22 de janeiro de 2016

SAÚDE - Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré intensifica combate à hanseníase


No dia 28 de janeiro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium lepra (Bacilo de Hansen), que atinge preferencialmente nervos e pele e que, se não diagnosticada precocemente, pode evoluir com deformidades. A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo por germes eliminados pelo portador e que são inalados por outras pessoas. 
A data tem o objetivo de alertar e reforçar a prevenção da doença junto à população.

A Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, investe há quase 8 anos na promoção de diversas ações com os objetivos de capacitar profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento da doença, identificar novos casos e informar a população sobre as características da doença. Na manha desta sexta-feira (22), liderada pelas enfermeiras Leidiã Sampaio, coordenadora de Hanseníase e Tuberculose e Rafaela Cavalcanti, coordenadora de Saúde e Educação, a equipe da Saúde de Alto Alegre do Pindaré  iniciou mais uma intensa campanha de combate à doença.

O evento foi realizado no templo da Assembleia de Deus, na sede do município.

MAIS SOBRE A HANSENÍASE
Um dos primeiros efeitos da hanseníase, devido ao acometimento dos nervos, é a perda da sensação térmica, definida como a incapacidade de diferenciação entre o quente e o frio no local afetado. De acordo com a enfermeira, o diagnóstico e o tratamento são feitos nas próprias unidades básicas de saúde do município.

O tratamento é feito por poliquimioterapia (composto de medicamentos) e é disponibilizado pelo Ministério de Saúde (MS) de forma gratuita e apenas na rede pública de saúde. Dura em média de seis meses a dois anos, dependendo no nível da doença diagnosticado em cada paciente. Procurar um médico aos primeiros sinais da doença é fundamental para a indicação do melhor tratamento para cada caso.

(Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Alto Alegre do Pindaré)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.