PUBLICAÇÕES RECENTES

Santa Inês - Números positivos no setor da construção civil

26 de outubro de 2015

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) divulgou, neste sábado (24), a Nota Mensal de Conjuntura Econômica sobre Mercado de Trabalho Formal do Estado do Maranhão, referente ao mês de setembro de 2015. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Maranhão registrou saldo de 221 contratações celetistas em setembro de 2015, obtendo a oitava colocação no ranking nacional e a sétima de sua região.


Os destaques em admissões líquidas no mês de setembro foram a construção civil, com a geração de 388 empregos, em especial nos municípios de Santa Inês, com 195 e Vila Nova dos Martírios, com 185 novos postos de trabalho. E também o comércio, com a assinatura de 184 carteiras de trabalho, sobretudo na capital, São Luís, que registrou 145 novos postos de trabalho.

Já em relação aos números em nível nacional, segundo dados do Caged/MTE, o emprego formal no Brasil apresentou queda pelo sexto mês consecutivo em 2015. Em setembro, a redução foi da ordem de 95,6 mil postos de trabalho. No acumulado do ano, registra-se a eliminação de 657,8 mil postos de trabalho. Na distribuição Regional, somente o Nordeste registrou abertura de 26,1 mil novas vagas em setembro de 2015 e a região Sudeste obteve o pior resultado, com o saldo de 88,2 mil demissões.

A Nota de Mercado de Trabalho é um dos objetos analisados pelo Boletim de Conjuntura Econômica, publicado trimestralmente pelo Imesc. A proposta é fazer uma discussão do resultado do comportamento do emprego formal maranhense a partir do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), tendo como referência a Região Nordeste e o Brasil, divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Caged trata do fluxo entre admitidos e desligados e constitui-se em um importante termômetro do desempenho dos setores de atividade econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.

 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags