25 de maio de 2012

Vianey Bringel que instituir semana de prevenção de doenças mórbidas masculinas





Tramita nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa projeto de lei da deputada Vianey Bringel (PMDB), sugerindo a instituição no Calendário Oficial do Governo do Estado, da Semana Estadual de Combate e Conscientização as Doenças Mórbidas Masculinas, a ser realizada na semana que antecede o dia 7 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde.

De acordo com o projeto de lei, as secretarias estaduais deverão garantir anualmente a promoção de exames, seminários, palestras, teatro, e exposições de painéis, alusivos ao combate e conscientização das pessoas acerca doenças mórbidas masculinas: Câncer de Mama, Câncer de Pênis, Câncer de Próstata e o aumento da osteoporose.

A parlamentar esclareceu que seu projeto tem como objetivo combater e conscientizar os homens, sobre as doenças mórbidas existentes que, em face da própria resistência de muitos não fazer o exame, ou terem hábitos que podem afetar a qualidade de vida, acabam se tornando doenças despercebidas e acabam se agravando.

Segundo Vianey, pouca gente sabe, mas os homens também desenvolvem o tumor de mama como as mulheres. “Embora a incidência da doença ainda seja considerada baixa – equivalente a 1% dos cânceres malignos – vem aumentando a cada ano”, alerta.

De acordo com Bringel, os índices de cura das doenças estão diretamente relacionados ao diagnóstico, e crescem quando o tumor é descoberto precocemente. “Este tipo e câncer acomete o homens na faixa etária de 50 a 60 anos de idade”, observa.


Deputada Vianey Bringel (PMDB)

Projeto de Vianey Bringel cria política pública de consumo consciente

A deputada Vianey Bringel (PMDB) apresentou projeto de lei que cria, no Estado do Maranhão, a política pública de consumo consciente.

De acordo com a proposta, considera-se como consumo consciente o sistema pautado na educação do consumidor, bem como o fornecimento de informações adequadas acerca da capacidade de consumo e da usabilidade de produtos e serviços que lhe são oferecidos.

A política pública de consumo consciente, segundo o projeto de lei, tem como objetivos conscientizar e sensibilizar os consumidores sobre a importância do uso consciente do dinheiro público, bem como do consumo sustentável; alertar o consumidor acerca da aquisição de bens que lhe sejam efetivamente necessários ou úteis; promover a saúde emocional do consumidor, no sentido de evitar o consumo desenfreado e compulsivo; informar o consumidor sobre a importância da realização do orçamento familiar; ensinar o consumidor a elaborar o orçamento familiar; conscientizar o consumidor acerca do momento e das opções certas de investimentos; informar o consumidor sobre seus direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

As diretrizes e propostas da política pública de consumo consciente deverão ser divulgadas no Estado através da realização de palestras e painéis.

“A idéia é sensibilizar e educar a população a praticar o consumo correto, fator que somente trará benesses aos maranhenses”, disse a deputada.


Com informações da AL-MA

5 comentários:

  1. ELEIÇÃO SE APROXIMANDO...TÍPICO!

    ResponderExcluir
  2. Pois eu acho que se existe politico que preste na santa inês é a doutora vianey

    ResponderExcluir
  3. é isso ai deputada continua fazendo seu papel vc é a unica deputada que traz as coisas pra santa ines.continua fazendo seu papel que ano que vem o nosso futuro prefeito sirino da farmácia vai precisar da senhora vc em são luis e sirino em santa ines juntos trabalhando por uma cidade melhor santa ines merece vc deputada e sirino prefeito

    ResponderExcluir
  4. parabéns deputada assim é que trabalha um politico que se preocupa com o povo eu votei em vc porque acreditei em vc.agora para prefeito vamos votar em Cirino neste eu também confio obrigado deputada por vc apoiar Cirino pra prefeito,vc como deputada vai ajudar Cirino melhor trazendo mais verbas pra santa ines.

    ResponderExcluir
  5. meu senhor der inteligencia a estar senhora deputada,quantos projetos bestas e sem sentido,a estes baboes que se manque pois o povo nao e besta, estar de olho.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.