5 de junho de 2013

62 municípios prejudicados com a suspensão do programa Maranhão Profissional


O Notas do Daniel Aguiar recebeu e-mail com denúncia acerca da falta de esclarecimentos sobre suspensões do seletivo para tutor programa 'Maranhão Profissional', da contratação de aprovados e concessão de bolsas. As suspensões ocorreram por meio de liminar. O magistrado indentificou que as provas do seleitvo eram idênticas ao do ENEM 2011.

Pelo menos 116 supervisores e 776 tutores em todo estado atuaram por mais de dois meses na etapa pré-vestibular e nos cursos de qualificação do Programa Maranhão Profissional 2013, ligado à Universidade Virtual do Maranhao (UNIVIMA). 
Até o momento nenhum deles recebeu pagamento pelo serviço prestado.

Abaixo a íntegra do e-mail enviado ao blog nesta quarta-feira, 5. 


No mês de março o Maranhão oferecia um processo seletivo para tutores e supervisores com a finalidade de preencher vagas em cursos profissionalizantes e Pré-Vestibular. No entanto, no último dia 03 de junho, fomos surpreendidos com uma notícia desagradável: o curso Maranhão Profissional foi suspenso por decisão judicial, sem maiores esclarecimentos, prejudicando assim 62 municípios maranhenses, destruindo a esperança de um futuro melhor daquele vestibulando que não possui condições financeiras para custear um curso preparatório de qualidade. 

Podemos observar nos trechos abaixo o que era oferecido, retirados do próprio Edital:

 “A Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA), órgão ligado à Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC), disponibilizou mais de 15 mil vagas na última semana para cursos do Programa Maranhão Profissional, tanto para o Curso Pré-Vestibular, preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, quanto para cursos técnicos de qualificação profissional”. 
As aulas do Curso Pré-Vestibular vão de 25 de março a 09 de outubro. 

O cerne da questão é a falta de esclarecimento por parte da coordenação do programa, o não atendimento de telefones, os salários atrasados. Sim, pois desde que o programa iniciou-se em 08 de abril, os profissionais, digo tutores e supervisores trabalham como voluntários e quando se perguntava quando seria feito o pagamento a resposta era: “não temos informação".

Então senhores, a maior indignação NÃO é SOMENTE a falta de esclarecimentos, os salários atrasados e SIM as expressões no rosto de cada aluno ao receber a notícia, os inúmeros questionamentos, a decepção, o choro daquele que não pode se preparar para o ENEM. 

O que queremos é compromisso, é respeito por aquele aluno e profissional que acordou por dois meses para assistir aula, que vinha de um bairro distante, de um povoado, que se desdobrava em vários para cumprir com seus deveres e a coordenação que não atende telefone, que não se apresenta como no primeiro dia aos 62 municípios, deixando os tutores e supervisores pressionados.

3 comentários:

  1. Um total falta de respeito com nos tutores.
    Queremos pelo menos o nosso pagamento, pois existe muitos pais de família precisando deste ganha pão. Quanto não fizeram planos para estes sete meses de "vínculo"...
    Muito desorganizado e bagunçado.

    ResponderExcluir
  2. Fui tutor e me doeu quando fui informar aos alunos da suspensão do programa, estavam todos motivados a fazer o enem, vestibualar uema. Sem falar na minha programação para os 7 meses do projetos: contas, horários, e expectativas.

    ResponderExcluir
  3. Daniel sugiro uma reportagem falando desse assunto, pois até o momento não recebemos pelos dois meses que trabalhamos e ninguém fala sobre o assunto, é uma tremenda falta de respeito pois trabalhamos e tivemos gastos, já q a justiça suspendeu q paguem pelo menos os dois meses trabalhado, conto com a tua ajuda. Obrigada!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.