13 de outubro de 2015

Secretário estadual e CIR/Santa Inês debatem a saúde nos municípios

O município de Santa Inês foi sede de um importante encontro sobre o destino da gestão da Saúde nos municípios. O evento foi realizado na última quinta-feira (08/10), no auditório da Prefeitura, com a presença do secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, prefeitos da região e representantes da Comissão Intergestores Regional (CIR/Santa Inês).

A mesa de abertura da reunião foi composta pelo secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco; o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves; o gestor regional de Saúde, Marcos Correia; pela secretária municipal de Saúde de Santa Inês, Ana José Gaioso; pelo coordenador da CIR/Santa Inês, Lindonélio Pereira Silva; pela coordenadora da CIR/Zé Doca, Cristina Oeiras; e por Adailton Batista, gestor regional de Saúde de Zé Doca.

A reunião durou cerca de cinco horas e abordou vários assuntos relacionados aos novos modelos de gestão da Saúde do atual Governo do Estado do Maranhão; como serão tratadas as diretrizes gerenciais e demandas de atendimentos de saúde nos municípios; nas regionais de saúde e no Estado.
O assunto principal da reunião foi o modelo de gestão compartilhada da saúde, onde o secretário Marcos Pacheco explicou que todas as decisões serão tomadas em conjunto com as comissões intergestores regionais (CIR). “O gabinete da Secretaria de Saúde do Estado não será o local de decisões unilateralmente. Todas as decisões em comum acordo do que for discutido com a CIR”, resumiu Marcos Pacheco.
A secretária de Saúde de Santa Inês, Ana Josélia, agradeceu a presença de todos e falou da importância do evento. “A saúde estadual vive um novo momento; com uma visão nova; um novo Governo, onde o modelo de gestão compartilhada será um grande passo. Santa Inês é uma região muito importante e estratégica. Vamos discutir de que forma iremos implementar esse sistema em nossa região e contamos com a participação de todos nessa empreitada”, disse Ana Josélia.

O prefeito Ribamar Alves disse que buscar soluções para os problemas da Saúde no Estado e nos municípios é uma missão de todos. “A Saúde de Santa Inês é vítima dessa má gestão do governo anterior no Estado do Maranhão, onde a Saúde do município foi penalizada. Isso precisa mudar e acreditamos que com esse modelo de gestão compartilhada que será implantado as questões da saúde nos municípios terão grandes avanços”, enfatizou o prefeito.

(FOTOS: MAGNO LIMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.