20 de julho de 2011

Policiais civis que agrediram operário da Caema são afastados


O delegado Alberto Castelo Branco e os dois policiais civis que agrediram o trabalhador da Caema José Raimundo Ribeiro Pires, na última sexta-feira (17), foram afastados do trabalho e ficarão à disposição da Corregedoria da Polícia Civil. A ordem foi dada pela Delegacia Geral, a pedido da Ouvidoria.
De acordo com o delegado-geral, Nordman Ribeiro, os policiais estão sendo colocados "apenas à disposição da Corregedoria, enquanto a investigação ocorre". "Não há um afastamento, mas apenas eles estão sendo colocados à disposição", disse Nordman ao Imirante.com.
Já para o ouvidor da Polícia Civil, José de Ribamar Araújo e Silva, o afastamento dos dois durante a investigação não tinha como não ser pedida. "Esse não é um procedimento de praxe. Normalmente, esse afastamento das funções ocorrem apenas quando a investigação preliminar termina. Mas nesse caso, as imagens registradas, documentadas, deram um reforço à denúncia e o flagrante é forte", justifica.
O delegado Alberto Castelo Branco estava susbtituindo o titular na Delegacia de Costumes. Outro delegado ficará respondendo pela delegacia.
Segundo com testemunhas e o trabalhador José Raimundo Pires, a rua 38, na Ponta d''Areia estava interditada desde o início da manhã da sexta, para a realização dos serviços na rede de esgoto do local. Por volta das 10h, o carro de polícia, com os dois agentes e o delegado Alberto Castelo Branco, quis passar pelo local. "Eu disse a eles que a rua estava interditada, sinalizada e que naquela hora estávamos fazendo o serviço e não tinha como tirar os equipamentos", contou José Raimundo. Imediatamente, o delegado já desceu do carro e começou a agredir o trabalhador. "Ele começou a chutar, a puxar a camisa dele, que ficou toda rasgada. Os outros trabalhadores tentaram evitar, falando que ele era trabalhador, mas os policiais continuaram", disse uma das testemunhas, que não quis se identificar.
Depois de alguns momentos, os policiais chegaram a soltar José Raimundo, que pegou o celular para falar com alguém. Quando isso aconteceu, os policiais desceram novamente do carro e prenderam o servidor da Caema à força. Nas imagens, é possível ver um dos agentes mostrando a arma, e o delegado Alberto Castelo Branco chutando o celular de José Raimundo, quando ele tenta entregar o telefone para um colega e o aparelho cai no chão.
Fonte: imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.