30 de julho de 2013

Santa Inês a caminho de ser um grande produtor de abacaxi

As primeiras sementes estão apenas germinando. Cerca de 20 mil mudas nesta primeira fase (foto). Obviamente, ainda não se pode afirmar que Santa Inês produz abacaxi em larga escala. Mas, o pontapé inicial já foi dado e é uma questão de tempo até que o município pólo do Vale do Pindaré seja autossuficiente em consumo interno e ainda produza abacaxis para exportação. Estamos falando de um projeto pioneiro.

Para colocar em prática essa ideia, a equipe da Secretaria de Agricultura de Santa Inês desenvolve um projeto no qual mantém um viveiro para produção de mudas de abacaxi. Segundo o secretário municipal de Agricultura de Santa Inês, Fabrício Morais Filho, essas primeiras mudas serão distribuídas para produtores da agricultura familiar do município. “A intenção é tornar o município de Santa Inês um grande produtor de abacaxi”, destaca o secretário.

Para o secretário Fabrício Filho, Santa Inês estará
entre os grandes produtores de abacaxi 
Fabrício explica que o viveiro fica em uma área do Bairro Ceplac e já possui 10 mil pés de abacaxis plantados. No mesmo terreno, mais 10 mil mudas foram plantadas. A perspectiva é que 160 mil mudas sejam tiradas desses 20 mil pés de abacaxis. “A variedade que estamos implantando em Santa Inês é da região de Turiaçú (cidade que produz o abacaxi mais doce do Brasil). A Universidade Estadual do Maranhão fez um estudo e concluiu que esta variedade é compatível com o solo do nosso município. Teremos uma vasta produção!”, prevê Osvaldo Luís Feitosa Costa, técnico agrícola da Secretaria de Agricultura de Santa Inês.

Segundo Fabrício Morais, os rendimentos em torno do abacaxi são bons e a expectativa de crescimento econômico no município por meio da comercialização da fruta é grande. “Atualmente, um abacaxi custa em média R$ 2,50. Como a variedade que estamos implantando é de ótima qualidade, a comercialização é certa!”, conclui o secretário de Agricultura.

Ascom/Prefeitura de Santa Inês
Editado por Notas do Daniel Aguiar
Fotos: Divulgação

Um comentário:

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.