20 de novembro de 2012

O exemplo que vem de Alto Alegre do Pindaré











Definitivamente, a educação em Alto Alegre do Pindaré é um excelente exemplo à grande maioria dos municípios brasileiros. O Notas do Daniel Aguiar já mostrou aqui, não uma ou duas, mas 12 pequenas e fascinantes atitudes de quem realmente se preocupa com o futuro do município que administra. 

Alunos-destaques nacionais, valorização da leitura com projetos simples e de resultados práticos, encontros literários comandados por jovens escritores, professores e estudantes de escolas públicas municipais envolvidos na busca pela melhoria da qualidade da educação etc. Tudo isso acontece na pequena Alto Alegre do Pindaré. Isso já foi destaque aqui no Maranhão e em boa parte do país.

O blog parabeniza o prefeito reeleito Atemir Botelho, a equipe formada por competentes e dedicados educadores, à família dos estudantes que também estão envolvidas direta ou indiretamente nas atividades e a todos os estudantes que mostram ao país que com determinação e garra é possível mudar todo um quadro.

O destaque de hoje é o xadrez.


O xadrez é um dos esportes mais praticado no mundo e um grande impulsionador da imaginação, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio (lógica). Além disso, desempenha grande função social, ao ensinar a lidar com a derrota e com a vitória.

Considerando que o desenvolvimento do raciocínio é fator fundamental para que a cidadania se efetive, a Secretaria Municipal da Educação de Alto Alegre do Pindaré-MA (Sedap) implantou, desde 2010, o projeto “XADREZ NA ESCOLA”, como complemento à educação escolar.


Como não poderia ser diferente, o Projeto teve uma aceitação muito boa nas escolas e vem dando bons resultados. A prova disso é que semanalmente o Professor de Xadrez, Cleberson Pereira, vem realizando torneios entre as escolas municipais e, segundo ele, a cada torneio mais alunos participam e o nível dos competidores se eleva.

No último dia 15 foi realizado, nos tabuleiros da Praça Padre André, mais uma competição que contou com a participação das escolas municipais Anna Maria Patello Saldanha, Sebastião Sudário Brilhante, Arco Íris e Jerônimo Pinheiro; e contou, também, pela primeira vez, com a participação do Centro de Ensino Médio do Estado “Profª Marcelina Nóia Alves”.

Na disputa, a Escola Sudário Brilhante conquistou o 1º Lugar, a Escola Marcelina Noia Alves o 2º e 4º Lugares e a Escola Jerônimo Pinheiro ficou com o 3º.

Com informações e fotos do Blog do Alto




3 comentários:

  1. Quem me dera o prefeito de monção fizesse isso aqui também apartir do próximo ano. Parabéns prefeito de alto alegre É assim que se faz!

    ResponderExcluir
  2. Bosco Lima Lima Aprendi a movimentar as peças do Xadrez em Alto Alegre do Pindaré em 1996 e, no início de 1997, respondendo a um convite do então Secretário de Educação, Mestre Altemar Lima, apresentei o Projeto Xadrez, escola e cidadania e capacitei os professores de Matemática com as noções básicas do Xadrez que, mais tarde, foram trabalhadas nas escolas públicas municipais e conquistaram um prêmio de incentivo a educação da UNESCO.
    Desde então, o Xadrez tem sido ferramenta fundamental na educação Altoalegrense e conseguido muitos adeptos tanto nas escolas da sede quanto nas do interior.

    PROFº BOSCO LIMA
    PROJETO XADREZ, ESCOLA E CIDADANIA

    ResponderExcluir
  3. Isso é um ótimo exemplo!grande incentivo aos jovens. Gostei dessa matéria. Temos que reconhecer o que de bom acontece na nossa região.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.