8 de maio de 2012

Santa Inês: Professores denunciam o não pagamento do Piso Nacional







Graça Santana, secretária Municipal de Educação de Santa Inês
Professores da Educação Básica do município de Santa Inês denunciam que a prefeitura não está cumprindo a lei do piso salarial nacional. O blog recebeu inúmeras denúncias acerca deste assunto. E, inevitavelmente, aborda o tema neste momento.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Graça Santana, a secretaria está trabalhando para que a lei seja cumprida a rigor. "Nós estamos ao lado da categoria e não contra ela", enfatizou a secretária. No entanto, Graça Santana não definiu prazo para que os professores comecem a receber a remuneração em conformidade com a lei.
O piso nacional (atualmente, R$ 1.451, por mês), previsto na Lei 11.738/08, não tem sido cumprido por muitos entes federativos. 

Em abril deste ano, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para discutir a adesão por Estados e municípios ao piso salarial nacional dos professores da educação básica.

A aplicação do piso é obrigatória para estados e municípios de acordo com a lei federal número 11.738, de 16 de junho de 2008. Estados e municípios podem alegar não ter verba para o pagamento deste valor e, com isso, acessar recursos federais para complementar a folha de pagamento. No entanto, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

18 comentários:

  1. o governo do Bringel segue a linha da família Sarney sem educação o povo nunca vai saber quais são seus direitos e para conseguir essa meta faz igualmente a família sarney massacra nossos professores

    ResponderExcluir
  2. Pelo que sei as coisas estão muito bem encaminhadas na secretaria de educação. Santa Inês vai pagar o salário atualizado muito antes que qualquer outra cidade da nossa região. Pode escrever.

    ResponderExcluir
  3. É MAS PRA TUDO DA CERTO.É PRECISO QUE O PCCS ESTEJA COMTEMPLANDO TODOS OS PROFESSORES QUE JÁ CONCLUÍRAM SUA GRADUAÇÃO E PÓS.POIS UM BOM NÚMERO DE PROFESSORES ESPERAM ESSE RECONHECIMENTO A TEMPOS.MESMO SENDO GARANTIDO EM LEI AINDA RECEBEM SEUS VENCIMENTOS COMO SE TIVESSEM APENAS O MAGISTÉRIO.NADA CONTRA QUEM TEM,MAS VAMOS BUSCAR CONHECIMENTO E SEREMOS UM DIA QUEM SABE,RECONHECIDOS.A E SIM A NOSSA CIDADE SERÁ A PRIMEIRA ACREDITAR NA EDUCAÇÃO COMO VEM FAZENDO AOS POUCOS.

    ResponderExcluir
  4. Veja qto paga Imperatriz por 20 horas
    Salario Base 941,76
    Incentivo de sala 5% 47,08
    Tempo de serviço 2%ano 282,54(professor com 15 anos)
    Vale alimentação 180,00
    Dificil acesso 15% 141,26 (quem mora na zona urbana e
    trabalh na rural ou vice-ver
    sa)
    Total: 1592,64

    ResponderExcluir
  5. ESTA É A CARA DO GOVERNO E DE SEUS ALIADOS, AO INVÉS DOS PODEROSOS FICAREM RECEBENDO DIPLOMAS DE DOUTOR, E NEM ESTUDAR ESTUDOU. PORQUE NÃO CUIDA DA EDUCAÇÃO ,SAUDE, SEGURANÇA, ETC

    ResponderExcluir
  6. santa ines está no descaso total por parte da administração publica não temos saúde ,educação de qualidade,segurança,etc.....tudo isso porque ele e sua deputada querem ver o povo de santa ines é na miséria total pra poder humilha o povo isso eles sabem bem

    ResponderExcluir
  7. esse governo bringel não gosta de professores!!!
    são inimigos da educação.

    ResponderExcluir
  8. se o povo não tiver educação ... o povo vota neles !!!
    então eles querem continuar nessa mesma linha....

