25 de janeiro de 2013

Atenção novos prefeitos! Não durmam no ponto!







Novos prefeitos e  secretários de educação precisam estar atentos para não passar em branco essa oportunidade de colaborar com a educação de jovens e adultos não alfabetizados. O carnaval vem aí, a correria para organizar a festa é intensa, mas é essencial que os gestores não percam o foco da administração.

Com o objetivo de erradicar o analfabetismo no Brasil, especialmente no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), orienta os novos prefeitos e secretários de educação a aderirem ao programa Brasil Alfabetizado (PBA) com o cadastramento dos coordenadores municipais do programa.

Os municípios interessados nas ações de alfabetização no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado deverão preencher o termo de compromisso do programa junto à Seduc ou com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).

Os municípios que aderirem ao PBA irão gerar benefícios para os jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos não alfabetizados, voluntários alfabetizadores, tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que atuarão em turmas com pessoas com surdez ou com deficiência auditiva, usuárias de Libras.

O PBA é um programa do governo federal, desenvolvido em parceria com Estados e municípios, visando contribuir para a política pública de educação de jovens adultos e idosos, centrada na alfabetização como porta de entrada para escolarização e que precisa ter continuidade. O programa é regulamentado por resoluções anuais através de transferências automáticas de recurso de forma suplementar.

O PBA tem como objetivos contribuir para superar o analfabetismo, universalizar a alfabetização e garantir o ensino fundamental de jovens, adultos e idosos. O programa também é uma garantia da continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promovendo o acesso à educação como direito de todos, em qualquer momento da vida, por meio da responsabilidade solidária entre a União, os Estados, municípios e o Distrito Federal.

Para mais informações sobre a adesão ao PBA, os municípios devem procurar a Coordenação Estadual na Rua Inácio Xavier de Carvalho, 715, São Francisco, em São Luís, ou pelos telefones: 3235 6120; 3227 4447; 3218 2759; 3218 2362.

Por Notas do Daniel Aguiar
Com informações da Seduc-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.