente quanto à requisição antecipada de tropas federais.

“O que queremos é enviar para aqueles locais mais problemáticos tropas federais e aumentar o contingente de policiais antes da Eleição, pelo menos um mês antes, para garantir a segurança da população e dos servidores envolvidos com ela”, sinalizou Cruz.

Apresentações - Durante a reunião, ainda foram feitas apresentações por servidores do TRE aos juízes sobre logística da segurança nas Eleições; registro de candidatura; propaganda eleitoral e política de segurança da informação. Foi realizada também uma apresentação acerca da Escola Judiciária Eleitoral do Maranhão pelo juiz federal Nelson Loureiro, diretor da instituição.

Eleitorado - Segundo dados de maio da seção de Informações e Estatísticas Eleitorais do TRE/MA, o Maranhão possui cerca de 4 milhões e 600 mil eleitores, divididos em 16 mil 170 seções. O número exato de eleitores aptos a votar nestas Eleições de 2012 será divulgado a partir do dia 12 de julho pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.