21 de julho de 2011

Roseana reunirá lideranças municipais para exibir relatório de seminários


A governadora Roseana Sarney (PMDB) vai reunir prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias de todo o Maranhão para apresentar o relatório final do programa “Seminário Regional de Lideranças” e mostrar as demandas que serão incluídas como propostas do Plano Plurianual 2012/2015 do Governo do Estado. A reunião se dará logo após a última edição do seminário, que será realizada em São Luís, em meados de agosto. Amanhã, o evento acontece em São Bento, reunindo os prefeitos da regional da Baixada.

De acordo com o secretário de Articulação Política, Hildo Rocha, foi a própria governadora quem decidiu realizar um grande evento para apresentar o resultado dos seminários. “A governadora está muito entusiasmada com o projeto e faz questão de mostrar aos prefeitos que aquilo discutido no interior servirá de base para o projeto de desenvolvimento do governo”, frisou Rocha. O secretário explicou que o evento será no próximo mês para que dê tempo de as propostas serem incluídas no PPA, que precisa ser mandado à Assembleia Legislativa até setembro.

É o Plano Plurianual que demarca os projetos de investimento e de desenvolvimento previstos nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Leis Orçamentárias Anuais (LOAS) dos quatro anos de governo. Geralmente, a peça inclui o segundo ano do atual governo e o primeiro do próximo governo. O orçamento executado este ano pela governadora Roseana Sarney, por exemplo, faz parte do PPA apresentado por Jackson à Assembleia em 2007.

A inclusão das demandas das prefeituras encontradas nos seminários regionais está sendo orientada pelo secretário estadual de Planejamento e Gestão, Fábio Gondim.

“Como a maior parte das demandas prevê investimentos, elas precisam constar no PPA para serem incluídas na lei orçamentária de 2012, a ser votada na Assembleia até o final do ano”, explica Gondim.

Já foram realizados sete etapas do Seminário de Lideranças – em Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, Presidente Dutra, Pedreiras e Timon. No total, incluindo a de amanhã, em São Bento, serão 12 eventos desse tipo, envolvendo todas as regiões do estado.
Por Marco Aurélio D'Eça

Comentário do blog do Joni Rocha: Os prefeitos de Caxias, Humberto Coutinho, e de Matões, Suely Pereira (ambos do PDT), foram os únicos ausentes no seminário de lideranças, semana passada, em Timon. Os dois gestores não foram e nem mandaram representantes. É estranha a atitude porque nestes eventos o governo discute as demandas municipais. Se eles não aparecem, não têm como cobrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.