17 de julho de 2013

Alto Alegre do Pindaré discute impactos causados pela Vale


O Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (COMEFC) mantém intensa a mesa de debates e o canal de informações por meio de audiências públicas realizadas em todos os 23 municípios cortados pela ferrovia Carajás. Nesta sexta-feira (19) será a vez de Alto Alegre do Pindaré receber a audiência.

A expectativa é que a população em geral, principal prejudicada com a passagem dos trens da Vale pelo município participe efetivamente das discussões.

A audiência pública será realizada em quadra coberta, localizada na frente do Ginásio Municipal de Alto Alegre do Pindaré, às 14h.

O prefeito anfitrião e um dos grandes entusiastas do movimento, Atemir Botelho, enfatiza o convite aos moradores: 
"Por que a VALE ocupa nosso solo, nos causa problemas e transtornos com sua ferrovia e trens e não compensa esses danos? Por que a VALE não cumpre com seu dever em ajudar os municípios impactados por ela? Venha conhecer a maior mineradora do mundo que cruza uns dos 23 municípios m
ais pobres do mundo!", critica o prefeito.

Entre as metas do COMEFC estão: 

1) Elevar o nível mínimo do IDH-M dos municípios consorciados para um patamar superior a 0,680 (O IDH médio do Maranhão em 2000 foi de 0,636);

2) Estabelecer um nível mínimo de excelência na arrecadação de tributos municipais, com a unificação de procedimentos e gestão focada em resultados;

3) Elaborar em conjunto com os gestores públicos e parceiros, o Plano Diretor de cada município e indicar fontes para a realização de ações estruturantes nos aspectos: Social, Econômico e Ambiental;

4) Atuar em conjunto com os gestores públicos, na criação dos Fundos de Desenvolvimento Municipal; com foco principal nos aspectos: Educação, Renda e Saúde; onde a Vale S.A terá o papel de empresa patrocinadora destes fundos; na concepção de Geração de Valor aos Municípios – GVM; visto que só em 2012 a Vale S.A distribuiu cerca de R$ 5 bilhões em Geração de Valor ao Acionista – GVA e, nada pagou aos municípios.

Se você não é de Alto Alegre do Pindaré e gostaria de saber mais sobre o consórcio, acesse o site oficial do COMEFC

Um comentário:

  1. Em greve de advertencia, prefeitos, Deputo Federal, lideranças e população interditam ferrovia durante duas horas. Cuide-se VALE.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.