31 de janeiro de 2013

Gestores de 14 municípios são capacitados pela Vigilância Sanitária Estadual





Profissionais da área de vigilância Sanitária participam de capacitação (Foto/Divulgação)
Gestores, coordenadores e técnicos das Vigilâncias Sanitárias de 14 municípios do Maranhão estarão participando até sexta- feira (1º), no auditório, Wellington da Silva Mendes, na Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa), do Curso de Capacitação em Vigilância Sanitária: Ações Estruturantes e Estratégicas e Oficina de Trabalho para Elaboração da Programação Anual das Ações de Vigilância Sanitária.

O Curso está sendo promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Secretaria-Adjunta de Vigilância em Saúde e da Suvisa, com o objetivo de preparar novos profissionais de saúde que irão desenvolver ações relacionadas à atuação da Vigilância Sanitária no interior do estado.

“Nosso esforço é para aprimorar o trabalho dos profissionais de saúde que desenvolvem ações de vigilância sanitária nos municípios do Maranhão. Não mediremos esforços no sentido de oferecer à população um serviço de saúde de qualidade que tenha sempre como meta a promoção e proteção da saúde individual e coletiva do cidadão”, afirmou o superintendente de Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Jessé Silva Gonçalves. 

“História e missão da Visa”; “Licenciamento sanitário”; “Sistema nacional de informação em vigilância sanitária”; “Ações de educação e mobilização no contexto da vigilância sanitária”; “Uso da comunicação em vigilância sanitária”, “Vigilância sanitária de serviços de saúde”; “Alimentos”, “Planejamento” são alguns temas tratados durante a capacitação.    

Para Miriam Pinheiro, coordenadora de Vigilância Sanitária do município de Santa Rita, o treinamento está superando as expectativas. “Estou satisfeita, o curso está superando minhas expectativas, unindo a teoria à prática, realizando estudo de casos, apresentando a legislação sanitária e os facilitadores estão tirando nossas dúvidas, contribuindo assim para nosso engrandecimento profissional”, disse.

“Ser capacitado na área de vigilância sanitária é sempre muito importante, tendo em vista que, principalmente, as legislações estão sempre sofrendo modificações. Além de aprender coisas novas e me reciclar o curso também é um instrumento para nortear minhas ações ao chegar no município”, afirmou Márcia Gomes do município de Raposa.

Segundo Luís Gonzaga, técnico da Vigilância de Pio XII, apesar do conteúdo repassado ser complexo a metodologia utilizada facilita a aprendizagem. “O conteúdo é bastante complexo, porém a metodologia utilizada pelos facilitadores nos ajuda a assimilar o assunto com maior rapidez principalmente, quando fazemos a parte prática das aulas”, explicou.

SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.