PUBLICAÇÕES RECENTES

SES confirma dez casos de microcefalia no MA. Dois em Santa Inês

26 de novembro de 2015

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que foi recebido nesta quinta-feira (26), na base Estadual, por volta das 17h, a atualização total de 10 casos confirmados de microcefalia, nos seguintes municípios: Coroatá (1), São Francisco do Brejão (1), Buriticupu (1), São José de Ribamar (1), Barra do Corda (1), Chapadinha (1), Dom Pedro (1), São Luís (1) e Santa Inês (2).

A SES resssalta que a última atualização de casos ocorreu no dia 16/11/2015. O incremento dos três novos casos foram em São Luís (1) e Santa Inês (2).

Entenda a microcefalia
Globo.com

A microcefalia é um quadro em que bebês nascem com o cérebro menor do que o esperado (perímetro menor ou igual a 33 cm para bebês a termo) e que compromete o desenvolvimento da criança em 90% dos casos. As causas exatas do surto no Brasil ainda estão sendo investigadas. O principal suspeito é o Zika vírus, de origem africana e primo do vírus da dengue. Ele circula no país desde maio do ano passado e uma das hipóteses é que chegou aqui junto com turistas que vieram para a Copa do Mundo. Os casos de microcefalia coincidem com áreas em que o vírus circulou no ano passado.

Microcefalia por Zika vírus
Os cientistas têm feito um trabalho de detetive. Primeiro descartaram causas genéticas, porque a mudança no padrão epidemiológico se deu de uma hora para outra. Depois, foram atrás do que mudou na região e então voltaram a atenção para os casos de Zika vírus, novidade de 2014. A hipótese é que o vírus, primo da dengue e transmitido também pelo Aedes aegypti, atravessaria a barreira placentária e entraria no corpo da criança prejudicando a formação do cérebro. As tomografias feitas pelos cientistas indicaram sinais de infecção viral no cérebro em alguns casos e também foram achados sinais do Zika vírus em exames do líquido amniótico, em bebês que ainda estavam na barriga, e no líquido cefalorraquidiano, naqueles que já nasceram.

Conhecendo o Zika
O vírus Zika é transmitido especialmente por mosquitos infectados, principalmente o mosquito da dengue. A maioria das pessoas não tem sintomas, mas quando surgem são principalmente erupções na pele, olhos vermelhos e dores no corpo. Eles desaparecem em até uma semana, em geral.

Prevenção
Todo mundo pode colaborar na prevenção, principalmente lutando contra o acúmulo de água e lixo que atraem mosquitos. É hora de também colocar tela na casa e usar mosquiteiro. E abusar do repelente, seguindo as orientações do rótulo. Quem está pensando em engravidar, deve levar essa situação em conta e quem já espera o bebê deve tomar cuidado com picadas de mosquito, mesmo que já esteja em fase adiantada de gestação.

Recomendações do Ministério da Saúde específicas para grávidas:
• Atualizar as vacinas de acordo com o calendário vacinal do programa nacional de imunização do Ministério da Saúde
• Atenção sobre a natureza e a qualidade daquilo que se ingere (água, alimentos, medicamentos), consome ou se tem contato, principalmente sobre a ação desses produtos no desenvolvimento do bebê.
• Proteger-se das picadas de insetos, evitando horários e lugares com presença de mosquitos e, sempre que possível, utilizar roupas que protejam o corpo. Consultar o médico sobre o uso de repelentes e verificar atentamente no rótulo a concentração do produto e definição da frequência do uso para gestantes. Além disso, telas de proteção, mosquiteiros e ar-condicionado também são medidas de proteção.
• Se houver qualquer alteração no estado de saúde, principalmente no período até o quarto mês de gestação, comunicar aos profissionais de saúde.

Prefeitura de Santa Inês pretende instituir Educação para o Trânsito como disciplina nas escolas da rede municipal


Regras de trânsito não estão limitadas a condutores de veículos. Pedestres e passageiros também são figuras ativas nesse processo. Assim sendo, para se obter paz no trânsito é essencial que se direcione esses valores com foco na plena formação do cidadão.

Pensando nisso, a prefeitura de Santa Inês, primando pela cortesia, civilidade e respeito às normas de tráfego, pretende incluir "Educação para o Trânsito" como disciplina nas escolas públicas municipais.

