PUBLICAÇÕES RECENTES

Deputados registram passagem dos 54 anos de emancipação de Santa Luzia

26 de março de 2015


Durante os discursos na sessão plenária desta quinta-feira (26), os deputados Stênio Rezende (PRTB), Francisca Primo (PT) e Eduardo Braide (PMN) registraram o aniversário de 54 anos de emancipação política do município de Santa Luzia, localizado no oeste maranhense a 294 km da capital.

Stênio Rezende foi o primeiro a tratar o assunto na tribuna. No seu pronunciamento, relatou a história da cidade, fundada oficialmente em 1961 e que, segundo ele, era uma grande área habitada por índios guajajaras, inicialmente conhecida como Pau Santo.

De acordo com os relatos do deputado, em 1949 o desbravador conhecido como João Vaqueiro chegou à localidade onde viviam os índios, que se rebelaram por não aceitarem a presença do vaqueiro e ele insistente, persistiu em ficar na região e se deslocou para um lugarejo, onde encontrou uma aldeia em Batatal. Ali, o cacique João Francisco de Santo deu abrigo a João Vaqueiro, o acolheu e deu todas as condições de trabalho.

Foi então, em Batatal, que o vaqueiro fez sua vida. Com o tempo começou a se formar um povoado, que depois virou lugarejo e deram a denominação de Santa Luzia, em função de João Vaqueiro ser devoto de Santa Luzia e levar consigo a imagem da santa.

Stênio contou, ainda, que só três anos depois, em 1952, é que começaram a discutir a formação do município de Santa Luzia. “Alguns índios se deslocaram para o Arame; outros para a região de Zé Doca e outros se estenderam até a região de Barra do Corda. Mas, em 1959, exatamente 10 anos da chegada do primeiro homem branco à localidade Batatal, o governo do Estado, através da Assembleia Legislativa, aprovava a Lei 1.908, de 17 de dezembro. Criava-se o município de Santa Luzia, que foi instalado oficialmente em 26 de março de 1961”, relatou.

Depois de contar com detalhes a história de Santa Luzia, o deputado parabenizou a população e pediu ajuda do governo no sentido de levar melhorias para a cidade. “É pela bela história que venho hoje dar os parabéns àquela população querida, aguerrida, trabalhadora, lutadora e que, sem dúvida alguma, merece toda a nossa atenção, não só desta Casa, mas como também do governo do Estado, no sentido de ajudar aquele povo com os benefícios, a infraestrutura que possa efetivamente cada vez mais melhorar a vida do seu povo”, enfatizou.

No seu discurso, Stênio Rezende lembrou, ainda, que a população da cidade sonha com a construção da estrada que liga Santa Luzia à Altamira do Maranhão. “E eu acredito que, sem dúvida nenhuma, ainda este ano o governador Flávio Dino irá lançar essa obra, esse desafio. E, sem dúvida nenhuma, a população irá agradecer”, observou.

CUMPRIMENTOS
Ao finalizar, o parlamentar reiterou os cumprimentos à cidade, fazendo referência à atuação do atual administração da Prefeitura. “Quero deixar os meus parabéns a toda população de Santa Luzia e também ao prefeito e amigo Veras, e a todos que ali trabalham e residem. Ele está no segundo mandato e faz um grande trabalho em favor de nossos irmãos, de nossos conterrâneos e amigos de Santa Luzia”, concluiu.

No mesmo tom, a deputada Francisca Primo também parabenizou a cidade, lembrando, ainda, de cobrar do governo do Estado mais atenção para a população. “Assim como o deputado Stênio, aproveito para deixar minhas congratulações a Santa Luzia que considero ‘cidade-mãe’ do município de Buriticupu. E, eu queria, além de parabenizar, pedir ao governador que olhe um pouco mais pela população. É uma cidade que pede socorro”, alertou.

Em seguida, foi a vez do deputado Eduardo Braide registrar a passagem de aniversário de Santa Luzia. “Essa cidade que hoje completa 54 anos de emancipação terá com certeza a atenção dos parlamentares escolhidos pelo povo luziense para representa-los, no sentido de levar cada vez mais melhorias do Governo do Estado para que eles possam ter uma vida cada vez melhor. Portanto, os meus felizes e sinceros parabéns a toda a população”, assegurou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.

 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags