27 de janeiro de 2016

Prefeitura de Santa Inês realiza mutirão do glaucoma neste sábado, 30

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santa Inês realiza neste sábado (30/01) mais um mutirão do glaucoma. O atendimento gratuito ao público terá início a partir das 8 horas e terá como local o Centro de Saúde Djalma Marques, situado à na Rua 21 de Agosto, Centro.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Josélia Gaioso, esta será a quarta edição do mutirão realizado pela Secretaria de Saúde. Josélia informa que o atendimento é voltado para pessoas com idade mínima a partir de 8 anos. “Estaremos atendendo no período de 8 às 12 horas deste sábado e a expectativa é superar o número de pessoas atendidas nos anos anteriores, em média 200 pacientes”, disse a secretária.

O QUE É GLAUCOMA
O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada a pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da visão periférica (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido a lesão das fibras dos nervos que se originam na retina e formam o nervo óptico.

O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão (a média da pressão é 16 mmg porém varia entre 12 até 23 mmg sem no entanto causar problemas na maioria das pessoas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.