O prefeito Ribamar Alves dá mais um passo importante e pioneiro com resultados a médio prazo, que abrangem Educação e Trânsito. Dois pilares importantes e de destaque na atual gestão.

Buscando agilizar o processo e inserir a nova disciplina já em 2016, a secretária de Educação, Concita Costa, e a diretora do Departamento Municipal de Trânsito de Santa Inês, Sylvia Janeth foram a São José de Ribamar, nesta quinta-feira, 26. 

Como a disciplina Educação para o Trânsito já é uma realidade no Liceu Ribamarense, as representantes do poder público municipal de Santa Inês reuniram-se com professores e a diretora da instituição, Inailde Gomes Pereira. Na ocasião, Concita Costa e Sylvia Janeth ouviram explicações teóricas e acompanharam, na prática, os desafios e o aproveitamento dos conhecimentos repassados em sala de aula.

Ainda mais determinadas do que foram à grande São Luís, elas voltaram para Santa Inês com objetivos definidos.

Primeiro passo, o projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores. Após aprovação na casa e sansão do prefeito, milhares de estudantes da rede pública de Santa Inês terão uma nova disciplina na grade curricular. E Santa Inês vislumbra um trânsito pacífico e mais educado em um futuro próximo.

Líder do PPS na Câmara Federal participa de encontro em São Luís nesta sexta, 27

O líder do PPS Rubens Bueno, do Paraná, estará em São Luís nesta sexta-feira, 27, cumprindo programação com a executiva do partido no Maranhão, ocasião em que participa de uma reunião com a direção do PPS e pré-candidatos a prefeito do partido. 

A reunião será realizada äs 08:00h, no Auditório da Federação Maranhense de Futebol (Rua do Alecrim, 415, Ed. Palácio dos Esportes, Centro, São Luís). Às 11:00h, Bueno responde à imprensa maranhense em entrevista coletiva no mesmo local.

Considerado um dos 100 mais influentes parlamentares do Congresso Nacional, deputado federal no 3º mandato, Rubens Bueno exerce, na câmara federal, atualmente, o cargo de líder da bancada PPS. 

Calendário 
Durante a programação, o presidente do PPS no Maranhão, Paulo Matos, além de apresentar os pré-candidatos para as eleições municipais 2016, vai falar do calendário de ações desenvolvido nas cidades maranhenses para fortalecer os diretórios municipais e preparar para as eleições de 2016. 

O Encontro Regional de Codó, no sábado (21) reuniu representantes de várias cidades maranhenses e deu, à direção estadual do PPS, a convicção de que o partido está preparado para ter candidatura própria nas principais cidades do Maranhão. 

O calendário prossegue com os Encontros Regionais da Baixada (cidade de Pinheiro) e do Alto Turi (Maraçumé) previstos para o próximo sábado 28. Já no dia 29, será realizado o Encontro Regional do Vale do Pindaré, no município de Santa Luzia do Tide.

Celina Mendes - Jornalista
Editado por Notas do Daniel Aguiar

SEMED realiza II Workshop em parceria com o PROCEL

“Não utilizamos meios renováveis de fornecimento de energia elétrica, por isso, economizá-la é a melhor forma de termos eletricidade com qualidade, sem falar da redução no valor da conta de energia”. Essas foram as palavras dita pela professora Francisca Rocha no ano de 2013, lembra? Ano que o PROCEL iniciou uma grande parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Inês. Pois bem. Na manhã desta quarta-feira (25), no auditório da prefeitura de Santa Inês, aconteceu o II Workshop do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL.

Esse segundo momento foi o fechamento de um trabalho que levou dois anos e estimulou muito a mudança de comportamento e a aquisição de novos hábitos de consumo. Os alunos da rede municipal de ensino apresentaram aos participantes do II Workshop como é importante economizar energia, e água também, é claro. Pois como ressaltou o coordenador do Programa Eletronorte de Eficiência Energética (PEEE), Arthur Quirino, devemos também economizar não só energia. “75% de nossa energia vem de usinas hidrelétricas, isso quer dizer que se economizarmos água, é claro que estaremos ajudando no fornecimento de mais energia.”, disse Arthur. “Claro que é preciso economizar também energia e virse e versa.”, finalizou ele.
15 escolas participaram desse projeto, desenvolvendo muitas ações e na culminância de encerramento os alunos trouxeram maquetes com a utilização da energia eólica, usaram teatro de fantoches e paródias para mostrar de forma criativa que é possível economizar eletricidade e assim termos qualidade de vida e sustentabilidade.
A secretária municipal de educação de Santa Inês Concita Costa agradeceu o empenho das escolas em disseminar o projeto junto à comunidade, em serem multiplicadores de novos hábitos. "Vivemos em um mundo contemporâneo, onde as parcerias são de extrema relevância para obtenção de resultados satisfatórios e que atinjam o maior número de pessoas.", disse a secretária. Concita disse ainda que o município vive um momento de grandes transformações ambientais, e essa parceria mostrou não só aos alunos, mas todos os envolvidos no projeto que é preciso sim adotar novos hábitos, evitando o desperdício. “É de fundamental importância para que possamos continuar usufruindo dos benefícios da natureza. A economia de energia é apenas um desses benefícios. Esse projeto não encerra aqui, ele está apenas começando, foi a primeira etapa.”, finalizou a secretária.

Saiba um pouco sobre o PROCEL:
O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL é um programa que visa ao uso racional de energia elétrica e foi instituído em 30 de dezembro de 1985pelos Ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio do Brasil, por meio da portaria 1.877 e é gerido por uma secretaria executiva ligada à Eletrobrás.

Em 18 de julho de 1991, o PROCEL foi transformado em Programa de Governo, em decreto presidencial, tendo assim sua abrangência e responsabilidade ampliadas.

Assessoria de Comunicação da SEMED de Santa Inês-MA

Bombeiro maranhense desaparecido; Secretaria de Segurança pede ajuda a outros Estados

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão tem entrado em contato com as Secretarias de Segurança de vários Estados brasileiros, a exemplo da SSP – Alagoas, para divulgação do desaparecimento do bombeiro militar Paulo Ricardo do Lago Teixeira.

O bombeiro militar tem 37 anos, negro, 1,70m de altura, possui leve deficiência no quadril que o faz puxar da perna esquerda, sofre de esquizofrenia, e sumiu da cidade de São Luís. Ele também tem cicatriz no peito esquerdo, devido à remoção de tatuagem.

A última vez que fez contato com a família foi de Belenzinho, no Estado de São Paulo. Quem tiver informações favor ligar para os números: (98) 3233­0541 ou (98) 98853­6493.

Mantida prisão de Delcídio. Roberto Rocha e João Alberto votam contra decisão do STF


Por 59 votos a 13 e uma abstenção, o Senado manteve a prisão de Delcídio do Amaral (PT-MS). O petista foi preso sob acusação do Ministério Público Federal de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. 

A votação aberta foi realizada nessa quarta-feira, 25. Os senadores maranhenses Roberto Rocha (PSB-MA) e João Alberto (PMDB-MA) votaram contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A única abstenção foi a de Edison Lobão (PMDB-MA).

Setenta e quatro senadores participaram da sessão.

Saiba quem acompanhou os senadores maranhenses e votaram contra a decisão do STF:

-Ângela Portela (PT-RR)
-Donizete Nogueira (PT-TO)
-Gleise Roffmann (PT-PR)
-Humberto Costa (PT-PE)
-Jorge Viana (PT-AC)
-José Pimentel (PT-CE)
-Lindenbergh Farias (PT-RJ)
-Paulo Rocha (PT-PA)
-Regina Souza (PT-PI)
-Telmário Mota (PDT-RR)
- Fernando Collor de Mello

A partir de 2016 táxis de Santa Inês terão taxímetro

25 de novembro de 2015

A partir de 2016 começa a ser implantado em todos os táxis regularizados e aptos para o transporte de passageiros de Santa Inês o taxímetro (aquele aparelhinho que registra o preço de uma corrida de táxi, em função do tempo ocupado e da distância percorrida).

Atualmente, os taxistas cobram taxas que variam entre 15 e 50 reais (dentro da cidade) que, normalmente, não variam de acordo com a distância e sim com o horário da corrida.

A implantação vai botar ordem na casa e está em conformidade com a Lei Nº 12.468, DE 26 DE AGOSTO DE 2011.

Art. 8º - ''Em Municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes é obrigatório o uso de taxímetro, anualmente aferido pelo órgão metrológico competente, conforme legislação em vigor. ''

Santa Inês - PRF apreende veículo com sinais de identificação adulterada


Em Santa Inês, BR 316, km 263, às 10:50h desta quarta-feira (25), agentes da PRF abordaram o veículo VW Gol de placas NHH-3316 de Bacabal/MA, conduzido por Celio Jhonatas Alves Feijão. 

Após verificação dos sinais identificadores do veículo, verificou-se que tratava - se de outro veículo, de mesma marca e modelo, de placas NHA-4461 de Santa Inês/MA. 

Não havia ocorrência de furto/roubo para ambas as placas, caracterizando - se apenas como adulteração de sinal identificador veicular, conforme artigo 311 do código penal. 

Diante dos fatos, o motorista e o veículo foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Fonte: PRF

Encontro Nacional define metas do Judiciário para 2016

As metas a serem buscadas pelos diversos segmentos da Justiça em 2016 foram definidas na tarde desta quarta-feira (25). O encontro é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça e reúne representantes de todos os tribunais de Justiça do Brasil. Pelo que ficou estabelecido, percebe-se uma abrangência maior das atividades exclusivas do 2º grau, bem como foram definidas metas específicas para os juizados especiais.

Também ficou estabelecido como um objetivo a ser perseguido em 2016 a diminuição do valor da despesa por processo baixado em relação ao ano anterior, o que deverá ocorrer até 31 de dezembro de 2016. No mesmo prazo deverá mapear 100% das competências das funções da justiça de 1º e 2º graus para subsidiar a implantação da gestão por competências.

No encontro, ficou definido como diretriz estratégica do Poder Judiciário e como compromisso de todos os tribunais brasileiros, dar continuidade aos direitos previstos em tratados, convenções e demais instrumentos internacionais sobre a proteção dos direitos humanos. A definição dessa linha de atuação reforça a adoção do artigo 7º do Pacto de São José da Costa Rica, que permitiu a instituição do projeto de audiência de custódia em todo o Brasil.

Confira, abaixo, cada uma das metas:

Meta 01 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente;

Meta 02 – Identificar e julgar, até 31 de dezembro de 2016: 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2012, no caso do 1º grau; 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2013, para o 2º grau; e 100% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2013, objetivo que vale para os juizados especiais;

Meta 03 – Aumentar o número de casos resolvidos por conciliação em relação ao ano anterior e aumentar o número de Centros Judiciário de Solução de Conflitos (Cejuscs);

Meta 04 – Identificar e julgar ate 31 de dezembro de 2016 70% das ações de improbidade administrativa e das ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública distribuídas até 31 de dezembro de 2013;

Meta 05 – Identificar o número e a situação dos processos de execução até 31 de dezembro de 2016;

Meta 06 – Julgar, até 31 de dezembro de 2016, 60% das ações coletivas distribuídas até 31 de dezembro de 2013, no 1º grau; o 2º grau deverá julgar, no mesmo prazo, 80% das ações dessa natureza distribuídas até 31 de dezembro de 2014;

Meta 07 – Gerir estrategicamente as ações de massa com identificação e monitoramento do acervo de demandas repetitivas;

Meta 08 – Implementar projeto com equipe capacitada para oferecer práticas de justiça restaurativa, implantando ou qualificando pelo menos uma unidade para esse fim, até 31 de dezembro de 2016.

CGJ-MA

PM prende em Pio XII suspeitos de assaltos em Santa Inês, Bela Vista e Igarapé do Meio

A guarnição da Polícia Militar formada pelos Sgt Fernando, Cb Ericeira, Cb Magno e Sd Macedo prenderam Clemilton Almada Costa, Walmir Abreu Fonseca e Tiago Fernando de Sousa. O trio foi preso no início da tarde desta quarta-feira (25), na cidade de Pio XII.
De acordo com a PM, no momento da prisão, os suspeitos estavam de posse de uma pistola calibre 380 com dois carregadores municiados, um revolver cal. 38 tambem municiado com 06 muniçoes intactas, um celta de cor preta, 04 portas, placa NHY-0245, uma motocicleta XRE 300 de cor preta, placa NWX-5549 com dois capacetes, uma quantia de R$ 269,00 reais e 3 celulares. 

Ainda de acordo com a polícia, Clemilton, Walmir e Tiago planejavam um assalto. Os possíveis alvos da ação criminosa seriam a agência dos correios, casa lotérica ou o posto de combustível da cidade. 

O trio foi encaminhado à delegacia de PioXI para as providências cabíveis.

A PM informa, ainda, que os referidos elementos já fizeram assaltos na cidade de Igarapé do Meio, Bela Vista e Santa Inês, todos na semana passada e estavam foragidos.

Em Bela VVista teriam assaltado o posto de combustíveis Roseno. 

Santainesenses entre os vencedores estaduais do Desafio Universitário Empreendedor do Sebrae.

24 de novembro de 2015

Quatro maranhenses irão disputar a final da premiação em Brasília. Dois são de Santa Inês. 
Os santainesenses Rodrigo Ribeiro e Marcelo Castro e outros dois maranhenses foram os vencedores da etapa estadual presencial do Desafio Universitário Empreendedor, que divide-se na plataforma virtual que simula o dia a dia de uma empresa, na etapa presencial estadual e na etapa presencial nacional, oportunizando aos participantes vivenciar tomadas de decisão importantes para a sobrevivência do negócio. O resultado do jogo foi anunciado pelo Sebrae no Maranhão na noite do último dia 15, no Rio Poty Hotel, em São Luís, após dois dias e meio de atividades com os 30 semifinalistas estaduais da competição. 
Com o resultado, os quatro finalistas maranhenses participarão, em Brasília, no período de 4 a 9 de dezembro, da etapa nacional do jogo e irão competir com os vencedores estaduais de todo o Brasil. Na edição do Desafio deste ano, foram contabilizadas quase 59 mil inscrições de universitários e 1.648 de professores – o Maranhão inscreveu 450 alunos e seis professores dos municípios de Caxias, Timon, Açailândia, Imperatriz e São Luís.

“Estávamos todos na maior expectativa, porque entramos na competição sem saber como são os critérios de pontuação. E ao longo desses dois dias e meio de atividades presenciais, o jogoestava muito equilibrado”, confessou Rodrigo Ribeiro, que cursa Engenharia Civil no Ceuma.“Vamos entrar para ganhar”, ressaltou Marcelo Castro, futuro engenheiro de produção pelo Ceuma.

Para a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Maranhão, Marise do Amparo Telles, o nível dos semifinalistas estaduais do Desafio Empreendedor Universitário 2015 foi um dos melhores das últimas edições. “Toda a turma é bastante responsável, comprometida, com conhecimento técnico e prático, pois muitos participantes já são empreendedores. Foi uma turma muito equilibrada para trabalhar e que, certamente, terá muito futuro. Quanto aos nossos ganhadores, estamos com uma expectativa muito positiva, porque os quatro tiveram um desempenho muito bom”

Na fase estadual, os competidores vivenciaram atividades vinculadas aos princípios do empreendedorismo, gestão, mercado e inovação. Garantiram pontos a participação em jogos on-line, participação no Papo de Negócios – evento virtual de conversa com especialistas em empreendedorismo e a realização de disciplinas de empreendedorismo nas universidades.

Na etapa nacional do jogo os quatro universitários maranhenses participarão de atividades para desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe, capacidade analítica e tomada de decisão, em uma competição bastante dinâmica. Além de prêmios e troféu, a equipe vencedora do Desafio Universitário Empreendedor – etapa nacional ganhará uma viagem de 10 dias para conhecer um centro de empreendedorismo de referência mundial.

Sobre o Desafio
Integrado ao Programa de Ensino Superior do Sebrae, o Desafio Universitário Empreendedor substituiu, em 2013, o Desafio Sebrae, jogo simulador de negócios que, durante 13 anos, teve a participação de mais de um milhão de estudantes. O Maranhão foi campeão nacional em 2006, com a equipe Homo Sapiens, formada por estudantes da área médica da Ufma.

Em todo o processo da competição, seja nas atividades virtuais ou presenciais, nos jogos da plataforma e cursos do Sebrae, os universitários estão envolvidos em atividades que desenvolvem habilidades em empreendedorismo, gestão, inovação. Podem participar da competição idealizada pelo Sebrae estudantes de qualquer curso de graduação de universidades credenciadas pelo Ministério da Educação.

Fonte/Sebrae

Ribamar Alves cobra celeridade em obras do Hospital Macrorregional de Santa Inês

Em visita às obras do hospital regional de Santa Inês (às margens da BR-316), o prefeito Ribamar Alves demonstrou preocupação com relação à conclusão das obras até o prazo estipulado pela Secretaria Estadual de Saúde para que o hospital seja inaugurado. O Governo do Estado anunciou através de sua assessoria de imprensa que a inauguração está prevista para o dia 28 de dezembro.

Acompanhado da primeira-dama Luana Alves, o prefeito de Santa Inês esteve na última segunda-feira (23/11) visitando as instalações do hospital, onde verificou que a equipe de operários da executora das obras corre contra o tempo para concluir os trabalhos.
Observando os detalhes da construção, Ribamar Alves prevê que dificilmente as obras estarão concluídas na data prometida pelo governador Flávio Dino para ser entregue à população. O prefeito ficou de se reunir com o secretário de Saúde, Marcos Pacheco, ainda esta semana, para lhe explicar como está o andamento das obras e cobrar celeridade na inauguração do hospital.

Agora denominado hospital regional de Santa Inês, o hospital possui 100 leitos de internação em enfermarias, 12 leitos de UTI, quatro salas de cirurgia, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando 24 horas, e central de imagem com exames de ultrassom, raio-x, endoscopia e mamografia, além de laboratório de análises clínicas.

O projeto dispõe, ainda, de lavanderia, cozinha, reservatórios de água, tratamento de esgoto, subestação e poços artesianos próprios.

A assinatura da Ordem de Serviço para a construção do então Hospital Macrorregional de SantaInês ocorreu no dia 20 de março de 2013, quando a então governadora Roseana Sarney (PMDB) e o então secretário de Estado de Saúde Ricardo Murad afirmaram que a obra estaria pronta até março do ano passado 2014.

LOA 2016 - Audiência pública vai discutir Lei Orçamentária Anual de Santa Inês nesta quarta (25)

Nesta quarta-feira(25), será realizada uma Audiência Pública, para discutir a Lei Orçamentária Anual - LOA 2016, do município de Santa Inês.

A audiência será as 16 horas, no auditório da Câmara Municipal.

O que é Lei Orçamentária Anual (LOA)?

É na Lei Orçamentária Anual (LOA) que o governo define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas naquele ano. A LOA disciplina todas as ações do Governo Federal. Nenhuma despesa pública pode ser executada fora do Orçamento, mas nem tudo é feito pelo Governo Federal. As ações dos governos estaduais e municipais devem estar registradas nas leis orçamentárias dos Estados e Municípios. No Congresso, deputados e senadores discutem, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), a proposta enviada pelo Executivo, fazem as modificações que julgam necessárias por meio das emendas e votam o projeto. Depois de aprovado, o projeto é sancionado pelo Presidente da República e se transforma em Lei.

Espetáculo cultural - Santa Inês comemora Dia da Consciência Negra




Feriado Municipal, o Dia da Consciência Negra foi comemorado no último dia 20, com a realização da II Mostra Científico-Cultural de Santa Inês. Realizado no Espaço Viva Lobato, o evento reuniu trabalhos desenvolvidos e confeccionados por gestores, supervisores, professores e estudantes da rede pública municipal de Santa inês.

Além da exposição de material confeccionado dentro da sala de aula, apresentações artísticas e culturais atraíram a atenção de centenas de pessoas que participaram da II Mostra Científico-Cultural 

A primeira-dama de Santa Inês, Luana Alves, prestigiou a aula coletiva, representando o prefeito Ribamar Alves​. 

A comunidade estudantil participou ativamente da Mostra, juntamente com todas as equipes de educadores, supervisores e diretores de escolas.

Para a secretária de Educação Concita Costa, o evento revela a preocupação do governo municipal em desenvolver ações pedagógicas eficazes e a busca pelo envolvimento de toda a comunidade no processo educacional.
O Dia da Consciência Negra é feriado municipal em Santa Inês, instituído por meio da Lei Nº 056 aprovada na Câmara de Vereadores em 2013 e sancionada pelo prefeito Ribamar Alves.




 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags