19 de janeiro de 2016

PIO XII - TAC objetiva garantir oferta de intérpretes de Libras em escolas municipais

Em caso de descumprimento das obrigações, ficou acertado o pagamento de multa mensal de R$ 2 mil


O Ministério Público do Maranhão firmou, em 15 de janeiro, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Pio XII, para assegurar a formação e disponibilização de intérpretes e tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas unidades municipais de ensino.

O TAC foi proposto pelo titular da Comarca, Diógenes Portela Soares Torres. Representando o Município, assinou o documento o prefeito Paulo Roberto Sousa Veloso.

De acordo com o promotor de justiça, foi apurada a ausência de profissional habilitado, nas escolas municipais de Pio XII, para interpretação da língua de sinais. Ele explica que a falta de atendimento educacional especializado dificulta o processo de integração social das pessoas com deficiência.

No documento, o Município se compromete a garantir, desde o início do ano letivo de 2016, a presença de intérprete de Libras em atividades de extensão e disciplinas em que estejam matriculados alunos com deficiência auditiva.

O termo estabelece, ainda, a capacitação dos professores para o atendimento especializado.

Pelo acordo, o Município tem o prazo de 10 dias, após iniciado o semestre letivo, para comprovar o cumprimento das obrigações assumidas.

(CCOM-MPMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.