    ResponderExcluir
  9. É REALMENTE ASSIM QUE ACONTECE MESMO, MUITOS TEM SUA GRADUAÇÃO E NUNCA MUDARAM DE NÍVEL, A RESPOSTA QUE SE TEM É QUE BREVE IRÁ ACONTECER ESSA MUDANÇA, E O QUE SENHORA GRAÇA SANTANA DIZ É PRA TER PACIÊCIA, ATÉ PACIÊNCIA TEM LIMITE. VAMOS PROCURAR NOSSOS DIREITOS PERANTE A PROMOTORIA DE JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  10. VAMOS PROFESSORES,FAZER VALER TUDO QUE PASSAMOS E APRENDEMOS NAS UNIVERSIDADES.PROCURANDO NOSSOS DIREITOS,SABEMOS QUE O DINHEIRO NÃO É TUDO.MAS NOS TEMPOS DIFÍCEIS.VOCÊ É O QUE VC SABE.ENTÃO É BOM QUE SEJAMOS RECONHECIDOS POR ISSO.

    ResponderExcluir
  11. O MOMENTO AGORA É GREVE GERAL, VAMOS NOS UNIR PROFESSORES E MOSTRAR PRA ESSE GOVERNO QUE NÓS NÃO SOMOS ESCRAVOS DA EDUCAÇÃO... TEMOS QUE LUTAR COM UNHAS E DENTES PARA CONSEGUIRMOS O DIREITO QUE NOS PERTENCE, VAMOS DEIXAR ESSE MEDO DE LADO VAMOS LUTAR, LUTAR, LUTAR...

    ResponderExcluir
  12. SEM CONTAR QUE EXISTE MUITOS PROFESSORES APOSENTADOS Q SÓ TEM O MAGISTÉRIO...E AINDA ESTÃO NA ATIVA RECEBENDO ATÉ MAS DO Q QUEM JÁ TEM ALGO MAS.ACORDEM POVO.

    ResponderExcluir
  13. MEU SONHO.E ACREDITO QUE DE MUITOS,É FAZER UM MESTRADO NA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO.MAS PRA Q ISSO SE REALIZE É BOM QUE TENHA UM REAL INCENTIVO PELAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO.PRINCILMALMENTE NO QUE SE REFERE EM VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇAO.PENSEM NÃO TEM MAS NINGUÉM TÃO PARADO COMO MUITOS ACHAM.

    ResponderExcluir
  14. DAQUI A POUCO VÃO DIZER Q ESTAMOS FAZENDO,BADERNA SÓ PORQUE ACHAMOS UM MEIO MAS FÁCIL DE REENVINDICARMOS DIREITOS GARANTIDOS EM LEI.

    ResponderExcluir
  15. Essa senhora gosta de falar bonito mas, não tem ação. É mais um pau-mandado do Prefeito. Pior: parece que ela age por conta prórpia quando se trata de humilhar os professores. Segundo comentários, ela já se julga acima de tudo e todos para tanto. Ela falou quando eles pretendem pagar o piso? Claro que não, vão enrolar as professoras, a´te o fim do mandato. Enfim, ainda correos o risco de uma continuação desastrosa dessas.

    ResponderExcluir
  16. Meu caro Daniel só o reajuste que o governo Federal deu esse ano foi 22,22%, todos nós estamos esperando que a Lei seja cumprida, para isso que buscamos cada vez mais nos qualificarmos, para podermos desenvolver nossas atividades educacionais..... Vamos ficar aguardando......

    ResponderExcluir
  17. Concordo com o comentário acima, que relata como esta senhora gosta de falar bonito e concordo mais ainda, com afirmação que ela gosta mesmo é de ser superior aos outros e de humilhar os professores. A educação começa minha cara senhora, tratando com humanidade o seu próximo.

    ResponderExcluir
  18. Se os filhos da terra (ribamala,Fernado,Ajeja,Waddad) diminuir as comissões de grana ou negociata vai sobrar dinheiro e vai ter condições de pagar os professores....se liga povo de Sta Inês-MA.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.