25 de junho de 2012

Alto Alegre do Pindaré e suas conquistas













Praça Padre André
Novas pontes; novas, modernas e estruturadas escolas; Mais sistemas de abastecimento de água; O município de Alto Alegre do Pindaré vive momentos de euforia e realizações. O que, incontestavelmente, não pode ser definido como novas, são a força de vontade, a garra, a determinação e a ousadia do gestor do município. Atemir Botelho entregou à população de Alto Alegre do Pindaré, no último fim de semana, além das obras já mencionadas, uma das praças mais bonitas do estado. A praça Pe. André, localizada no centro da cidade, reúne o rústico e o moderno em um show de beleza ímpar. Ela conta com novos canteiros, a volta da quadra poliesportiva, o coreto, um busto do Padre André, uma estátua de boi de carroça em homenagem aos carroceiros do Município, um chafariz, uma fonte, um mapa do Brasil e outro do município, uma cascata de água na parede de uma das lanchonetes, uma escultura de um pescador, área de estacionamento, internet sem fio, espaço para jogos de xadrez ou dama, dezenas de cestos de lixo personalizados, varias esculturas de animais da nossa fauna e iluminação diferenciada.


Praça Padre André

 


No último sábado (23), moradores do povoado Nova Brasília acompanharam a comitiva formada pelo prefeito Atemir, o superintedente federal da Pesca e Aquicultura do Maranhão, Júnior Verde, além de secretários municipais, na inauguração da ponte metálica daquele povoado. "É mais uma conquista da população. Com esta, já são mais de 20 pontes de madeira substituídas por pontes de ferro", assegurou o prefeito. Outro exemplo é a ponte do bairro Trizidela. Quem mora nas redondezas conhece muito bem as dificuldades apresentadas no local em períodos de chuva. Problema foi sanado com a substituição da ponte de madeira por uma de ferro.

Inauguração da Ponte do bairro Nova Brasília (Foto: Daniel Aguiar)
Já no povoado São Pedro, também localizado às margens da MA-119 (que liga os municípios de Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré), a população já não sofre mais com o problema de falta d'água. Um novo sistema de abastecimento foi inaugurado e supre as necessidades daquela comunidade. Em três anos já foram 11 poços artesianos implantados em vários povoados de Alto Alegre e também na sede. 

Inauguração do poço artesiano do povoado São Pedro

No bairro mutirão, também na sede do município, estudantes, professores e moradores participaram da solenidade de inauguração da escola Arco-Íris. Nos últimos três anos a prefeitura de Alto Alegre do Pindaré, das 62 escolas que a atual administração recebeu, 48 já foram reformadas. Destas, 11 foram reformadas e ampliadas. 7 novas escolas foram construídas. O número de barracões-escolas caiu de 19 para 7, de acordo com dados do Senso Escolar 2011.

Atemir Botelho inaugura mais uma escola em Alto Alegre do Pindaré
Inauguração da escola Arco-Íris, no bairro Mutirão
É importante ressaltar que a maioria das obras foi feita com recursos próprios, o que caracteriza, a rigor, a responsabilidade e o compromisso do atual gestor com o desenvolvimento do município.

Prefeito Atemir Botelho ao lado do deputado Stênio Rezende 
Para Atemir Botelho, de acordo com entrevista publicada na revista 'Gestão Pública Municipal de Alto Alegre do Pindaré 2009/2012", muitas outras ainda obras serão realizadas. "Eu sou jovem, sou audacioso e, com a minha equipe, quero fazer valer as coisas. Nós ficamos os dois primeiros anos totalmente engessados e desacreditados, principalmente por conta da inadimplência e das coisas enroladas que as gestões passadas deixaram. Mas hoje só podemos sonhar mais alto! Sonhar e realizar, porque é possível, sim! (...) as pessoas estão vendo as coisas acontecerem. Acredito que uma das coisas mais importantes que nós conquistamos foi a nossa liberdade", afirmou Atemir.

 Fotos da praça Pe. André: Civaldo Lopes


7 comentários:

  1. Finalmente a minha cidade começou a crescer. Mãos a obra, prefeito!

    ResponderExcluir
  2. Ha se todos os prefeitos fizesse como o prefeito de Alto Alegre do Pindaré. O Maranhão seria outro.

    ResponderExcluir
  3. Está linda a praça Pe. André. Já andei muito por ela. Saudades de Alto Alegre e das pessoas que por lá conheci e me cativaram.

    ResponderExcluir
  4. Estou morando em Buriticupu, mas sempre que posso visito a minha cidade natal. Alto Alegre está cada dia mais linda. Tenho muita saudade do tempo que nós morávamos aí. Eu ainda não vi de perto como ficou a praça do centro, mas na próxima semana se tudo der certo eu estarei aí para ver toda essa maravilha de perto.

    ResponderExcluir
  5. Empresário representante das bandeiras da Cerpa e Coca Cola, José Raimundo Chaves Júnior, Júnior Bolinha, 38 anos, como era mais conhecido, foi ativo colaborador das campanhas eleitorais de Roseana Sarney, de 2006 e 2010, em São Luís e também na região de Santa Inês.
    Quando saiu da capital para Santa Inês, Júnior Bolinha estava “quebrado”, como se diz no jargão financeiro. Em São Luís ele teve loja de revenda de veículos.
    Na cidade de Robert Bringel ele deu sorte e azar ao mesmo tempo. Foi alí que iniciou uma nova carreira empresarial, trabalhando inicialmente para o prefeito Bringel na coleta de lixo.
    Começou com três “giricos”, pequenos tratores pula-pula que faziam o recolhimento do lixo. Dizem que em sociedade oculta com um parente da deputada Vianey Bringel.
    Neste mesmo período, ele obteve as bandeiras da coca e da cerpa, dando um salto extraordinário na vida empresarial.
    No ramo da coleta de lixo se consolidou depois que adquiriu em Parnaíba três caminhões compactadores de um enrolado sobrinho do ex-governador piauense, Mão Santa. Em seguida montou uma empresa de reciclagem do lixo.
    Ao lado da nova empresa construiu uma mansão com piscina. Era neste local onde dava festas para autoridades políticas e policiais, sempre levando garotas da capital para abrilhantarem as farras. Por lá passaram diversos deputados estaduais, prefeitos, coronéis, major e delegados.
    Foi lá em Santa Inês que veio o infortúnio, quando a veia da bandidagem falou mais alto. Júnior Bolinha entrou para o perigoso ramo de aluguel de tratores roubados. Em dos casos foi denunciado pelo jornalista Décio Sá.
    Depois disso perdeu a bandeira do refrigerante de maior venda do mundo e começou a se envolver com a pistolagem, sempre atuando como agenciador, além de ser meter com o ramo da agiotagem.

    ResponderExcluir
  6. Só baão ai nestas que não são inaugurações a maioria destas obras já tinham sido começados pelo Ex Prefeito Negão em 2008.

    ResponderExcluir
  7. SERIA BOM SE O PREFEITO DE SANTA INES, DESSE UMA PASSADINHA POR LÁ...

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.